terça-feira, 30 de setembro de 2014

Radical! Fernanda Colombo, auxiliar de arbitragem, encara rapel no "Zona"

á cinco anos encarando cobranças e polêmicas do futebol, ela admite que é preciso lidar com o machismo e conta com ajuda de psicóloga na CBF


Por Águas Mornas, Santa Catarina




Jovem, bonita e loira. Modelo? Não. Fernanda Colombo, de 23 anos, é auxiliar de arbitragem no futebol brasileiro, e a convite do “Zona de Impacto” topou um novo desafio. Acostumada com as emoções dentro de campo, ela dessa vez encarou um rapel em Águas Mornas, Santa Catarina, na Cachoeira da Ressureição, no Rio Forquilhas. Auxiliar há cinco anos, ela acredita que as duas atividades se assemelham, já que ambos são “radicais” (assista ao vídeo).

- (Meu trabalho) é bastante radical, enfrentando torcedores emocionados com sua equipe, realmente é muito radical. (...) No futebol, se deu tudo certo, a gente sai muito feliz. Se acontece algum problema, a gente fica triste. Na CBF temos uma psicóloga para ajudar a lidar com todas as emoções que envolvem o futebol. E aqui foi uma aula prática de psicologia, onde a gente tem que manter muita concentração e o foco naquilo que estamos fazendo. Foi uma atividade muito prazerosa de fazer, tudo de bom.

Fernanda Colombo Zona de Impacto (Foto: Reprodução / SporTV.com)
Fernanda Colombo encarou descida de 
rapel com o Zona de Impacto (Foto: 
Reprodução / SporTV.com)


Antes de encarar a descida de rapel, Fernanda ainda disse que, dentro de campo, os jogadores a respeitam, já que também estão ali trabalhando. Mas depois, deixa no ar que eles não perdem tempo.

- Os jogadores são profissionais também, eles estão ali para trabalhar, não incomoda tanto. O extracampo é outra história.

No Brasileirão deste ano, Fernando chegou se viu envolvida numa grande polêmica quando atuou no clássico entre Cruzeiro e Atlético-MG, no primeiro turno. Ela sinalizou um impedimento inexistente da Raposa, e sofreu com as críticas dos dirigentes celestes.

Fernanda Colombo Zona de Impacto (Foto: Reprodução / SporTV.com)
Fernanda Colombo é auxiliar de 
arbitragem hácinco anos 
(Foto: Reprodução / SporTV.com)


- Futebol é difícil de trabalhar, a arbitragem não é algo fácil. Independentemente de ser homem ou mulher, ser novo ou velho, as dificuldades são as mesmas. (Comecei) um pouco por acaso. Sempre gostei muito de futebol, e acabei tendo a oportunidade de fazer o curso e me apaixonei pela função, tanto é que me dedico já há cinco anos.

Após o clássico mineiro, o dirigente cruzeirense Alexandre Mattos fez comentários machistas sobre a assistente. No Zona de Impacto, Fernanda admitiu que escuta bastante xingamentos machistas.

- A gente escuta no começo, durante e após o jogo, mas a gente tem que manter o foco no jogo. Ouvimos, mas temos que ignorar um pouquinho. Ouço desde elogios a xingamentos. Isso faz parte do futebol. Eles não pegam leve, inclusive fazem xingamentos com conotações mais machistas. Infelizmente tive que me acostumar com isso.

Fernanda Colombo Zona de Impacto (Foto: Reprodução / SporTV.com)
Descida de rapel aconteceu na 
Cachoeira da Ressurreição, em 
Águas Mornas-SC 
(Reprodução/SporTV.com)


FONTE:

Nenhum comentário: