quinta-feira, 24 de julho de 2014

Um novo Dunga, a mesma missão: comandar a renovação na Seleção

Como em 2006, treinador terá de fazer experiências para solucionar carências da equipe brasileira. Em sua primeira passagem, 88 jogadores foram testados


Por Rio de Janeiro

A trágica eliminação na Copa do Mundo deixou marcas, e a palavra de ordem na seleção brasileira é renovação. Sob a batuta de Gilmar Rinaldi, novo coordenador, Dunga foi o escolhido por José Maria Marin e Marco Polo Del Nero para comandar o processo. Um desafio grande, mas não inédito para o treinador.

Anunciado oficialmente na última terça-feira, Dunga garante estar mais bem preparado do que em sua primeira passagem pela Seleção. Como em 2006 com Jorginho, trouxe um ex-companheiro no tetracampeonato mundial para auxiliá-lo: Taffarel, seu olheiro na Copa de 2010, será o preparador de goleiros – Mauro Silva, outro integrante do grupo nos Estados Unidos, em 1994, será auxiliar nos primeiros jogos.

Em sua apresentação, Dunga reconheceu que precisa melhorar em alguns pontos, entre eles o seu relacionamento com a imprensa. Desarmado, o sisudo treinador teve até mesmo momentos de bom humor na conversa com os jornalistas.

Dunga na coletiva apresentado técnico Seleção (Foto: Reuters)
Sorriso de orelha a orelha: Dunga busca 
nova postura em seu retorno à seleção 
brasileira (Foto: Reuters)

O treinador parece mudado, mas a missão é a mesma: renovar a seleção brasileira. Quando Dunga assumiu a comando pela primeira vez, logo depois da Copa do Mundo da Alemanha, a necessidade de renovação talvez fosse ainda maior. Se hoje a preocupação gira em torno de conceitos táticos e o atraso do futebol brasileiro, em 2006 o Brasil precisava de novos jogadores.

Aquele Mundial selou o fim de uma das gerações mais vitoriosas do futebol brasileiro. Nomes como Cafu, Roberto Carlos, Dida e Ronaldo deram adeus à Seleção na derrota para a França – o Fenômeno ainda viria a fazer um jogo de despedida, em 2011. Em agosto daquele ano, Dunga deu o pontapé inicial na renovação. Dos 22 convocados para o amistoso contra a Noruega, apenas oito haviam disputado a Copa de 2006: Juan, Lúcio, Luisão, Cicinho, Gilberto, Gilberto Silva, Robinho e Fred. Somente os dois primeiros foram titulares na Alemanha, com Carlos Alberto Parreira.

Surpresas e nova base  
A lista para o amistoso contra os noruegueses teve muitas novidades. Cinco jogadores foram convocados pela primeira vez: o lateral Marcelo (Fluminense), o volante Jônatas (Flamengo) e os meias Daniel Carvalho (Inter), Morais (Vasco) e Wagner (Cruzeiro). Curiosamente, nenhum deles foi à África do Sul com o treinador.

O processo de renovação foi longo, e muitos nomes ficaram pelo caminho até a Copa de 2010. Mesmo assim, a primeira lista de Dunga se mostrou importante, uma vez que nove dos 22 jogadores chamados para o amistoso contra a Noruega estiveram com o treinador na África do Sul. Casos de Gomes, Juan, Lúcio, Luisão, Maicon, Gilberto, Gilberto Silva, Elano, Julio Baptista e Robinho.

Mosaico jogadores da Seleção na primeira passagem do Dunga (Foto: Editoria de Arte)

Ao longo de quatro anos foram muitos testes. No total, 85 jogadores (confira na lista abaixo) foram convocados por Dunga entre 2006 e 2010. Em busca de soluções, o técnico testou atletas pouco conhecidos. Como não lembrar de Afonso Alves, atacante do Heerenveen, da Holanda? Como ele, Fernando (ex-Bordeaux), Gladstone e Bobô chagaram à Seleção como ilustres desconhecidos. Nenhum deixou saudades.
  
É possível e provável que novos testes sejam feitos. No ataque, por exemplo, o Brasil está carente de bons centroavantes. Uma das missões de Dunga será encontrar um camisa 9 para atuar ao lado de Neymar. O treinador, no entanto, já deixou claro que pretende aproveitar jogadores que estiveram com Felipão em 2014. Ao contrário de 2006, a tendência é que a renovação seja feita de forma mais natural. 
    
– Teve muita coisa boa nessa Copa, mas outras que teremos que modificar. Vimos o quanto é importante talento, mas também o quanto é importante o planejamento... O importante é colocar no momento certo alguns jogadores novos com certa experiência. No caminho você precisa ter o resultado para fazer o trabalho com calma. Você não coloca o jogador apenas porque ele é novo, mas pela competência e pelo rendimento. Quando assumimos em 2006, queríamos resgatar o carinho e o amor pela Seleção. Colocamos muitos jovens. Mas quem precisa se afirmar são os próprios jogadores. Você não pode excluir pela idade, mas pelo rendimento em campo. 
  
Da Copa de 2006, o principal legado foi a dupla de zaga. Titulares na Alemanha, Juan e Lúcio repetiram a dose na África do Sul. Fato que pode se repetir na nova era Dunga. Thiago Silva (29) e David Luiz (27) ainda têm boa idade para disputar o próximo Mundial, na Rússia. O principal desafio, no entanto, será recuperar a confiança da dupla, muito criticada na reta final da Copa por conta de falhas e do destempero emocional apresentado em momentos críticos do torneio. Qualidade os dois têm.  
  
A primeira convocação de Dunga nesta nova fase será no dia 25 de agosto, quando ele chamará atletas para os amistosos contra Colômbia e Equador, nos dias 5 e 9 de setembro, respectivamente, nos Estados Unidos. 

Convocados por Dunga entre 2006 e 2010

Goleiros: Júlio César, Victor, Hélton, Doni, Gomes, Diego Alves, Fábio, Renan, Cássio e Victor.

Zagueiros: Juan, Lúcio, Luisão, Alex, Alex Silva, Léo, André Dias, Naldo, Thiago Silva, Miranda, Edu Dracena, Henrique, Breno, Gladstone e Cris.

Laterais: Daniel Alves, Gilberto, Cicinho, Maicon, Rafinha, Mancini, Ilsinho, Léo Moura, Kléber, Marcelo, Adriano, Juan,Carlinhos, André Santos, Filipe Luís, Michel Bastos e Fabio Aurélio.

Volantes: Felipe Melo, Gilberto Silva, Ramires, Josué, Mineiro, Richarlyson, Edmílson, Lucas Leiva, Fernando Menegazzo, Denílson, Fabio Simplício, Sandro, Elano, Tinga, Anderson, Hernanes, Jonâtas e Kléberson.

Meias: Elano, Kaká, Ronaldinho Gaúcho, Carlos Eduardo, Julio Baptista e Zé Roberto.

Atacantes: Robinho, Vágner Love, Afonso Alves, Luís Fabiano, Rafael Sóbis, Pato, Adriano, Fred, Jô, Ricardo Oliveira, Diego Tardelli, Nilmar, Bobô, Grafite e Hulk.


FONTE:;

Nenhum comentário: