sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Após 15 anos, tenista volta às quadras e é uma das 30 melhores do mundo

Depois de se ausentar dos campeonatos para se dedicar à maternidade, Jane Magriotis volta às competições e garante 27ª posição na categoria 45/49 anos

Por Araxá, MG

O sangue de Jane Porfírio Magriotis pede esporte. Ao 48 anos, a intimidade com a raquete é percebida de longe. A atleta começou no tênis aos 15 anos e já no início da carreira conquistou títulos importantes como o de campeã mineira. Mas em 1996, aos 31, ela resolveu "pendurar a raquete" e começou no mountain bike. Em 1998, decidiu se dedicar a outra atividade não menos desgastante, a de mãe. Ela se casou e teve três filhos. Durante 15 anos, a atleta cumpriu a vocação materna, mas não deixou de sentir falta das quadras e retornou ao esporte em 2013. O resultado? A mãe-atleta é líder do ranking nacional na categoria sênior e venceu em outubro a Copa Manquehue ITF Seniors de Tênis em Santiago, no Chile.

Hoje ela ensina o que sabe, é professora de tênis, e ocupa a 27ª posição no ranking mundial na categoria 45/49 anos.

- Não imaginava voltar às competições e muito menos ter estes resultados. Quero continuar no ranking e melhorar cada vez mais – disse.

Jane Porfírio Tenis Araxa (Foto: Arquivo Pessoal/Jane Porfírio Magriots) 
No retorno ao tênis, Jane superou as próprias expectativas
(Foto: Arquivo Pessoal/Jane Porfírio Magriots)
 
A decisão de voltar às quadras não foi fácil. Assim como toda atleta, Jane quis retornar para competir, mas foi além disso. As vitórias mostraram que a mineira fez a melhor escolha, resultado do incentivo que veio de casa.

- Meus filhos estão gostando muito tênis. Eles e meus alunos pediram pra eu voltar a jogar. Isso foi uma motivação pra mim e hoje quando vou treinar, vai todo mundo assistir – comentou.

Apoio mútuo
Jane Porfírio Tenis Araxa (Foto: Arquivo Pessoal/Jane Porfírio Magriotis) 
Ela começou no tênis e passou pelo mountain bike
(Foto: Arquivo Pessoal/Jane Porfírio)
 
A decisão de Jane foi bem pensada. Tenista apaixonada, ela já pensou na recompensa. Joga, mas os filhos jogam também. E mais, são alunos.

- Meus olhos enchem d'água quando vejo meus filhos jogando. Hoje eles estão sendo campeões aqui na cidade, mas saber que pude doar isso pra eles é minha realização. Eu pretendo colocá-los em um campeonato nacional em breve – comentou.

O carinho é retribuído pelos meninos, Alexandre, de 8, e Luis Felipe, de 10 anos.

- Quero ser como minha mãe. Hoje treino três vezes por semana, mas nas férias escolares vou jogar todos os dias – disse o caçula.

O mais velho, Luis, conta que o apoio da mãe foi além das aulas. Jane construiu uma quadra dentro de casa para que os filhos pudessem treinar.

- Isso foi um impulso para eu amar o esporte. Hoje nossa quadra virou escola e quando vejo meus resultados positivos nos campeonatos, sei que é consequência do meu esforço – comentou Luis Felipe.

Agora que os filhos estão no caminho das quadras, Jane se preocupa com os torneios que vêm pela frente. Ela vai disputar no dia 11 de novembro o torneio internacional sênior, em Porto Alegre, e no dia 25 disputa outra competição na Argentina.

Jane Porfírio Tenis Araxa (Foto: Divulgação/João Lima) 
Jane incentiva e ensina os filhos no esporte
(Foto: Divulgação/João Lima)
 
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/mg/triangulo-mineiro/noticia/2013/11/apos-15-anos-tenista-volta-quadras-e-e-uma-das-30-melhores-do-mundo.html

Nenhum comentário: