terça-feira, 30 de setembro de 2014

Selfie liberada! Ginastas furam barreiras da China nas redes sociais

Brasileiras usam programa de desbloqueio e ajuda da família para manter perfis atualizados durante o Mundial: "As pessoas veem mais de perto nosso trabalho"


Por Direto de Nanning, China


Entre um treino e outro, as câmeras entram em ação, prontas para captar mais uma selfie. As fotos e as redes sociais são uma febre entre as ginastas, especialmente na equipe brasileira. Elas adoram mostrar as cidades que visitam mundo afora. Só que no Mundial de ginástica artística de Nanning, as garotas estão sofrendo para manter seus perfis atualizados por causa dos bloqueios na internet da China. Com jeitinho, as brasileiras conseguem furar as barreiras chinesas.

- Eu desbloqueei meu celular, tem o programa, mas não deixo ligado o tempo todo. Com redes sociais, as pessoas veem mais de perto nosso trabalho, nosso dia a dia - explica Daniele Hypolito.

Mosaico Ginastas em Nanning (Foto: Globoesporte.com)


saiba mais


- Aqui não dá para postar tanto, a gente procura postar sempre para mostrar o local que estamos - completa a estreante Isabelle Cruz.
O regime político da China não permite uma abertura completa do país ao mundo, por isso impõe limites às interações online. O caminho para furar o bloqueio é utilizando uma VPN (Virtual Private Network), uma espécie de canal que permite que o usuário acesse a internet em um país como se estivesse em outro. Algumas VPNs são grátis, as mais eficientes, porém, são pagas. As meninas então recorrem aos parentes, seja para bancar o gasto ou para postar as fotos.

Ginastas americanas posam ao lado de mascote gigante (Foto: Reprodução/Instagram)Ginastas americanas posam ao lado de mascote gigante em Nanning (Foto: Reprodução/Instagram)


- Eu adoro tirar fotos. Já liguei para minha mãe pedindo para ela pagar (o desbloqueio) - disse a estreante Julie Kim Sinmon, de 16 anos.
- A família é quem ama ir colocando as coisas para as pessoas irem acompanhando. Acho que o maior veículo de divulgação somos nós mesmos.

A mania das redes sociais também se estende ao time masculino e a ginastas de outros países. Concentrados na disputa do Mundial, os atletas divulgam principalmente imagens de seus treinamentos em Nanning. No entanto, as americanas, favoritas ao título por equipes, posaram também ao lado do mascote Ningning. Em todo caso, câmeras não faltarão entre 3 e 12 de outubro, quando os ginastas entrarão em ação no ginásio Guangxi. O SporTV transmite a competição.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/ginastica-artistica/noticia/2014/09/selfie-liberada-ginastas-furam-barreiras-da-china-nas-redes-sociais.html

Nenhum comentário: