terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Nadal se beneficia com desistência de Tomic e vence na estreia na Austrália

Australiano sente a perna desde o começo do jogo e abandona partida ao final do primeiro set. Número 1 do mundo pega Thanasi Kokkinakis, de 17 anos, na 2ª rodada

Por Melbourne, Austrália

tênis rafael nadal bernard tomic aberto da austrália (Foto: AP)Nadal demonstra apoio a Tomic (Foto: AP)
 
Devido ao forte calor durante o dia em Melbourne - os termômetros marcaram em torno de 40ºC - muitos tenistas precisaram suar para avançar de fase, nesta terça-feira, no Aberto da Austrália. Mas, na sessão noturna, Rafael Nadal nem precisou fazer muito para se classificar para a segunda rodada. Adversário de estreia do espanhol, o australiano Bernard Tomic foi prejudicado por uma lesão na perna e abandonou a partida logo depois de perder o primeiro set por 6/4.

- Me sinto mal por Tomic. Espero que ele se recupere logo. Desde o começo vi que ele estava tendo algum problema na perna e eu tentei durante todo o tempo me manter concentrado e buscar as oportunidades certas - disse Nadal, após o jogo.

Desde o começo da partida, Tomic sentia o incômodo. Ao fechar o primeiro set, já acusava as dores ao pisar com o pé na quadra depois do saque. Nos intervalos entre os games, colocava a mão na virilha e chamava sempre os fisioterapeutas. Depois do terceiro game, ele foi até para o vestiário.

Apesar do incômodo, o australiano conseguiu não só continuar no jogo mas evitar que Nadal tomasse conta da partida. Só no nono game do confronto é que Tomic perdeu ritmo e permitiu a quebra de saque do Touro Miúra. Depois que o espanhol fechou o primeiro set, recebeu o aperto de mão do adversário, sinal da desistência. Pela atitude, o australiano chegou a receber vaias, mas aos poucos os apupos foram dando lugar a aplausos.

Na próxima rodada, na quinta-feira em Melbourne, Nadal vai enfrentar o australiano Thanasi Kokkinakis, de apenas 17 anos. O jovem tenista da casa, que foi vice-campeão juvenil do Aberto da Austrália em 2013, superou o holandês Igor Sijsling, número 73 do mundo, nesta terça-feira, por 3 sets a 1, com as parciais de 7/6(4), 0/6, 7/6(3) e 6/2.

Em busca de um feito histórico
Ausente em Melbourne no ano passado, por causa da lesão no joelho esquerdo que o tirou do circuito por sete meses, Nadal tenta obter uma marca importante com o retorno ao Aberto da Austrália. Caso seja campeão, o espanhol vai se tornar o primeiro homem na Era Aberta - e o terceiro na história do tênis - a ganhar cada um dos quatro Grand Slams (Aberto da Austrália, Roland Garros, Wimbledon e US Open) pelo menos duas vezes na carreira. Os australianos Roy Emerson e Rod Laver são os únicos que conseguiram o feito.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2014
/01/nadal-se-beneficia-com-desistencia-de-tomic
-e-vence-na-estreia-na-australia.html

Nenhum comentário: