quinta-feira, 26 de junho de 2014

Lugano fala em "indignação" e "impotência" após punição a Suárez

Atacante está suspenso por nove jogos por mordida em Chiellini e não joga mais a Copa do Mundo de 2014. Outros jogadores também se manifestaram


Por Natal, RN

Lugano se manifesta sobre a punição de Suárez (Foto: Reprodução/Facebook)Lugano se manifesta sobre a punição de Suárez (Foto: Reprodução/Facebook)

Diego Lugano se manifestou longamente em sua conta oficial no Facebook a respeito da punição sofrida por Suárez pela Fifa, de suspensão por nove jogos, além de ser banido por quatro meses de qualquer atividade ligada ao futebol. Para o capitão da Celeste, o sentimento é de "indignação" e "impotência". Em jogo contra a Itália, o atacante mordeu Chiellini.

- Indignação, impotência. Acho que isso é o que todos nós sentimos. Todos nós gostaríamos de um mundo mais justo, mas, simplesmente, esse mundo não existe. Os que mandam, mandam, e os fortes, são os fortes... nós não julgam com a mesma lei. Abraço a Luis, quem, como sempre, se levantará, e também a sua família, que é quem mais sofre nestes casos. Continuem sentindo orgulho dele. Ele merece. Nada irá nos deter. Seguiremos adiante com humildade, união, compromisso, reconhecendo os erros e com a cabeça sempre erguida - escreveu o jogador.

Em seu Instagram, o meia Lodeiro, novo reforço do Corinthians, postou uma foto de arquivo ao lado de Suárez e enviou sua mensagem de apoio ao jogador. Porém, não fez nenhuma crítica mais forte, como Lugano. Mas disse que a lei deveria ser para todos ou nenhum.

- Amigo, você é um craque na essência na palavra, mas muito mais como ser humano. Pessoas más intencionadas existem em todos os lugares. Vamos, Uruguai, mais do que nunca #leiparatodosounenhum- postou.
Lodeiro posta mensagem de apoio a Suárez (Foto: Reprodução)
Lodeiro posta mensagem de apoio a Suárez 
(Foto: Reprodução)

Pelo Twitter, o zagueiro José María Giménez, do Atlético de Madrid, também se manifestou sobre o caso, afirmando que a equipe está "mais unida do que nunca". A mesma expressão foi compartilhada pelo perfil da federação uruguaia, na mesma rede social.

Lugano ainda se recupera de uma lesão e deve ser mais um desfalque da equipe uruguaia nas oitavas de final da Copa do Mundo. No sábado, enfrenta a Colômbia, às 17h (de Brasília), no Maracanã. Para a vaga de Suárez, o técnico Oscar Tabárez já testou Diego Forlán no treinamento da manhã desta quinta-feira.


saiba mais
O caso e a punição
A mordida em Chiellini no confronto com a Itália acarretou uma suspensão por nove jogos, além de ser banido por quatro meses de qualquer atividade ligada ao futebol. É o maior gancho da história da Copa do Mundo. O "recorde" anterior era do italiano Mauro Tassotti, suspenso por oito partidas por ter quebrado o nariz de Luis Henrique, da Espanha, em 1994.

O atacante terá de cumprir os nove jogos de suspensão em jogos da seleção uruguaia, o que deve tirá-lo até de jogos da Copa América de 2015. De acordo com a chefe de comunicação da Fifa, Delia Fischer, após os quatro meses Suárez poderá disputar amistosos com a seleção e atuar normalmente pelo Liverpool, seu clube na Inglaterra. As transferências, entretanto, não são afetadas por esse banimento por quatro meses.

Fora da Copa do Mundo, o jogador uruguaio pode recorrer e, em circunstâncias especiais, o julgamento pode ocorrer até sábado. Porém, de acordo com o artigo 124 do Código Disciplinar da Fifa, o efeito suspensivo do recurso só é aplicável ao pagamento da multa de 100 mil francos suíços (cerca de R$ 250.000). A punição já vale para a partida das oitavas de final, entre Uruguai e Colômbia, sábado, no Maracanã. O Comitê Disciplinar enquadrou o jogador nos artigos 48 (conduta antidesportiva) e 57 (comportamento ofensivo e fair play) do código.  O afastamento de qualquer atividade relacionada ao futebol por quatro meses é regulada pelo artigo 22 do Código Disciplinar. 



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/selecoes/uruguai/noticia/2014/06/lugano-fala-em-indignacao-apos-punicao-de-suarez.html

Nenhum comentário: