quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Com estreia inspirada de Duda, Brasil começa Open de Durban no embalo

Ao lado de Thaís, prodígio de 15 anos vence as duas partidas na África do Sul. Em busca do título, Pedro/Bruno estreia com 100% de aproveitamento

Por Durban, África do Sul

Em meio à comoção pela morte do ex-presidente Nelson Mandela, a etapa Open de Durban do Circuito Mundial de Vôlei de Praia começou com muitas alegrias para o Brasil. Nas areias da África do Sul, as duplas do país se destacaram no primeiro dia de disputas das chaves principal, e o destaque feminino ficou por conta da jovem Duda, de apenas 15 anos. Ao lado da parceira Thaís, de 23, a prodígio sergipana venceu as duas partidas que disputou nesta quinta-feira.

Duda e Thaís iniciaram a campanha no Grupo H do torneio feminino com vitória de virada sobre as chinesas Yuan Yue e Yuanyuan Ma, por 2 sets a 1 (15/21, 24/22, 15/12). No embalo do primeiro triunfo, as jovens brasileiras precisaram de apenas 26 minutos para despachar o compromisso seguinte. A dupla desbancou as donas da casa Judith e Pocock por 2 sets a 0, com parciais de 21/8 e 21/14.

Duda representará o Brasil no Open de Durban, na África do Sul, em dezembro (Foto: Divulgação / FIVB) 
Com apenas 15 anos, Duda representa o Brasil no Open
de Durban, na África do Sul (Foto: Divulgação / FIVB)
 
Mas Duda e Thaís não foram as únicas a conquistar pontos para o Brasil na briga por vitórias. A dupla formada por Elize Maia e Fernanda Berti também alcançou saldo positivo na estreia do torneio, com os dois jogos vencidos pelo placar de 2 sets a 0. Primeiro, a parceria bateu as norueguesas Kongshavn e Kjølberg por 21/12 e 21/19. Na sequência, foi a vez das chinesas Lin e Tang sentirem o poderio das brasileiras: 21/14 e 21/18.

No masculino, os atuais vice-líderes do ranking Pedro Solberg e Bruno Schmidt começaram a campanha em busca do título mundial com determinação de sobra. A dupla precisa tirar uma diferença de 250 pontos para os letões Janis Smedins e Samoilovs, que ocupam o topo da competição. No primeiro dia de confrontos, os brasileiros somaram duas vitórias: primeiro contra os sul-africanos Stemmet e Naidoo (21/17, 21/8), e depois contra os turcos Sekerci e Giginoglu (21/15, 21/16).

Alison joga ao lado de Vitor Felipe e também estreou com 100% de aproveitamento (Foto: FIVB) 
Alison joga ao lado de Vitor Felipe e também
estreou com 100% de aproveitamento (Foto: FIVB)
Alison e Vitor Felipe também tiveram 100% de aproveitamento na quinta-feira, com vitórias fáceis sobre os americanos Olson e Bourne (21/12, 21/15) e os russos Pastukhov e Goncharov (21/13, 21/15). Thiago e Oscar não enfrentaram dificuldades para vencer o primeiro compromisso do dia, contra os chineses Chen e Li (21/19, 21/13), mas acabaram derrotados pelos venezuelanos Jackson e Leon em uma partida acirradíssima, por duplo 23/25.

Nesta sexta-feira, todas as duplas brasileiras retornam às areias da última etapa do calendário do Circuito Mundial em busca de uma vaga nas quartas de final. Em respeito à memória do ex-presidente da África do Sul, a etapa teve sua programação alterada, e a final, que aconteceria no domingo, foi antecipada para sábado. Talita e Taiana, que conquistaram o título do Circuito Mundial 2013 de forma antecipada, não jogam o Open de Durban.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/circuito-mundial-de-volei-de-praia/noticia/2013/12/com-estreia-inspirada-de-duda-brasil-comeca-open-de-durban-no-embalo.html

Nenhum comentário: