quinta-feira, 26 de junho de 2014

Wilmots ignora jogo bonito, exalta Bélgica eficiente e "corneta" Brasil

Técnico destaca 100% de aproveitamento da seleção belga na primeira fase e cita equipe de Felipão em argumento: "Não acho que tenha sido excepcional"


Por São Paulo

O técnico Marc Wilmots adotou o estilo “durão” mais uma vez após a vitória da Bélgica por 1 a 0 sobre a Coreia do Sul, na tarde desta quinta-feira, na Arena Corinthians. Incomodado com a pergunta de um jornalista sobre o estilo de jogo de sua equipe, menos técnico do que o esperado, o comandante deixou claro: não importa como foram as três partidas da primeira fase, mas sim que os belgas mantiveram 100% de aproveitamento e chegaram às oitavas de final com o melhor desempenho da história na etapa inicial da Copa do Mundo.

– O que quer dizer jogar bonito? Eu assisti a Brasil e Croácia, e não achei que a seleção brasileira tenha sido excepcional. Todos os jogos são baseados em tática, aptidão física... As coisas mudam. O que importa para mim é vencer, independentemente do estilo de jogo. Estamos aqui para jogar contra as melhores seleções do mundo, e paga-se caro pelos erros. Temos 23 excelentes jogadores e podemos surpreender outras equipes. Cumprimos nossa missão com nove pontos, e isso nunca aconteceu antes. Estamos prontos para chegar às quartas de final – argumentou Wilmots.

Marc Wilmots Belgica x Coreia (Foto: Reuters)
Marc Wilmots aprova desempenho da Bélgica, 
que fechou a primeira fase com três vitórias 
(Foto: Reuters)

Com classificação assegurada desde a última rodada, a Bélgica poupou sete titulares nesta tarde, e superou a desvantagem numérica para bater a Coreia do Sul e chegar à fase eliminatória da Copa com três vitórias em três jogos. Steven Defour foi expulso no fim do primeiro tempo, e a equipe europeia se aproveitou dos contra-ataques para vencer com um gol do capitão Jan Vertonghen, após finalização de Origi.
Após triunfos sobre Argélia, Rússia e Coreia do Sul, a Bélgica volta a campo na próxima terça-feira, às 17h (horário de Brasília), em Salvador, contra os Estados Unidos. A última vez que os belgas disputaram a Copa do Mundo foi em 2002, quando foram eliminados justamente nas oitavas de final, para a seleção brasileira. 



Veja a entrevista coletiva de Wilmots na íntegra:

Expulsão de Defour
Eu não vi direito o que aconteceu. Uma pena para o Steven. Estávamos indo muito bem, a ideia era utilizar novos jogadores, uma nova formação. Estávamos nos acostumando ao jogo, mas recebemos um cartão vermelho e dois minutos depois fomos para o vestiário. Decidimos atuar com duas linhas de quatro, voltando mais para a defesa, fechando o meio-campo, deixando as laterais livres. É uma questão de paciência, sem ter pressa. Tínhamos a velocidade e sabíamos que os coreanos tinham de atacar e achar mais espaço.

Opções no elenco
Todos jogaram, com exceção de um ou outro jogador. O que é importante é chegar à fase do mata-mata. Eu não queria que todos fizessem as malas para voltar para casa. É um Mundial num país quente, e nos planejamos para isso. Poupei quem eu achei que deveria poupar. Estão todos no mesmo nível, preparados e equipados. O objetivo é ganhar todos os jogos, e hoje fizemos isso com 10 jogadores. Veremos nas oitavas.

Paciência ao longo da partida
Nossa equipe é jovem. No segundo tempo tínhamos de estar menos avançados, e tive que acalmar o time. É uma questão de experiência.  

Utilização de Divock Origi
Vou repetir mais uma vez. Só lembram do nome dele quando o escalo. Agora, de repente, todo mundo acha que ele tem de jogar. Eu não sou cego. Ele tem 19 anos, o seu corpo não está plenamente pronto. Eu o chamarei quando for a hora. Hoje a ideia era permitir que ele descansasse.  Eu sabia que poderíamos vencer, e vencemos.

Posição de Dries Mertens
Acho que ele jogou bem pelo lado esquerdo. Ele joga tanto na esquerda quanto na direita. Eu não vejo nenhum problema de mudar isso. Para ele não importa também.

Clima de Salvador
Será uns três graus mais quente que São Paulo. Eu tinha um amistoso contra os Estados Unidos, acabamos não jogando, mas dessa vez não será tão amistoso. É um novo torneio. Eles também passaram por um grupo difícil. Quem está nas oitavas de final mereceu chegar aqui. Ainda que sejamos favoritos, estamos acostumados com isso. Não foi fácil conquistar nove pontos. Escrevemos a história.

Seleção da Coreia do Sul
É uma equipe muito jovem. Vocês devem confiar neles. Tem uma boa base e devem continuar. O técnico está fazendo um excelente trabalho. Vi alguns jogos, ele está muito bem.

Escalação contra os EUA
Vou aguardar. Vamos treinar com jogadores que não tiveram oportunidade de jogar hoje. Vamos continuar a nos preparar, seguindo o método. Também quero surpreender o adversário. O espirito de grupo, de equipe, é muito importante, fico feliz por ver isso. Temos trabalhado muito nesses dois anos e meio.


FONTE:

Nenhum comentário: