domingo, 20 de julho de 2014

Taiana/F.Berti vence segunda etapa juntas e celebra título com dança

Brasileiras derrotam alemães Holtwick e Semmler com um difícil 2 a 1, no tie-break, na etapa de Haia, na Holanda, do Circuito Mundial de Vôlei de Praia


Por Haia, Holanda


Foi apenas a segunda etapa que Taiana e Fernanda Berti jogaram juntas. Mas elas mostraram que a nova dupla começou com o pé direito. E com título. Afinal, neste domingo, as brasileiras fizeram a decisão em Haia, na Holanda, contra a afinada dupla alemã Katrin Holtwick e Ilka Semmler. As atletas do Brasil venceram o primeiro set por 21 a 16 e, em seguida, levaram a mesma pontuação das adversárias, mas, no tie-break, passaram por cima e fizeram 15 a 12, conquistando seu primeiro caneco juntas em uma difícil batalha contra uma dupla que está junta desde 2006 em um jogo de 55 minutos. A comemoração foi efusiva e teve até dancinha dentro de quadra.

- Estou muito feliz, é só a segunda etapa junto com ela e é muito importante para o time. Eu estou tão feliz, porque é um novo desafio. Eu estava com a Talita e agora estou com a Fernanda (Berti) como parceiro - comentou Taiana com o sorriso estampado no rosto.

Em segundo torneio juntas, Taiana e Fernanda Berti vencem (Foto: Reprodução)
Em segundo torneio juntas, Taiana e 
Fernanda Berti vencem 
(Foto: Reprodução)

- Ano passado ficava assistindo as finais da Taiana pela TV e desejava muito estar aqui. Não acredito que isso está acontecendo. Estou muito feliz - comemorou Fernanda Berti.

A primeira vez que elas jogaram juntas foi em Gstaad, na Suíça. Na ocasião, curiosamente, quem ficou com o título foi a dupla formada pelas alemãs Holtwick e Semmler. As brasileiras se juntaram quando a atual campeã mundial encerrou a parceria com Talita.

O jogo

Taiana e Fernanda Berti começaram muito bem na partida e, aproveitando algumas falhas das rivais, abriram uma vantagem de quatro pontos com 9 a 5 no placar. As alemães então começaram a correr atrás na partida e conseguiram até o empate em 13 a 13. Depois disso, contudo, prevaleceu a técnica brasileira. Taiana fez um lindo ace, matando as rivais pelo meio, e abrindo 18 a 14. A jogadora ampliou ainda mais com uma bela defesa, e a dupla brasileira fechou o primeiro set em 21 a 16.


Taiana e Fernanda Berti enfrentaram as alemãs em jogo duro (Foto: Reprodução)
Taiana e Fernanda Berti enfrentaram 
as alemãs em jogo duro (Foto: 
Reprodução)
 
No segundo set, a dupla da Alemanha entrou na partida e conseguiu ficar em vantagem sobre as brasileiras aproveitando principalmente a altura de Semmler. As brasileiras até retomaram o ritmo e reduziram um pouco a diferença. Taiana e Fernanda Berti evitaram um set point das rivais, mas só adiaram a perda do set, que ficou 21 a 16, repetindo o placar que havia sido feito pelas brasileiras e levando o jogo para o tie-break.

Na etapa de desempate, as brasileiras começaram com muita tranquilidade, administrando o ritmo e abrindo 7 a 4. Mas, aos poucos, as alemãs conseguiram mudar a figura da partida. A virada das rivais veio no 8 a 7, estampando os sorrisos nos rostos de Semmler e Holtwick. A resposta veio em um ponto forte de Fernanda Berti, que tomou a dianteira. Depois, ela usou a fita para ampliar, levantando a torcida brasileira em Haia. A atleta ainda conseguiu outro ponto de contra-ataque em seguida. Holtwick, de 1,76m, pontuou em uma diagonal matadora. Na sequência, foi Taiana quem matou a partida e garantiu o título com uma espetacular largadinha. As duas fizeram festa e até dançaram dentro de quadra ao vencerem a dupla alemã, que está junta desde 2006.

Na disputa de terceiro lugar, brasileiras vencem e são bronze
Juliana e Maria Elisa entraram em quadra antes das conterrâneas para a disputa do terceiro lugar contra as tchecas Krystina Kolocova e Marketa Slukova. E, pela quarta vez na temporada, subiram juntas ao pódio em nove competições internacionais. Elas tiveram bastante tranquilidade para vencer as rivais por 2 a 0, parciais de 21/13 e 21/14 em apenas 35 minutos. A vitória foi uma revanche contra as adversárias, que tinham vencido as brasileiras em duas ocasiões em encontros prévios. 

- Estou feliz com o torneio. Juliana jogou muito bem, e o vento estava bom, então foi perfeito para o meu serviço de salto. Foi estratégico conseguir colocar a bola na posição certa. E foi o que fiz. Jogamos muito bem na defesa, e o segundo set foi mais difícil. As tchecas tentaram coisas diferentes e tivemos que reagir. Quando estava 18 a 14, enfim, relaxamos. E aí retomamos o foco e só tivemos que prestar atenção ao que fazer para sair com a vitória - concluiu Maria Elisa ao site oficial da competição.

Maria Elisa salta para marcar na disputa de terceiro lugar (Foto: Reprodução)
Maria Elisa salta para marcar na disputa 
de terceiro lugar (Foto: Reprodução)
 
Confrontos com duplas brasileiras nas oitavas:

Larissa/Talita 1 x 2 Taiana/Fernanda Berti (15-21, 21-15, 19-21)
Maria Clara/Carol 2 x 0 Brzostek/Kolosinska (Polônia) (21-16, 21-19)
Ágatha/Bárbara Seixas 2 x 1 Liliana/Baquerizo (Espanha) (19-21, 21-18, 20-18)
Juliana/Maria Elisa 2 x 0 Fendrick/Sweat (EUA) (21-11, 21-17)


Confrontos com duplas brasileiras nas quartas:
Taiana/Fernanda Berti 2 x 0 Zumkehr/Heidrich (Suíça) - 2-0 (21/16 e 21/7)
Kolocova/Slukova (República Tcheca) 2 x 0 Maria Clara/Carol (21/16 e 21/14)
Juliana/Maria Elisa 2 x 1 Ágatha/Bárbara Seixas (14/21, 21/16, 16/14)

Confrontos com duplas brasileiras nas semifinais:
Kolocova/Slukova (República Tcheca) 0 x 2 Taiana/Fernanda Berti (21/14, 21/11)
Holtwick/Semmler (Alemanha) 2 x 1 Juliana/Maria Elisa (14/21, 21/16, 16/14)

Final

Holtwick/Semmler (Alemanha) 1 x 2 Taiana/Fernanda Berti (16/21, 21/16, 12/15)

Decisão de terceiro lugar

Kolocova/Slukova (República Tcheca) 0 x 2 Juliana/Maria Elisa (13/21, 14/21)


FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/circuito-mundial-de-volei-de-praia/noticia/2014/07/taiana-e-fernanda-berti-vencem-na-2-etapa-juntas-e-celebram-com-danca.html#edicaocampeonato-circuito-mundial-de-volei-de-praia-2014

Nenhum comentário: