terça-feira, 29 de abril de 2014

Vice do COI critica preparativos do Rio para 2016: "Piores que já vivenciei"

"O COI formou uma força-tarefa especial para tentar acelerar os preparativos, mas a situação é crítica", afirma o australiano John Coates


Por Sydney


John Coates, presidente AOC (Foto: Getty Images)John Coates, presidente AOC, faz duras críticas aos Rio 2016 (Foto: Getty Images)

As críticas de membros do Comitê Olímpico Internacional ao Rio de Janeiro não param. Desta vez, o vice-presidente da entidade, o australiano John Coates, reforçou a cobrança em relação aos atrasos na preparação dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016. Coates, que também é presidente do Comitê Olímpico Australiano (AOC), classificou os preparativos da cidade brasileira como os piores já vistos. As informações são do site oficial do AOC.

O vice-presidente do CO descreveu os preparativos do Rio para as Olimpíadas de 2016 como "os piores que já vivenciei" e "pior que Atenas", que até então tinha sido a edição que mais havia dado problemas com atrasos. Como membro da Comissão de Coordenação do COI para 2016, Coates já fez seis visitas à cidade brasileira e ficou assustado com o que viu.
- Eu acho que esta é uma situação pior que Atenas. Em Atenas, estávamos lidando com um governo e algumas responsabilidades da cidade. Aqui, são três. É uma cidade que tem problemas sociais que precisam ser resolvidos, uma cidade que ainda está tentando. Um país que segue tentando organizar a Copa do Mundo da Fifa, que acontece em poucos meses. Há uma série de coisas que eles estão fazendo. E é difícil. A partir das minhas experiências, é a pior que já tive.

 Nós ficamos muito preocupados. Eles não estão prontos em muitas, muitas formas. Nós temos de fazer (esse evento) acontecer e essa é a decisão do COI. Não podemos simplesmente fugir dessa situação

Ele afirmou que o COI foi obrigado a tomar medidas "sem precedentes", incorporando especialistas da entidade internacional ao Comitê Organizador do Rio 2016, para garantir o prosseguimento dos Jogos. Entre os pontos que preocupam, o atraso na construção de locais de competição e em obras de infraestrutura e a poluição das águas na cidade foram destacados. O vice-presidente ainda levantou outras questões. 

- O COI formou uma força-tarefa especial para tentar acelerar os preparativos, mas a situação é crítica. O COI adotou uma postura de "mãos na massa", o que é sem precedentes, mas não há plano B. Nós estamos indo para o Rio - afirmou. 

greve Parque Olimpico Rio 2016 (Foto: Gabriel Fricke)Greve no Parque Olímpico atrasou ainda mais o andamento das obras (Foto: Gabriel Fricke)

Com 40 anos de experiência em Jogos Olímpicos, Coates reforçou sua preocupação com a situação do Rio 2016, mas ressaltou que o COI vai fazer a competição acontecer. 

- Nós ficamos muito preocupados. Eles não estão prontos em muitas, muitas formas. Mas, mais uma vez, apenas temos que fazer acontecer e essa é a abordagem do COI. Quero dizer, você não pode fugir disso. E se isso sai, os primeiros Jogos no continente sul-americano, numa cidade mágica de diversos jeitos, seria uma experiência que é o ambiente certo para os atleta - completou.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/olimpiadas/noticia/2014/04/vice-do-coi-critica-preparativos-do-rio-para-2016-piores-que-ja-vivenciei.html

Nenhum comentário: