domingo, 14 de setembro de 2014

Enderson valoriza psicológico do time, mas se irrita com pergunta em coletiva

Questionado sobre possível interferência da diretoria na escalação da equipe titular, técnico fica nervoso, levanta o tom na resposta e pede respeito


Por Santos

O técnico Enderson Moreira ficou satisfeito com a vitória do Santos por 2 a 1 diante do Coritiba, na noite deste sábado, principalmente pelo impacto psicológico que ela causa no elenco. Para que os três pontos conquistados na Vila Belmiro sejam ainda mais importantes para o Peixe no Campeonato Brasileiro, o treinador destaca a importância de uma sequência positiva a partir de agora.

- O que a equipe precisa nesse campeonato é de uma sequência de vitórias. É importante (para o psicológico) uma vitória fora, pontuar fora. Se tivéssemos conseguido empatar contra o Sport, teríamos nos aproximado da ponta. O importante é pontuar, ficar o maior tempo possível sem derrota. Se conseguirmos essa sequência, tenho certeza de que vamos crescer muito, nos encher de moral e buscar com todas as forças a melhor colocação – disse.


saiba mais

A entrevista coletiva, porém, teve um momento de tensão, apesar de Enderson estar animado com o resulado. Questionado sobre uma possível interferência da diretoria na escalação da equipe, o treinador se irritou, alterou o tom em que falava, pediu respeito e rechaçou qualquer participação de terceiros na formação que ele utiliza.  
 
- Eu fico constrangido com este tipo de pergunta. Acho que você (repórter) tem de respeitar o profissional que está aqui. Eu nunca tive que dividir minha responsabilidade. O que eu faço, eu faço. Eu não sou um cara autoritário e não acho que só a minha opinião prevalece, mas dentro da minha comissão eu que defino, pego as informações e as decisões são minhas. A partir do momento que entra e se posiciona em campo, eu que tomei a decisão. Fico chateado com essa pergunta, porque dependo do meu trabalho para ter uma boa condição de vida. Esse é meu ganha pão – falou o técnico.  
 
O Santos volta a campo nesta quinta-feira, contra o Grêmio, às 20h30, na Arena, pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com 29 pontos ganhos, equipe está na nona colocação na tabela de classificação – pelo menos até o fim dos jogos deste domingo.


Veja os outros tópicos da entrevista de Enderson.


ATUAÇÃO DO TIME E ALTERAÇÕES
- É sempre muito difícil entrar em um jogo, principalmente em um jogo que estava extremamente difícil. A expectativa era de que o Coritiba viesse pra cima, aí colocamos jogadores de velocidade para puxar o contra-ataque. Fizemos um primeiro tempo bom, demos poucas chances ao adversário. Até os 20 minutos do segundo tempo, tivemos umas duas ou três possibilidades, mas não fomos felizes. 

  
IMPORTÂNCIA DE DAMIÃO E ROBINHO
- Damião foi competitivo, se dedicou muito. Iniciamos o jogo com um time bem leve, com jogadores decisivos nas pontas (Gabriel e Robinho). Em alguns momentos, o Damião teve que voltar para buscar o jogo. Está lutando contra uma fase pela qual está passando. É um jogador que está se esforçando. O Robinho eleva muito o nível da equipe, dá maturidade, conhecimento para definir a jogada no momento certo. Prova disso é o gol. É um jogador que passa confiança para os demais atletas. Todo mundo tem nele uma referência.  

 
OSCILAÇÃO NA SEGUNDA ETAPA
- Falei no vestiário, no intervalo: 2 a 0 é interessante, mas muito traiçoeiro. Às vezes, mudamos o ritmo e podemos ter alguns problemas. É um placar que pode iludir um pouco a equipe. E depois, para retomar o jogo, é sempre muito complicado. Até os 20 minutos do segundo tempo conseguimos controlar bem o jogo, depois o Coritiba melhorou. É evidente que tivemos alguma dificuldade. Temos de saber controlar o jogo quando não estamos com o controle total das ações ofensivas.  


DECLARAÇÕES DO PRESIDENTE ODÍLIO
- É difícil falar sobre isso. Sabemos que as pessoas que lidam com o futebol têm momentos de extrema pressão, de dificuldade. Particularmente, nos sentimos muito à vontade aqui na Vila. Quando eu jogava contra o Santos, sempre vinha aqui com muito receio, sempre tive consciência da força do Santos no seu estádio. Por ser um estádio antigo, é evidente que algumas coisas não são da maneira que muitos nós gostaríamos de ter. E muitas vezes há uma limitação para fazer um tipo de construção, uma reforma. É um estádio aconchegante, sei da força do Santos aqui dentro.  


PARTIDA CONTRA O GRÊMIO
- A partir de agora que começo a voltar todas as minhas atenções para esse jogo. O Grêmio tem muita força dentro da Arena, tem bons atletas, tem boas expectativas. O Felipão, por ser uma referência, conseguiu mobilizar muito a torcida a favor da equipe. A partir de agora que pensamos nesse jogo. É importante que tenhamos inteligência para vencer.


ALISON SUSPENSO
- Lamentamos muito. Foi a primeira participação dele no meu time. Tem uma força, uma energia, um comprometimento tático muito bom.
* Bruno Giufrida colaborou sob supervisão de Leandro Canônico.


FONTE:

Nenhum comentário: