domingo, 29 de junho de 2014

Ricardo/Álvaro leva prata, e campeões ganham espada em etapa norueguesa



Circuito Mundial de Vôlei de Praia

Brasileiros vencem seis jogos, mas perdem para americanos Dalhausser e Rosenthal na decisão. É o primeiro pódio da dupla no Mundial nesse ano


Por Stavanger, Noruega


Dalhausser e Rosenthal campeões do grand slam da noruega de volei de praia (Foto: FIVB)
Campeões da etapa da Noruega, Dalhausser
e Rosenthal ganharam espadas (Foto: FIVB)

Ricardo e Álvaro Filho subiram ao pódio pela primeira vez no Circuito Mundial 2014. Vice-campeões mundiais, os brasileiros perderam a invencibilidade ao caíram diante dos americanos Dalhausser e Rosenthal por 2 sets a 0 (21/16, 21/16) na final do Grand Slam de Stavanger, na Noruega, na manhã deste domingo. Na disputa pela medalha de bronze, os suíços Gabathuler e Gerson venceram os cazaques Sidorenko e Dyachenko por 2 sets a 1 (28/30, 21/19, 15/9) e completaram o pódio. Os campeões da etapa ganharam espadas, símbolo da cultura nórdica.
Nos arredores da cidade de Stavanger, em uma colina às margens do fiorde de Hafrs, está um monumento com três espadas de 10 metros de altura enterradas sobre uma rocha. Criada pelo escultor Fritz de Bryne e revelada pelo rei Olavo V da Noruega, em 1983, a obra relembra a histórica Batalha de Hafrsfjord, no ano de 872, quando o rei Haroldo Cabelo Belo reuniu todo o país sob uma coroa. A maior espada representa o vitorioso Haroldo e as duas espadas menores os reis derrotados. O monumento também representa a paz, uma vez que as espadas estão em uma pedra, de onde nunca poderão ser removidas.

Álvaro Filho se estica para evitar ponto adversário durante o Grand Slam - etapa de vôlei de praia na Noruega (Foto: Divulgação/FIVB)
Álvaro Filho se estica para evitar ponto 
adversário na Noruega (Foto: 
Divulgação/FIVB)

O resultado deu 720 pontos no ranking mundial para Ricardo e Álvaro e assegurou uma premiação de aproximadamente R$ 90 mil, enquanto os campeões faturaram 800 pontos e cerca de R$ 127 mil. A campanha dos brasileiros no Grand Slam de Stavanger, o quarto da temporada, teve seis vitórias e apenas uma derrota, com cinco sets perdidos e 12 vencidos.

O jogo

A partida começou com os brasileiros bem na defesa, mas errando alguns ataques. Em um bloqueio em cima de Ricardo, os americanos abriram cinco pontos de vantagem: 11 a 6. Dalhausser comandou os ataques e não deixou que os brasileiros diminuíssem a diferença, fechando o primeiro set em 21 a 16 após um erro de Álvaro Filho no ataque.

Superiores nas disputas na rede, os americanos largaram na frente no segundo set. Com um bom volume de jogo, abrir 7 a 3 no placar. Ricardo mudou a tática, passou a atacar na saída de rede e o panorama mudou. Em um dado momento, a vantagem de Dalhausser/Rosenthal caiu para apenas um ponto. A dupla dos Estados Unidos, porém, sacava melhor e manteve sempre a vantagem no placar. Após 39 minutos de partida, a equipe fez 21 a 16 e selou a vitória e o título em Stavanger.

ricardo e alvaro prata grand slam da noruega volei de praia (Foto: FIVB)
Ao lado de Ricardo, Álvaro posa com chapéu 
de cangaceiro, valorizando suas raízes 
nordestinas (Foto: FIVB)

Está e a terceira medalha do vôlei de praia masculino do Brasil nesta temporada. No ano de estreia da parceria no Circuito Mundial, Alison e Bruno Schmidt conquistaram a prata no Open de Fuzhou, na China, e bronze no Grand Slam de Berlim, na Alemanha. A próxima etapa será o Grand Slam de Gstaad, na Suíça, de 8 a 13 de julho.

Americans no topo do pódio

Campeãs da etapa do Circuito Mundial em Stavanger, na Noruega, as americanas Walsh e Ross posam com as espadas - vôlei de praia (Foto: Reprodução/Twitter)
Campeãsa Noruega, as americanas Walsh e 
Rossaposam com as espadas (Foto: 
Reprodução/Twitter)

Entre as mulheres, as americanas Walsh e Ross conquistaram o título em Stavanger. Elas venceram as espanholas Liliana e Baquerizo por 2 sets a 0, parciais de 21/12 e 21/15. A medalha de bronze ficou com as eslovacas Dubovcova e Nestarcova, que bateram as holandesas Meppelink e Van Iersel por 2 sets a 1. As melhores brasileiras da etapa foram Ágatha e Bárbara Seixas, que caíram nas quartas de final . Líderes do Circuito Mundial de 2014, Juliana e Maria Elisa foram eliminadas nas oitavas pelas americanas Day e Summer


FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/circuito-mundial-de-volei-de-praia/noticia/2014/06/ricardo-e-alvaro-filho-levam-prata-em-etapa-norueguesa-do-mundial.html

Nenhum comentário: