quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Diretor da Williams é categórico sobre potencial de Bottas: "Será campeão"

Pat Symonds diz que consegue identificar diversas características que vão levar o companheiro de Felipe Massa à conquista do título mundial: "Não tenho dúvidas"


Por
Londres

 
Valtteri Bottas é um dos nomes mais festejados nos bastidores da atual Fórmula 1. O companheiro de Felipe Massa na Williams surpreendeu ao terminar a última temporada em quarto lugar no Mundial de Pilotos, à frente de nomes como Sebastian Vettel e Fernando Alonso. Para o diretor técnico da escuderia britânica, Pat Symonds, não há dúvidas: o finlandês de 25 anos será campeão no futuro.

- Eu estou realmente impressionado com Bottas. Ele é muito brilhante e muito rápido. Não comete muitos erros e, quando falha, aprende muito com eles. Bottas tem uma grande personalidade e é um membro ideal para a equipe. Estou absolutamente convencido que ele tem potencial para ser um campeão mundial. Já trabalhei com alguns campeões mundiais no início de suas carreiras e não tenho dúvidas de que Valtteri será um campeão - disse Symonds, em entrevista à revista inglesa "Autosport". 

Valtteri Bottas e Felipe Massa no pódio do GP de Abu Dhabi, que encerrou a temporada 2014 (Foto: Getty Images)
Valtteri Bottas e Felipe Massa no pódio do GP 
de Abu Dhabi, que encerrou a temporada 2014 
(Foto: Getty Images)


Entre os grandes pilotos que já trabalharam com o engenheiro de 61 anos está Ayrton Senna. O primeiro contato entre os dois aconteceu em 1984, quando o piloto brasileiro era apenas um novato na Fórmula 1, competindo pela discreta Toleman. Symonds era mecânico-chefe da equipe e já declarou ter ficado espantado com o imenso talento do futuro tricampeão mundial, que deu um show ao colocar o pouco competitivo carro da Toleman no segundo lugar do GP de Mônaco daquele ano.

Sobre Bottas, Symonds diz que o finlandês não se destaca apenas na velocidade. Segundo o engenheiro, outras qualidades fazem do finlandês um campeão em potencial. 

Valtteri Bottas recebe os cumprimentos do companheiro Felipe Massa pelo segundo lugar no GP da Alemanha (Foto: Getty Images)Bottas recebe os cumprimentos de Massa pelo segundo lugar no GP da Alemanha (Getty Images)


- Com certeza, não é apenas um fator. Não se trata apenas de ser rápido. Há muitos pilotos que são rápidos, mas nunca vão vencer um campeonato do mundo. É também a inteligência, a dedicação, o pensamento sobre as coisas, o trabalho duro, a atenção aos detalhes. É esse tipo de coisa que vai levá-lo ao título. Eu só desejo realmente que seja em um carro da Williams. Isso seria maravilhoso - elogiou Symonds.

Bottas começou na F-1 como piloto de testes da Williams, em 2012, e foi promovido a titular no ano seguinte. Com seis pódios, o finlandês terminou o campeonato de 2014 com 186 pontos e em quarto lugar, enquanto o companheiro Massa teve três pódios e contabilizou 134 pontos, finalizando a temporada na sétima posição (veja a classificação completa). A dupla continuará a defender a Williams na temporada 2015, que começa no dia 15 de março, com o GP da Austrália.


FONTE:
http://glo.bo/1BLMi54

Nenhum comentário: