segunda-feira, 28 de julho de 2014

Luiz Adriano nega jogar pela Ucrânia e confirma volta de "fujões" do Shakhtar

Após publicação em site ucraniano, atacante do Shakhtar esclarece que há pelo menos seis meses não dá entrevistas e que planeja jogar pela seleção brasileira


Por Rio de Janeiro


saiba mais

Pelo menos por enquanto, Luiz Adriano não deve defender as cores da seleção ucraniana. Em nota publicada nesta segunda-feira, o atacante teria dito ao site ucraniano "football.ua" que estaria com intenção de se naturalizar para poder jogar pelo país do leste europeu. Ainda nesta segunda-feira, em entrevista por e-mail ao GloboEsporte.com, o brasileiro esclareceu a situação e negou que tivesse falado publicamente com qualquer veículo sobre o assunto.

- Não dou entrevistas há seis meses. A minha prioridade e maior sonho é voltar a defender a seleção brasileira.

Além disso, o jogador confirmou o retorno dos seis colegas - entre eles, cinco brasileiros - que "fugiram" do clube por conta da situação tensa vivida na região leste do país. Até a semana passada, apenas Fred e Ismaily haviam retomado às atividades no Shakhtar. Segundo Luiz Adriano, Dentinho, Douglas Costa, Alex Teixeira e o argentino Facundo Ferreyra retornaram nesta segunda-feira ao clube, está temporariamente sediado na capital Kiev.

- Os jogadores que estavam fora voltaram hoje. Então, não tem mais esse problema. Já estão todos aqui.

Liga Europa Shakhtar Luiz Adriano (Foto: AFP)
Luiz Adriano joga pelo Shakhtar Donetsk, 
da Ucrânia (Foto: AFP)

Aos 27 anos, o atacante crê que pode vestir a camisa do Brasil novamente. Luiz Adriano teve passagens pela seleção sub-20, inclusive sagrando-se campeão sul-americano em 2007. Foram oito partidas e dois gols marcados com a amarelinha.
Entre outras questões, Luiz Adriano também comentou sobre a atual situação da Ucrânia, que vive uma crise política interna e sofre com a ação de grupos separatistas justamente na região Donetsk, cidade que sedia o Shakhtar, clube do camisa 9.


Confira na íntegra a entrevista com Luiz Adriano:

Globoesporte.com: 
Você não deu a entrevista para o site "football.ua"? Jamais teve a intenção de defender a seleção ucraniana?
Luiz Adriano:
 Não dou entrevistas há seis meses. A minha prioridade e maior sonho é voltar a defender a seleção brasileira (fez parte da seleção sub-20). Tenho um carinho muito grande pela Ucrânia, estou aqui há sete anos e meio e me sinto muito bem no país. Mas meu plano é a seleção brasileira.

Luiz Adriano Brasil e Colômbia Sub-17 2007 (Foto: Agência AP )Luiz Adriano já vestiu a camisa da seleção brasileira sub-20 (Foto: Agência AP )

Mas chegou a receber algum convite ou sondagem? Pretende obter o passaporte, de qualquer forma?
Já recebi sondagens, mas nada concreto. Por enquanto o meu foco é outro, a seleção brasileira.

Você tem 27 anos. Acredita que ainda pode ter uma chance na seleção brasileira?
Eu acredito que sim. Estou trabalhando para isso. Estou sempre entre os artilheiros do Campeonato Ucraniano, sempre me destacando. O campeonato está muito forte, conta com vários jogadores de muita qualidade. Assim como o Fernandinho e o Jadson foram convocados quando atuavam aqui, espero ser lembrado também. O Dunga e sua comissão técnica vão dar oportunidades para jogadores que não vinham sendo convocados, a seleção vai passar por uma renovação e eu acredito estar entre os candidatos. Meu sonho é voltar a defender a seleção brasileira.

Como está a situação de Donetsk? A tensão é vivida no dia a dia? Tem sido complicado sair de casa? Qual a orientação que vocês recebem do clube?
Estamos vivendo em Kiev agora e aqui está super tranqüilo, sem problemas. Quando estava em Donetsk também não vi muita coisa. Não passei aperto e nem por situações perigosas. Hoje não posso dizer como está lá. Só vejo as coisas pela televisão.

Você não faz parte do grupo de brasileiros que se recusaram a voltar para o Ucrânia. Isso jamais passou pela sua cabeça?
Não passou pela minha cabeça não voltar para a Ucrânia; Eu sabia que estava indo para uma cidade tranqüila, onde fizemos o primeiro jogo oficial da temporada. Depois íamos para outra cidade longe dos conflitos, tranqüila, em paz, que é Kiev. Então, não passou pela minha cabeça.

Tem conversado com os companheiros que não voltaram? Quais as razões que eles alegam? O clube tem tentado contato com ele através dos outros jogadores?
Os jogadores que estavam fora voltaram hoje. Então, não tem mais esse problema. Já estão todos aqui.

O clube, a princípio, se mudará para Kiev e jogará as partidas em Lviv. Como isso já afetou a vida de vocês? Já têm mudança pronta? E a família, como está lidando?
Toda mudança é complicada. Deixamos a nossa casa e a cidade em que estávamos acostumados a viver para vir para um lugar novo. Mas aqui em Kiev é tudo super bonito, tranquilo e em pouco tempo vamos nos acostumar. É perto de Lviv também. Pegamos um voo de 40 minutos para chegar até lá.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/noticia/2014/07/luiz-adriano-nega-jogar-pela-ucrania-e-diz-que-sonha-voltar-defender-brasil.html

Nenhum comentário: