segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Decisiva para fim da aposentadoria de Larissa, mãe diz: "A praia dela é jogar"

Ao lado de Talita, capixaba faturou o título na etapa de Vitória, que marcou a sua volta ao esporte no país. Larissa quer se despedir com ouro em 2016


Por Direto de Vitória, ES


  No dia 9 de dezembro de 2012, Maria de Fátima sentiu um aperto no coração ao ver a filha se despedir do vôlei de praia com uma medalha de bronze no Open do Rio de Janeiro. Não conseguia se conformar, pois acreditava que Larissa ainda poderia escrever muitos outros capítulos de sua história vitoriosa no esporte. Incansável, pedia e rezava para que ela voltasse atrás na escolha. Os apelos surtiram efeito. Balançada depois de tanto ouvir a ex-costureira, Larissa desistiu da aposentadoria pela busca do tão sonhado ouro olímpico. E a trajetória no país foi retomada logo com um título na primeira etapa do Circuito Brasileiro, para alegria da mãe, que deixou Belém do Pará para acompanhar a filha em Vitória. Ao lado de amigos e dos irmãos, Gustavo e Lucia, Maria de Fátima não escondia o sorriso de alívio após os momentos de apreensão em uma final dramática e definida no detalhe.


Família da Larissa na arena da Praia de Camburi vôlei de praia (Foto: Carol Fontes)
Mãe de Larissa, Maria de Fátima foi a 
maior incentivadora do retorno da 
filha ao esporte (Foto: Carol Fontes)

- É maravilhoso vê-la de volta, fico emocionada por poder estar perto dela nesse momento. Estava ansiosa, esperando. Rezei muito e pedi para que ela voltasse. Toda a família queria. Esse título foi muito importante para ela, ainda mais sendo aqui, na terra dela. A praia dela é jogar. A Larissa precisava descansar, ficava na dela, mas eu sabia ela queria voltar. Foi bom. Ela aproveitou para curtir a vida. Comeu muito chocolate, engordou e viveu a vida.


Família da Larissa na arena da Praia de Camburi vôlei de praia (Foto: Carol Fontes)
Primeira da esq. para dir., Fátima 
posa na arenacom irmãos, Osvaldo 
e Lucia (Foto: Carol Fontes)


Desde os tempos em que a filha era ainda uma criança, Maria de Fátima já sabia qual seria o seu futuro.

- Sempre soube que ela faria algo relacionado ao esporte. Ela sempre gostou de bola, jogava futebol, futsal, handebol, vôlei de praia e quadra. Eu até gostaria de ter sido jogadora de vôlei, mas na minha época era tudo muito diferente, outros tempos - disse Fátima, que trabalhou como costureira até se aposentar, mas hoje faz apenas roupas para a família.
Larissa herdou da mãe o espírito guerreiro, o temperamento forte, o jeito de se vestir e a simplicidade, mesmo depois de tantas láureas.

- Somos muito parecidas, no jeito, na roupa e até nas dores. Às vezes, ela reclama que está com dor no braço e na perna, quando também estou sentindo. E assim como eu, ela quando quer uma coisa, corre atrás, porque se a gente quer, a gente consegue. Eu nasci no dia 12 de abril e ela dois dias depois, temos o mesmo signo, áries, e o temperamento parecido. A Larissa tem muita garra e é uma pessoa muito disciplinada e humilde. Não é exibida. Ela sempre me diz: "Mãe, é subindo degrau por degrau que a gente busca a vitória".


Larissa e Talita,  circuito brasileiro de volei de praia em vitoria, (Foto: Paulo Frank / CBV)
Na estreia no Brasil, Larissa e Talita 
conquistam etapa de Vitória 
(Foto: Paulo Frank/CBV)

Feliz pela presença da mãe nas arquibancadas da Praia de Camburi, a capixaba lamentou apenas o sufoco para desbancar na final as bicampeãs brasileiras, Ágatha e Bárbara.

- Passei muitos anos só pensando no próximo jogo e estou me permitindo saborear melhor a vida. Agora, vou comemorar com a família e os amigos. Minha mãe sofreu e rezou na arquibancada. Eu queria que fosse sem tanta emoção para preservá-la, mas no fim deu tudo certo. Eu dedico essa vitória a ela, que dizia que meu ciclo no vôlei de praia não tinha terminado. Pedia para eu voltar, e eu fico super feliz de dar essa alegria a ela e a todos que torceram por mim - disse Larissa, medalhista de bronze nos Jogos de Londres, em 2012.
Passei muitos anos só pensando no próximo jogo e estou me permitindo saborear melhor a vida. Agora, vou aproveitar que estou com amigos e familiares para comemorar. Minha mãe sofreu e rezou na arquibancada. Queria que fosse sem tanta emoção para preservá-la, mas no fim deu tudo certo. Dedico essa vitória a ela"
Larissa


Despedida com chave de ouro
Ao lado da nova parceira Talita, que foi sua rival em dois ciclos olímpicos, a capixaba de Cachoeiro de Itapemirim espera se despedir das areias com o tão sonhado ouro olímpico.

- O Brasil tem hoje cinco duplas fortes brigando por quatro vagas no Circuito Mundial, por aí você já percebe o quanto temos bons times. Tenho certeza que quem representar o Brasil vai ser sempre favorito, porque o país sempre conquista medalhas no vôlei de praia e vamos jogar em casa. Quero muito estar lá, voltei pra isso, e vou dar o meu máximo para conquistar a vaga e a medalha no Brasil, jogando com a Talita. Seria muito especial ganhar com todo mundo ali junto na torcida, meus amigos, família e todos que sempre me apoiaram. Este seria um encerramento de carreira com chave de ouro.
Após o título em Vitória, Larissa volta às quadras na segunda etapa do Circuito Brasileiro, em Niterói (RJ), entre os dias 19 e 21 de setembro.



saiba mais

   
FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/circuito-brasileiro-de-volei-de-praia/noticia/2014/09/decisiva-para-fim-da-aposentadoria-de-larissa-mae-diz-praia-dela-e-jogar.html

Nenhum comentário: