Time paulista faz 'seu papel' e termina na liderança, mas vê o tradicional rival carioca em terceiro pela primeira vez desde 2005. Quartas de final começam nesta quinta
- 01.
- 02.
- 03.
- 04.
Osasco venceu as duas partidas com o Rio de
Janeiro na Superliga (Foto: Luiz
Pires / Fotojump)
Antes de pensar na semifinal, porém, as equipes terão que passar pelas quartas de final em duelos de três partidas em que caso o time vença as duas primeiras, a última não precisará ser disputada.
O Osasco terminou a primeira fase de forma invicta, com 26 vitórias, e chega como o time a ser batido. Vai jogar contra o Brasília, time recém-formado, que conseguiu a última vaga para a segunda fase, mas não terá sua principal estrela na primeira partida, a bicampeã olímpica Paula Pequeno. O primeiro duelo é nesta quinta, às 19h, em Osasco, com transmissão do SporTV.
Quem "roubou" a segunda posição do Rio de Janeiro foi a equipe do Campinas, comandada pelo técnico José Roberto Guimarães, que já anunciou sua saída da equipe no fim da temporada. Com isso, irá enfrentar o São Caetano, fugindo de uma equipe mais tradicional como Pinheiros ou Praia Clube.
Enquanto isso, as cariocas terão de enfrentar a equipe do Pinheiros, que derrotou o Osasco em uma partida no Campeonato Paulista no fim do ano passado. O favoritismo é todo da equipe de Bernardinho, mas o time paulista pode surpreender, como mostrou em algumas partidas da temporada.
O duelo mais equilibrado deve ser entre Sesi-SP e Praia Clube, em uma repetição do confronto do ano passado, nas mesma fase. Na ocasião, mesmo com a vantagem mineira no mando de quadra, o Sesi-SP conseguiu a classificação. Desta vez, a equipe paulista joga com a vantagem do mando de quadra.
01
OSASCO x BRASÍLIA
Osasco terminou a primeira fase com 26 vitórias
em 26 jogos (Foto: Luiz
Pires/FotoJump/Divulgação)
O time de melhor campanha, melhor ataque e melhor bloqueio da primeira fase da Superliga feminina enfrenta uma equipe que conquistou apenas dez vitórias em 26 jogos e que tem na recepção o melhor fundamento.
No saque, por exemplo, o Brasília foi a pior entre os 14 times da primeira fase, enquanto o Osasco ficou em quarto neste quesito.
- Teremos o Brasília pela frente e o nosso foco é total na busca pela classificação. Vamos trabalhar bastante para que o time evolua ainda mais para essa reta decisiva da competição - resumiu o técnico do Osasco, Luizomar Moura.
Primeira fase
20/12/2013 - Osasco 3 x 0 Brasília
09/03/2014- Brasília 1 x 3 Osasco
Calendário de jogos
Jogo 1 - 20/03 - 19h - Ginásio José Liberatti, em Osasco
Jogo 2 - 27/03 - 18h30m - Sesi Taguatinga, em Brasília
Jogo 3 - 03/04 - 18h30m - Ginásio José Liberatti, em Osasco (Se necessário)
02
CAMPINAS x SÃO CAETANO
Equipe do Campinas é favorita no confronto com
São Caetano (Foto: Felipe Christ / Amil)
Quem olha o duelo pela campanha feita na primeira fase, pode acreditar que o Campinas não terá grandes dificuldades de eliminar o São Caetano, já que venceu 22 jogos na primeira fase contra apenas 13 do time do ABC Paulista. Mas nas estatísticas os times são bem parecidos.
No bloqueio, por exemplo, o São Caetano é o terceiro time mais eficiente, bem à frente do Campinas, apenas o oitavo. No quesito recepção, o São Caetano também é melhor que o rival.
Mas o favoritismo ainda é do time de José Roberto Guimarães, que tem a jogadora mais eficiente da primeira fase, Tandara, e a melhor defesa da competição.
- Durante a classificação, o São Caetano apresentou um bom voleibol, com bastante volume de jogo e muita garra. Por isso, estamos treinando sério para enfrentarmos esse time que também lutará bastante para seguir em frente na competição - comenta Claudinha, um dos destaques da equipe campineira
Primeira fase
11/10/2013 - Campinas 3 x 1 São Caetano
21/01/2014- São Caetano 0 x 3 Campinas
Calendário de jogos
Jogo 1 - 21/03 - 21h30m - Arena Concórdia, em Campinas
Jogo 2 - 28/03 - 21h30m - Ginásio Lauro Gomes, em São Caetano do Sul
Jogo 3 - 03/04 - 21h30m - Arena Concórdia, em Campinas
03
RIO DE JANEIRO x PINHEIROS
Rio de Janeiro fez a terceira campanha da
primeira fase (Foto: CBV)
Um duelo que promete ser muito equilibrado, apesar do favoritismo do Rio de Janeiro, que terá a vantagem de jogar um eventual terceiro jogo em casa. As partidas da primeira fase mostram que as cariocas não terão vida fácil contra o Pinheiros. No primeiro jogo, a equipe de São Paulo venceu o primeiro set mas sofreu a virada, perdendo o quarto set por 26 a 24. No jogo disputado no Rio de Janeiro, o Pinheiros abriu 2 sets a 0 mas deixou a equipe do técnico Bernardinho vencer os três sets seguintes e chegar ao triunfo.
O Pinheiros tem o melhor levantamento e a melhor recepção da competição, enquanto o Rio de Janeiro o segundo melhor ataque e o segundo melhor bloqueio.
Primeira fase
03/11/2013- Pinheiros 1 x 3 Rio de Janeiro
14/02/2013- Rio de Janeiro 3 x 2 Pinheiros
Calendário de jogos
Jogo 1 - 21/03 - 19h - Ginásio Henrique Villaboin, em São Paulo
Jogo 2 - 28/03 - 19h - Maracanãzinho, no Rio de Janeiro
Jogo 3 - 03/04 - 19h - Ginásio do Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro (Se necessário)
04
SESI-SP X PRAIA CLUBE
Sesi demorou para embalar na competição
(Foto: Divulgação/Sesi-SP)
O confronto mais equilibrado das quartas de final dos playoffs. De um lado, a capitã da seleção brasileira bicampeã olímpica, Fabiana, e a levantadora Dani Lins do outro, as irmãs Monique e Michelle Pavão e Mari, que voltou ao Brasil nesta temporada.
O Sesi-SP foi a única equipe a bater o Osasco em 2014, na final do Campeonato Sul-Americano, mas ao mesmo tempo perdeu algumas partidas na Superliga para times, na teoria, mais fracos, como São Caetano e Brasília.
Já o Praia Clube tem complicado jogos que estavam fáceis. Tanto que das 17 vitórias na competição, o mesmo número do Sesi, apenas cinco foram sem perder sets, o que tem deixado o técnico Spencer Lee preocupado.
Primeira fase
28/10/2013- Praia Clube 3 x 1 Sesi-SP
31/01/2014- Sesi-SP 3 x 0 Praia Clube
Calendário de jogos
Jogo 1 - 23/03 - 11h - Ginásio da Vila Leopoldina, em São Paulo
Jogo 2 - 29/03 - 13h - Praia Clube, em Uberlândia
Jogo 3 - 05/04 - 18h30m - Ginásio da Vila Leopoldina, em São Paulo (Se necessário)
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2014/03/apos-dez-anos-playoffs-comecam-sem-hegemonia-de-rio-e-osasco.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário