domingo, 13 de outubro de 2013

Vettel vence em Suzuka, mas Alonso chega em 4º e adia o tetra do alemão

Após cair para terceiro na largada, piloto da RBR reage e fatura GP do Japão. Felipe Massa é punido durante prova e chega apenas em décimo

Por Suzuka, Japão

Sebastian Vettel tinha a chance de assegurar o tetracampeonato de forma antecipada no GP do Japão deste domingo, válido pela 15ª etapa da temporada 2013 da Fórmula 1. E ele bem que fez sua parte. Após uma largada ruim, onde caiu de segundo para terceiro e ainda tocou de leve em Lewis Hamilton (Mercedes), o alemão da RBR reagiu. Deixou Mark Webber e Romain Grosjean (Lotus) para trás com uma estratégia certeira de pit stops, alcançando sua nona vitória no ano, a quinta consecutiva. Porém, Fernando Alonso, que precisava chegar entre os oito primeiros para evitar a decisão do campeonato, fez o máximo que pôde com sua Ferrari e terminou a prova em quarto, adiando o grito de “é tetra” do alemão da RBR. Veja os melhores momentos no vídeo acima.

O título não veio em Suzuka, mas Vettel terá outra ótima chance para liquidar a fatura na próxima etapa, daqui a duas semanas, na Índia, com transmissão ao vivo na TV Globo a partir das 7h30 (horário de Brasília). Ele soma 297 pontos contra 207 de Alonso.  Em caso de vitória do espanhol, o alemão da RBR precisa apenas chegar em quinto para garantir o título. Se o piloto da Ferrari terminar em segundo, basta um oitavo lugar para Vettel levantar a taça.  Qualquer outra combinação dá o tetra ao alemão. Confira a classificação completa.

Sebastian vettel RBR gp do Japão (Foto: Agência Reuters) 
Equipe RBR comemora a vitória, mas não o tetra de Sebastian  Vettel
 (Foto: Agência Reuters)
 
Partindo da quinta posição, Felipe Massa estava em sexto quando teve suas esperanças de bom resultado frustradas ao ser punido com um drive-through (passagem direta pelo pit lane) por exceder a velocidade nos boxes. Fora da briga pelas primeiras posições, ainda foi surpreendido por Jenson Button na última volta, perdendo a nona posição e fechando a zona de pontuação, em décimo.

Outro que também precisou pagar um drive-through foi Nico Rosberg, da Mercedes, oitavo colocado. A dupla das Flechas de Prata teve um dia para esquecer. Lewis Hamilton teve um pneu furado com o toque de Vettel logo na largada e abandonou pouco depois. Substituto de Massa na Ferrari em 2014, Kimi Raikkonen (Lotus) terminou em quinto. Em franca ascensão no campeonato, a equipe Sauber teve mais um desempenho expressivo: Nico Hulkenberg foi o sexto e o novato Esteban Gutiérrez marcou seus primeiros pontos na carreira ao chegar em sétimo.

Header_corrida (Foto: arte esporte)
 
Grosjean pula para a ponta
Webber e Vettel largaram muito mal. Quem se aproveitou foi Grosjean, que fez uma ótima partida e pulou para a liderança. Hamilton também tracionou bem, mas quando superava as duas RBR, foi tocado levemente pelo bico do carro do alemão, o suficiente para furar o pneu traseiro esquerdo de sua Mercedes, caindo para o fim do grid. Massa ganhou uma posição, do britânico, mas perdeu outra, para Rosberg, e seguiu em quinto. Começando em oitavo, Alonso ganhou duas colocações e subiu para sexto. No pelotão de trás, um forte acidente tirou Giedo van der Garde (Caterham) e Jules Bianchi (Marussia) da prova.

No início da prova, Grosjean conseguia se manter na ponta, seguido de perto por Webber. Enquanto isso, Vettel perguntava à equipe pelo rádio se o toque com Hamilton havia danificado sua asa dianteira. A RBR informou que não encontrou nenhum dano aparente e o piloto seguiu em frente. Um pouco mais atrás, Alonso tentava se aproximar de Massa.

 
Hamilton deixa a prova
Lewis Hamilton, que havia parado nos boxes para trocar o pneu furado, aparecia em último. Sua Mercedes parecia ter problemas de rendimento em decorrência do problema na primeira volta. Com isso, o britânico recolheu para a garagem no décimo giro e abandonou. Segundo colocado, Webber fez seu primeiro pit stop da 12ª volta, assim como Massa e Raikkonen. O líder Grosjean foi para os boxes no giro seguinte e com isso, Vettel herdou a ponta. Após o fazer sua parada, o alemão retornou à terceira posição, atrás de Grosjean e Webber.

 
Pérez e Rosberg quase batem no pit
A Ferrari fez um ótimo trabalho nos boxes com Massa e Alonso. Porém, a dupla acabou perdendo a posição para Hulkenberg, que parara cedo, na décima volta, e vinha de voltas boas com pneus novos. A rodada de pit stops quase foi marcada por uma batida nos boxes. A Mercedes liberou Rosberg sem ver a aproximação de Pérez e os dois pilotos por pouco não se chocaram. Por causa do incidente, o alemão foi punido com drive-through.

 
Alonso ultrapassa Massa
Sem ainda ter feito sua parada, Ricciardo retinha um pelotão atrás de sua STR. Hulkenberg, Massa e Alonso buscavam incessantemente não perder muito tempo com o futuro piloto da RBR. Hulk conseguiu se livrar do australiano. Enquanto isso, Alonso fazia a ultrapassagem sobre Massa. Na sequência, o espanhol também superou Ricciardo e passou para quinto.

felipe massa e fernando alonso ferrari gp do Japão (Foto: Agência AP) 
Felipe Massa fez jogo duro, mas foi superado por Fernando Alonso durante o GP do Japão
(Foto: AP)
 
Massa cometeu um pequeno deslize, passou com duas rodas sobre a terra e perdeu tempo. Gutiérrez, que vinha mais atrás, se aproximou e tentou dar o bote no brasileiro, que conseguiu se defender. Raikkonen se aproveitou da briga, fez valer sua experiência e tomou a posição do novato mexicano. Com 25 voltas completadas, os dez primeiros colocados eram: Grosjean, Webber, Vettel, Hulkenberg, Alonso, Massa, Raikkonen, Gutiérrez, Pérez e Rosberg.
Massa é punido com drive-trhough 

Webber decidiu fazer sua segunda visita aos boxes mais cedo, na volta 26. Vettel assumiu a segunda posição e começou a tirar a diferença para Grosjean. O francês fez sua parada no 30º giro e perdeu a posição para o australiano. Enquanto isso, o alemão assumiu provisoriamente a liderança. Felipe Massa, que vinha em sexto, foi punido por exceder o limite de velocidade nos boxes em seu segundo pit stop e teve que pagar um drive-trhough, caindo para 11º.
Na 36ª volta, Vettel finalmente parou nos boxes e retornou um pouco atrás de Grosjean. Neste momento, Webber era o líder, seguido pelo francês da Lotus e pelo alemão da RBR. A expectativa da corrida então era saber se Webber e Grosjean ainda precisariam ter que fazer mais um pit stop.

 
Vettel assume a liderança
Decidido a vencer a prova, Vettel, então partiu para cima de Grosjean em busca da segunda posição. A ultrapassagem veio a 13 voltas do fim, com uma bela manobra na curva 1. Na volta 42, Webber confirmou a estratégia de três paradas e foi para os boxes. Com isso, o alemão assumiu a ponta. O sonho do tetra antecipado poderia se realizar, mas para isso, Alonso, que vinha em quinto, não poderia chegar entre os oito primeiros.

 
Webber supera Grosjean
Terceiro colocado, mas com pneus macios e novos, Webber tirava dois segundos por volta de Grosjean, colando rapidamente no francês. Nesse momento, Alonso passava Hulk para assumir o quarto lugar e Rosberg deixava Massa para atrás e subia para oitavo. Webber apostava em se livrar rapidamente de Grosjean para partir para cima de Vettel em busca da vitória. Entretanto, o francês fez jogo duro e o australiano levou três voltas para conseguir a ultrapassagem.


Mas a essa altura, não dava mais tempo para alcançar seu companheiro de equipe, que se encaminhava tranquilamente para receber a bandeira quadriculada com sete segundos de vantagem. Webber e Grosjean completaram o pódio. Alonso chegou em quarto, seguido de perto por Raikkonen e Hulkenberg. Gutiérrez chegou em oitavo, enquanto Massa acabou sendo superado por Button na volta final e terminou em décimo.

Header_resultado (Foto: arte esporte)

1) Sebstian Vettel (ALE/RBR), 53 voltas, em  1h37m410        
2) Mark Webber (AUS/RBR) +7s1        
3) Romain Grosjean (FRA/Lotus) +9s9        
4) Fernando Alonso (ESP/Ferrari) +45s6        
5) Kimi Raikkonen (FIN/Lotus) +47s3        
6) Nico Hulkenberg (ALE/Sauber) +51s6        
7) Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber) +1m11s6        
8) Nico Rosberg (ALE/Mercedes) +1m12s0        
9) Jenson Button (ING/McLaren) +1m20s8        
10) Felipe Massa BRA/Ferrari) +1m29s2        
11) Paul di Resta (ESC/Force India) +1m38s5        
12) Jean-Eric Vergne (FRA/Toro Rosso) +1 volta        
13) Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso) +1 volta        
14) Adrian Sutil (ALE/Force India) +1 volta        
15) Sergio Pérez (MEX/McLaren) +1 volta        
16) Pastor Maldonado (VEN/Williams) +1 volta        
17) Valtteri Bottas (FIN/Williams) +1 volta        
18) Charles Pic (FRA/Caterham) +1 volta        
19) Max Chilton (ING/Marussia) +1 volta 

Melhor volta: Mark Webber (AUS/RBR), 1m34s587         
                                                             
Não completaram:                                            
Lewis Hamilton (ING/Mercedes) - na 9ª volta            
Giedo van der Garde (HOL/Caterham) - na 1ª volta            
Jules Bianchi (FRA/Marussia) - na 1ª volta


Arte circuito de Suzuka - GP do Japão (Foto: Infoesporte)


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2013/10/vettel-vence-mas-alonso-chega-em-4-e-adia-tetracampeonato-do-alemao.html

Nenhum comentário: