domingo, 20 de julho de 2014

Emanuel/Pedro S. vira sobre antigos parceiros e leva 1ª medalha da dupla

Equipe do veterano de 41 anos vence Alison/Bruno Schmidt na etapa de Haia do Circuito Mundial de Vôlei de Praia no tie-break em disputa de bronze


Por Haia, Holanda


Derrotados nas semifinais deste sábado no Grand Slam de Haia, na Holanda,  Alison/Bruno Schmidt e Emanuel/Pedro Solberg entraram em quadra neste domingo em uma disputa de terceiro lugar brasileira. Antigos parceiros, eles fizeram uma partida que teve um primeiro set muito tranquilo para a primeira dupla, equilíbrio no segundo e a experiência de Emanuel, de 41 anos, falando mais alto no tie-break. O veterano venceu ao lado de Pedro Solberg por 2 a 1, de virada, parciais de 12/21, 21/16 e 15/11 no tie-break. Com isso, a dupla subiu ao pódio pela primeira vez, levando a medalha de bronze.

- Esse jogo se tornou mais psicológico e nos mantivemos calmos e, assim, conseguimos. Meu parceiro foi demais - comentou Emanuel.

Emanuel e Pedro levam medalha pela primeira vez (Foto: Reprodução)
Emanuel e Pedro levam medalha pela 
primeira vez (Foto: Reprodução)

Na disputa do bronze em Berlim, Alison e Bruno Schmidt tinham levado a melhor sobre Emanuel e Pedro. Esta foi a quinta medalha de duplas brasileiras entre os homens no Circuito Mundial. Alison/Bruno conquistaram três delas (prata no Open de Fuzhou, bronze no Grand Slam de Berlim e prata no Grand Slam de Gstaad), enquanto Ricardo e Álvaro Filho ficaram com a outra (prata no Grand Slam de Stavanger), e Emanuel/Pedro Solberg levou sua primeira neste domingo.

 A final do torneio, que aconteceu logo em seguida, foi vencida por Fijalek/Prudel (Polônia). Eles fizeram 2 a 0, parciais de 21/19 e 21/12 sobre Rosenthal/Dalhausser (EUA) (confira os melhores momentos ao lado). Haia é o sexto Grand Slam da temporada 2014 do Circuito Mundial, que também teve a disputa de quatro Opens (Praga contou apenas com o torneio feminino) até o momento. Além de um prêmio de mais de R$ 127 mil, a dupla campeã na Holanda somou 800 pontos na briga pelo troféu geral, contra 500 pontos por um título de etapa do Open.

O jogo

Logo no primeiro set, Alison e Bruno Schmidt tiveram extrema facilidade contra os conterrâneos. Demonstrando amplo domínio, eles precisaram de apenas 17 minutos para levar a etapa com o placar maiúsculo de 21 a 12 sobre Emanuel e Pedro Solberg, que falhou no set point.

A disputa mudou de tal maneira no segundo set que passou a ser ponto a ponto. Alison/Bruno Schmidt abriram uma vantagem de dois pontos com um belo bloqueio no tempo certo em 9 a 7.


Emanuel/Pedro Solberg manteve a tranquilidade e, aos poucos, conseguiu a virada. Um ponto de Alison chamou a atenção. A bola veio no fundo da quadra e, no último toque, ele deu um tapa para trás. Ela acabou caindo dentro da quadra em um ponto improvável. Mas,  no bloqueio de Pedro Solberg, a dupla acabou levando o jogo para o tie-break com 21 a 16 no placar.


Emanuel/Pedro vence ex-parceiros em Haia (Foto: Reprodução )
Emanuel/Pedro vence ex-parceiros em 
Haia (Foto: Reprodução )

O tie-break veio para provar que, realmente, o primeiro set foi incomum. A etapa de desempate foi tão equilibrada quanto a segunda. Emanuel mostrou toda sua técnica ao fazer uma defesa de uma pancada com o peitoral. A bola voltou perfeita para o levantamento de Pedro Solberg, e o companheiro finalizou com maestria para abrir 7 a 5. Foi aí que falou mais alto a experiência de Emanuel, de 41 anos. Ele conseguiu armar quatro contra-ataques e, com a ajuda de Solberg, fechar a partida em 15 a 11, levando o bronze.

Confrontos com duplas brasileiras nas oitavas:

Alison/Bruno 2 x 1 Gibb/Patterson (EUA) (15/21, 26/24, 15/11)
Emanuel/Pedro 2 x 1 Chevallier/Strasser (Suíça) (21/9, 16/21, 15/13)


Confrontos com duplas brasileiras nas quartas:
Alison/Bruno 2 x 0 Erdmann/Matysik (Alemanha) (22/20 e 21/19)
Emanuel/Pedro 2 x 1 Samoilovs/Smedins (Letônia) (23/21, 12/21, 15/13)


Confrontos com duplas brasileiras nas semifinais:
Emanuel/Pedro 1 x 2 Fijalek/Prudel (Polônia) (23/21, 12/21, 15/13)
Alison/Bruno 0 x 2 Rosenthal/Dalhausser (EUA) (24/22, 23/21)

Final

Rosenthal/Dalhausser (EUA) 0 x 2 Fijalek/Prudel (Polônia) (21/19, 21/12)

Disputa de terceiro lugar

Emanuel/Pedro 2 x 1 Alison/Bruno (12/21, 21/16, 15/11)


FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/circuito-mundial-de-volei-de-praia/noticia/2014/07/emanuelpedro-s-vira-sobre-antigos-parceiros-e-leva-1-medalha-da-dupla.html

Nenhum comentário: