segunda-feira, 28 de abril de 2014

Vitória anima, e Grêmio quer manter atitude e esquema em decisão de 4ª

Após três derrotas seguidas, triunfo sobre Atlético-MG molda postura e sistema de jogo ideais para duelo contra San Lorenzo, que deverá ter o retorno dos três meias


Por Porto Alegre


Em época de Copa, muito se fala em legado, ou a herança que a competição trará ao país. Esse é um termo que se encaixa com perfeição para definir a vitória do Grêmio sobre o Atlético-MG no domingo, por 2 a 1, na Arena, pela segunda rodada do Brasileirão. Ela deixa consequências concretas para o jogo de quarta, contra o San Lorenzo, que decidirá o futuro tricolor na Libertadores.

Isso que o resultado foi construído com time reserva, com apenas três jogadores considerados titulares. Mesmo assim, o triunfo deixou claro à cúpula gremista que é preciso manter a atitude e repetir a tática para o embate com os argentinos.

Por postura, entende-se a indignação, a obstinação, a busca incessante em marcar o rival e construir boas situações de gol. Diante de um experiente Galo, os garotos do Grêmio - o mais velho era Marcelo Grohe, de 27 anos - sufocaram o adversário durante a maioria dos 90 minutos e poderiam ter aumentado o placar antes de levar a pressão no final.

-  A equipe teve atitude, jogou, pressionou, podia ter um resultado ainda melhor. Mostrou sua força. Conseguiu uma vitória que nos leva para o jogo de quarta-feira com muito mais entusiasmo - atesta o diretor executivo Rui Costa, em vibrante tom de voz.

grêmio atlético-mg alan ruiz moisés arena (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)
Grêmio espera embalar também na 
Libertadores (Foto: Lucas Uebel/
Grêmio FBPA)

Mais aliviado após as cobranças por três derrotas consecutivas, Enderson Moreira também destacou a "personalidade" dos jovens no domingo. Mas foi além. Disse estar contente por poder retornar ao seu esquema preferencial. Em vez de três volantes, três meias na armação. O fez contra o Galo, ao colocar Rodriguinho, Luan e Alan Ruiz, que, não por acaso, foram os melhores em campo.

Estamos criando boas opções, é o mais importante. A postura também foi muito positiva, é isso que buscamos na quarta-feira
Enderson Moreira

Agora, diante do San Lorenzo, a ideia é manter também esse legado com a equipe titular. A tendência, portanto, é de sair Ramiro, permanecendo os volantes Edinho e Riveros. À frente deles, o trio formado por Zé Roberto, Dudu e Luan, este último mostrando estar plenamente recuperado da fratura na mão direita, sofrida em 2 de abril. Alan Ruiz está fora porque pertence ao clube argentino.

- Usar três meias sempre foi a nossa ideia. Mas tivemos limitações, como lesões. Primeiro, o Zé Roberto, depois o Luan. O Dudu precisava se adaptar... A gente sabe o que é o time ideal na nossa cabeça. Mas às vezes demanda um pouco de campo para colocar em prática - explica. - Isso (três meias) é uma tendência natural, provavelmente para quarta. Estamos criando boas opções, isso é o mais importante. A postura também foi muito positiva, é isso que buscamos na quarta.

Após a primeira vitória no Brasileiro, o Grêmio volta aos treinos na tarde de segunda-feira. O confronto contra o San Lorenzo será na quarta, às 22h, na Arena. Vitória por dois gols de diferença ou mais basta para avançar às quartas. Se devolver o 1 a 0, a decisão vai aos pênaltis.

Confira as notícias do esporte gaúcho no globoesporte.com/rs


saiba mais


Nenhum comentário: