sábado, 12 de outubro de 2013

Webber se aproveita de problemas de Vettel e faz pole no Japão. Massa é 5º

Com chance de título, alemão tem falha no Kers e é superado pela 1ª vez por companheiro de equipe em 2013. Apagado, Alonso é apenas oitavo

Por Suzuka, Japão

Com chances de assegurar o título no GP do Japão deste domingo, que será transmitido ao vivo pela TV Globo a partir das 3h (de Brasília), Sebastian Vettel tinha todos os olhos voltados para si em Suzuka no treino classificatório deste sábado. Porém, seu companheiro de equipe Mark Webber, apagado durante toda a temporada, resolveu acordar e roubou a cena. O australiano se aproveitou do fato do companheiro de RBR sofrer com problemas no Kers (sistema de recuperação de energia) desde o 3º treino livre e, com uma ótima volta no Q3 (1m30s915), conquistou a pole position. Vettel bem que tentou, mas ficou a 0s174 do tempo do veterano. Com isso, Webber - que se despede da F-1 no fim do ano - largará na frente do alemão pela primeira vez em 2013.

Sebastian Vettel e Mark Webber após treino classificatório para o GP do Japão (Foto: Getty Images) 
Sebastian Vettel e Mark Webber após treino classificatório para o GP do Japão
 (Foto: Getty Images)
 
Apesar da dificuldade da Ferrari nesta reta final da temporada, Felipe Massa teve um bom desempenho durante toda a atividade. Nos instantes finais do Q3, chegou a aparecer em terceiro, mas foi superado por Lewis Hamilton (Mercedes) e Romain Grosjean (Lotus) com o cronômetro zerado e largará na quinta posição. Único com chances de impedir que o campeonato seja decidido com quatro etapas de antecedência em caso de vitória de Vettel, Fernando Alonso teve um sábado apagado, conseguindo apenas a oitava posição, atrás dos “Nicos”, o Rosberg, da Mercedes, e o Hulkenberg, da Sauber. Kimi Raikkonen (Lotus) e Jenson Button (McLaren) completaram os dez primeiros. Dois incêndios chamaram a atenção neste sábado: a Sauber de Esteban Gutiérrez pegou fogo dentro dos boxes e deu um susto no mexicano, enquanto a STR deixou Jean-Eric Vergne na mão em pleno treino.

A corrida que pode decidir o título está marcada para as 3h (horário de Brasília) da madrugada de sábado para domingo, com transmissão ao vivo da TV Globo e em Tempo Real pelo GLOBOESPORTE.COM. Para assegurar o tetra, Vettel precisa vencer e torcer para que Alonso não passe da nona colocação.

Homenagens a Maria de Villota, morta na sexta-feira
O dia foi marcado por tributos à ex-pilota Maria de Villota, encontrada morta em um quarto de hotel em Sevilha (Espanha) na sexta-feira, em decorrência de sequelas de um gravíssimo acidente que sofreu durante testes com a Marussia no ano passado. Quase todos os pilotos trouxeram em seu capacete uma estrela vermelha, marca registrada da espanhola. Confira fotos com todas as homenagens dos pilotos à De Villota.

Fernando Alonso Felipe Massa Maria de Villota (Foto: Reprodução/Twitter) 
Felipe Massa e Fernando Alonso fazem homenagens a Maria de Villota (Foto: Reprodução/Twitter)
 
Header_Q1 Fórmula 1 (Foto: Infografia / Globoesporte.com)
Pegou fogo!
O Q1 foi literalmente quente. Com poucos minutos de atividade, Esteban Gutiérrez levou um susto daqueles. Por causa de um vazamento de combustível, sua Sauber começou a pegar fogo nos boxes, enquanto ele estava dentro cockpit. Gutiérrez jogou o volante longe e saiu do carro em poucos segundos. A menos de três minutos do fim, outro incêndio.  Dessa vez foi na STR de Jean-Eric Vergne, devido a um superaquecimento dos freios. O francês estacionou as margens da pista e os fiscais contiveram as chamas rapidamente. Por causa do incidente, a bandeira vermelha foi acionada e o treino paralisado. Menos de cinco minutos depois, a atividade foi reiniciada e os pilotos tiveram mais uma chance para buscar a classificação para o Q2.

Um dos últimos a deixar os boxes, chegou a ser empurrado pelos demais pilotos para a zona de corte. Mas com o cronômetro já zerado, anotou o segundo tempo (1m31s994), ficando atrás somente de Romain Grosjean (1m31s824). O líder do campeonato Vettel passou apenas com o nono tempo, duas posições atrás de Fernando Alonso. Apesar do problema, Gutiérrez ainda voltou para a pista e conseguiu avançar ao Q2. Mesma sorte não teve Vergne, que acabou eliminado, junto com Adrian Sutil (Force India), Max Chilton (Marussia), Charles Pic (Caterham), Giedo van der Garde (Caterham) e Jules Bianchi (Marussia).

Header_Q2 Fórmula 1 (Foto: Infografia / Globoesporte.com)
Na segunda parte do treino classificatório, Vettel deu as caras, sendo o mais rápido com 1m32s290. Na sequência, apareceram Webber, Grosjean, Hamilton e Raikkonen. Assim como no Q1, Massa deixou para os instantes finais sua última tentativa de volta rápida e chegou a figurar fora dos dez primeiros que passariam para a superpole. Mas novamente com o cronômetro zerado, o brasileiro emplacou uma boa volta e pulou para sexto, avançando para o Q3. Rosberg, Alonso, Button e Hulkenberg completaram os dez que se classificaram. Caíram fora: Sergio Pérez (McLaren), Paul di Resta (Force India), Valtteri Bottas (Williams), Gutiérrez (Sauber), Pastor Maldonado (Williams) e Daniel Ricciardo (STR).

Header_Q3 (Foto: Infoesporte)
Em uma cena rara, Vettel foi o primeiro a abrir as atividades no Q3. Ele deu uma pequena escapada e marcou 1m31s312. Alonso veio logo depois e, apesar do erro do alemão, não conseguiu superar o tempo do rival, anotando 1m31s839. Na sequência, Webber cravou 1m30s975 e assumiu a ponta.  Hamilton também completou sua volta e ficou em quarto.

Restando dois minutos para o fim, apenas Webber, Vettel, Alonso e Hamilton tinham registrado tempo. Nos instantes finais, todos foram para a pista. Com problemas no Kers (sistema de recuperação de energia), Vettel não conseguiu alcançar o tempo do companheiro de equipe. Com a pole praticamente assegurada, Webber ainda melhorou sua marca, anotando 1m30s915. Nos instantes finais, Massa fez 1m31s378 e pulou para terceiro, mas foi superado por Hamilton e Grosjean, caindo para quinto. Alonso ficou apenas com o sétimo tempo, atrás de Rosberg e Hulkenberg. Completaram o top 10, Raikkonen e Button.


Header_grid (Foto: arte esporte)
1) Mark Webber (AUS/RBR) 1m30s915               
2) Sebastian Vettel (ALE/RBR) 1m31s089  +0s174      
3) Lewis Hamilton (ING/Mercedes) 1m31s253  +0s338      
4) Romain Grosjean (FRA/Lotus)  1m31s365  +0s450      
5) Felipe Massa (BRA/Ferrari) 1m31s378  +0s463      
6) Nico Rosberg (ALE/Mercedes) 1m31s397  +0s482      
7) Nico Hulkenberg (ALE/Sauber) 1m31s644  +0s729      
8) Fernando Alonso (ESP/Ferrari) 1m31s665  +0s750      
9) Kimi Raikkonen (FIN/Lotus) 1m31s684  +0s769      
10) Jenson Button (ING/McLaren) 1m31s827  +0s912

       
Eliminados no Q2:
11) Sergio Pérez (MEX/McLaren) 1m31s989       
12) Paul di Resta (ESC/Force India) 1m31s992      
13) Valtteri Bottas (FIN/Williams) 1m32s013      
14) Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber) 1m32s063    
15) Pastor Maldonado (VEN/Williams) 1m32s093     
16) Daniel Ricciardo (AUS/STR) 1m32s485

   
Eliminados no Q1:                     
17) Jean-Eric Vergne (FRA/STR) 1m33s357
18)  Max Chilton (ING/Marussia) 1m34s320
19) Giedo van der Garde (HOL/Caterham) 1m34s879 
20) Charles Pic (FRA/Caterham) 1m34s556 *
21) Jules Bianchi (FRA/Marussia) 1m34s958 *
22) Adrian Sutil (ALE/Force India) 1m32s890 **

* Charles Pic (Caterham) e Jules Bianchi (Marussia) foram punidos automaticamente com dez posições no grid em razão do acúmulo de três reprimendas durante a temporada.
** Adrian Sutil (Force India) perdeu cinco posições no grid por trocar a caixa de câmbio após o treino classificatório deste sábado.


Arte circuito de Suzuka - GP do Japão (Foto: Infoesporte)

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2013/10/webber-acorda-bate-vettel-e-crava-pole-no-japao-massa-e-5-alonso-8.html

Nenhum comentário: