terça-feira, 29 de abril de 2014

Kitadai, Chibana, Érika Miranda e Alex Pombo são ouro no Pan-Americano

Brasileiros não tomam conhecimento dos rivais e seleção termina primeiro dia em Guayaquil com quatro ouros; Rafaela e Sarah são prata, e Ketleyn Quadros bronze


Por Guayaquil, Equador

Medalhista olímpico em Londres 2012, Felipe Kitadai mostrou que tem estrela também quando o assunto é Pan-Americano. No primeiro dia de disputas em Guayaquil, no Equador, o judoca provou mais uma vez para o mexicano Nabor Castillo que uma decisão entre os dois dificilmente será feliz para o México. Eficiente, Kitadai ficou com o ouro no peso até 60kg, em dia quase perfeito para o Brasil. A seleção brasileira conseguiu chegar nas decisão das seis categorias que disputou, no masculino e no feminino. Além dele, Érika Miranda (52kg), Charles Chibana (66kg) e Alex Pombo (73kg) também ficaram com o ouro. E Sarah Menezes (48kg) e Rafaela Silva (57kg) foram prata. Rafaela perdeu a final para a americana Marti Malloy, que ela havia vencido na decisão do Mundial do ano passado, no Rio de Janeiro. E Ketleyn Quadros (57kg) foi bronze. Na briga direta com Cuba, a seleção fechou o primeiro dia com quatro ouros, contra três dos cubanos. A competição continua neste sábado, com a volta do brasileiro Tiago Camilo, e Victor Penalber, Luciano Corrêa, Rafael Buzacarini, Rafael Silva, David Moura, Mariana Barros, Maria Portela, Samanta Soares, Rochele Nunes e Maria Suelen Altheman.

Felipe Kitadai, judô (Foto: Divulgação/CBJ)
Felipe Kitadai no pódio em Guayaquil 
(Foto: Divulgação/CBJ)

Kitadai venceu em Guayaquil com uma campanha irretocável. Na estreia, passou fácil pelo seu rival e foi para as semifinais depois da mudança na chave. Ele venceu o chileno Sebastian Perez no peso até 60kg jogando o oponente em dois wazaris. Para ir à final, triunfou contra o equatoriano Lenin Preciado, que lutava em casa, pela diferença de um yuko, para tristeza da torcida local. Na decisão, Kitadai encarou um rival conhecido, o mexicano Nabor Castillo, na quarta final de Pan-Americano entre ambos. Com um ippon, o brasileiro conquistou o ouro em Guayaquil.

- Apesar de ser um adversário conhecido, Castillo sempre traz algo novo, não é uma carta marcada. Por isso, é ainda melhor ouvir o hino - disse Kitadai após o ouro no Equador.


Felipe Kitadai, judô (Foto: Divulgação/CBJ)
Felipe Kitadai derruba rival nas quartas 
de final do Pan-Americano (Foto: 
Divulgação/CBJ)

ÉRIKA MIRANDA PERFEITA
Érika Miranda conquistou o ouro no peso até 52kg com atuação precisa. Ela estreou e com a chave curta, chegou nas semifinais após derrotar a argentina Oritia Gonzalez com dois yukos. Para brigar pelo ouro, ela triunfou sobre a mexicana Mônica Hernandez, por punição. Na decisão, contra a cubana Yanet Bermoy, Érika voltou a ter uma punição a menos e ficou com o ouro, conquistando o Pan-Americano.

- Já lutamos muitas vezes. Em algumas me precipitei e acabei perdendo. Hoje fui mais conservadora e somei valiosos pontos para o ranking - frisou a judoca.

Paulo Wanderley, presidente da CBJ, e Érika Miranda (Foto: Divulgação/CBJ)
Paulo Wanderley, presidente da CBJ, 
e Érika Miranda (Foto: Divulgação/CBJ)

Chibana e pombo atropelam
Charles Chibana, 66kg, avançou direto para as semifinais ao vencer por yuko o dominicano Wander Matteo. O brasileiro surgiu como uma grande revelação no ano passado, ao fazer um grande Mundial no Rio de Janeiro, ficando perto do pódio com lutas empolgantes. Antes de brigar pelo ouro em Guayaquil, ele venceu por ippon o canadense Antoine Bouchard, indo para a decisão. Na final, ele mais uma vez atropelou. Venceu fácil o peruano Alonso Wong, por ippon, e ficou com o ouro. 

- Estou muito feliz pq foi meu primeiro título Pan Americano e também por somar 400 pontos como 6º resultado do ranking. A luta foi mais difícil foi contra o dominicano, já que eu ainda não estava aquecido - explicou Chibana.

Já Alex Pombo (73kg) precisou venceu por imobilização o peruano Daniel Vizacarra para conseguir o ippon e também ir às quartas. E depois derrubou Augusto Miranda, de Porto Rico, com um belo ippon, indo às semifinais. Diante de Ethiere Briand, do Canadá, nova vitória, com outro ippon, e a vaga na decisão. Contra o cubano Magdiel Cala, Pombo não deu chances, e venceu por ippon, conquistando o ouro.


sarah e rafaela são prata
Sarah Menezes vinha perfeita, mas não conseguiu o ouro. Na estriea, ela venceu a venezuelana Diana Ortiz e foi direto para as semifinais no peso até 48kg. A campeã olímpica conseguiu um wazari e depois viu sua rival ser punida quatro vezes, sendo eliminada. Nas semifinais, ela precisou de menos de dois minutos para pontuar e vencer Edna Carillo, do México, por um wazari, e chegar na decisão. Na final, Sarah encarou a cubana Maria Celia Laborde, que sofreu uma punição logo no início. A brasileira, porém, levou duas punições seguidas, e ficou atrás na luta, ficando com a prata.

Rafaela Silva, judô (Foto: Divulgação/CBJ)
Rafaela Silva consegue um ippon na 
estreia do Pan Americano (Foto: 
Divulgação/CBJ)

- As cubanas são sempre adversárias complicadas, então, estou satisfeita com o meu desempenho - disse Sarah Menezes.

Já Rafaela Silva (57kg), atual campeã mundial, bateu a argentina Paula Delfino na estreia, com um ippon belíssimo. Depois, nas quartas, a brasileira derrotou a porto-riquenha Jeanette Rodriguez com um ippon depois de um o-soto-gari, indo às semifinais. Antes da briga pelo ouro, ela não tomou conhecimento de Aliuska Martinez, de Cuba, e venceu fácil, com um wazari e um yuko. Na decisão, a carioca encontrou uma rival mordida e que não facilitou. Os primeiros quatro minutos foram de uma punição para cada lado e o combate foi para o golden score. Com 41 segundos, Rafaela foi punida e Marti ficou com o ouro, dando o troco do Mundial em cima da brasileira, que no ano passado a derrotou na decisão no Rio de Janeiro, sendo a primeira mulher brasileira campeã mundial.

Ketleyn Quadros foi às quartas de final ao vencer na primeira luta Andrea Menegazzo, da Guatemala, por duas punições. Brilhante, a brasileira depois derrubou por ippon Catherine Beauchemin-Pinard e foi às semifinais. Uma luta antes do ouro, ela acabou derrotada pela vice-campeã mundial até 57kg, a americana Marti Malloy, por uma punição. Na briga pelo bronze, venceu por ippon Hannah Carmichael, dos Estados Unidos, e foi para o pódio.


A única brasileira derrotada foi Jéssica Pereira, da categoria até 52kg. Ela perdeu por um yuko para a americana Angelica Delgado logo na estreia. 

Quem também perdeu na estreia foi Luiz Revite. O atual campeão Pan-Americano acabou derrotado para o peruano Alonso Wong, no golden score, punido com um falso ataque. Seu rival foi campeão dos Jogos Sul-Americanos, no Chile, na categoria até 66kg, e perdeu para Chibana na final.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/judo/noticia/2014/04/kitadai-chibana-erika-miranda-e-alex-pombo-sao-ouro-no-pan-americano.html

Nenhum comentário: