domingo, 13 de outubro de 2013

Gol no fim evita derrota do Flu para o Grêmio no Maracanã: 1 a 1

Rafael Sobis marca aos 45 minutos do segundo tempo, quando o Flu tinha um jogador a menos. Grêmio fica a dez pontos do Cruzeiro

A CRÔNICA 
 
por GLOBOESPORTE.COM

Jogada individual de Rafael Sobis aos 45 minutos do segundo tempo, quando o Fluminense tinha um jogador a menos em campo, deu ao time carioca um improvável empate com o Grêmio no início da noite deste sábado, no Maracanã. O gol saiu quando os gaúchos pareciam ter total controle da partida, alicerçados na vitória parcial por 1 a 0, com gol de Bressan, e na vantagem numérica, fruto da expulsão de Biro Biro. O 1 a 1 rendeu sentimento de alívio ao Flu, que fica um pouco menos colado na zona de rebaixamento. O Grêmio agora tem dez pontos de distância para o líder do campeonato, o Cruzeiro, que neste domingo tem clássico contra o Atlético-MG.
O Grêmio pulou na frente ainda no primeiro tempo e depois suportou forte pressão do Fluminense. Na etapa final, porém, os cariocas não conseguiram ameaçar o adversário. Foi o brilho individual de Rafael Sobis - agora com nove gols no nacional - que evitou a derrota.

- Nós tentamos acertar as finalizações, mas o goleiro deles teve uma noite muito feliz. O placar foi de 1 a 1, mas o resultado não foi justo - avaliou Sobis.

Os gaúchos, com o lance, acabaram pagando o preço da falta de ambição demonstrada depois do primeiro gol. O atacante Kleber reclamou muito de um impedimento mal assinalado pelo árbitro Alicio Pena Júnior no lance imediatamente anterior ao gol de Sobis. O Gladiador partiu do campo de defesa e ficaria frente a frente com o goleiro rival.

- O Grêmio pagou pelo erro do juiz. Não foi impedimento. Já foi assim contra o Vitória e agora de novo - protestou o atacante, referindo-se a um gol mal anulado contra os baianos, pela 23ª rodada, quando o assistente também assinalou um impedimento seu.

O Grêmio foi a 49 pontos, nove à frente do primeiro time fora da zona da Libertadores - o Vitória. Foi o sexto jogo do time de Porto Alegre contra cariocas e o primeiro sem vitória. O Flu, com 35, é o 13º, três à frente da zona de rebaixamento.

As duas equipes voltam a campo na quarta-feira. Os gaúchos recebem o Corinthians na Arena, e os cariocas visitam o Cruzeiro no Mineirão.

Wagner jogo Fluminense e Grêmio (Foto: Alexandre Cassiano / Ag. O Globo) 
Grohe sai bem e salva chute de Wagner: foi uma das quatro defesas difíceis
do goleiro apenas no primeiro tempo (Foto: Alexandre Cassiano / Ag. O Globo)
 
Pacto com a bola
A eficácia do esquema 3-5-2 do Grêmio convenceu o técnico Vanderlei Luxemburgo a usar a mesma tática. Ele também escalou o Flu com três zagueiros (Edinho foi recuado), com a diferença de que o sistema gaúcho é sustentado em três volantes no meio. Foi curioso: o time carioca foi a campo sem dar a certeza de qual seria a formação. Com a medida, Luxa pretendia controlar a verticalidade do adversário, sempre capaz de atacar rápido, com movimentação, sem dar tempo ao oponente. A missão, porém, fracassou no primeiro tempo. O zagueiro Bressan, de cabeça, fez 1 a 0 para o Grêmio aos 37 minutos.

O jogo começou chato, arrastado. Com o tempo, porém, se soltou. Foi o Grêmio que tomou a iniciativa. Souza acertou o travessão de Kléver com a canhota e depois, de perna direita, mandou chute perigoso, mas para fora. O goleiro do Fluminense ainda teve que salvar desvio de cabeça de Barcos. Quando Bressan fez o gol (Kléver saiu mal, e a bola ainda passou sob as pernas de Diguinho), já estava evidente que ele poderia nascer a qualquer momento.

Mas o mais curioso foi a mudança radical na partida depois do gol. A partir daí, o atual campeão brasileiro encaixotou o rival em seu campo de defesa e só não empatou porque os gaúchos parecem ter um pacto com a bola. Repetidas vezes, ela ficou solta dentro da área, quicando - e nada de entrar. Saimon salvou em chute de Jean. Marcelo Grohe, de enorme atuação, impediu o gol duas vezes no lance mais impressionante, aos 43, primeiro em dividida com Wagner, depois em chute de Jean.

Rafael Sobis comemoração gol Fluminense e Grêmio (Foto: Fernando Cazaes / Photocamera) 
Rafael Sobis comemora gol aos 45 do segundo tempo
(Foto: Fernando Cazaes / Photocamera)
 
Sobis busca o empate
Luxemburgo desmanchou o esquema com três zagueiros no intervalo. O Flu voltou para o segundo tempo com Felipe, um articulador, no lugar de Anderson. O Grêmio, em contrapartida, encontrou seu cenário ideal: vantagem no placar para, com sua distribuição matemática no campo de defesa, anestesiar o adversário. Até os 20 minutos, os cariocas trocaram passes sem parar - e sem qualquer efeito prático.

Aí o treinador do time da casa resolveu radicalizar: botou Marcos Junior no lugar de Wagner e mandou o menino Ailton a campo, sacando Bruno. O time ficou mais ofensivo. A expulsão de Biro Biro, ao tentar cavar um pênalti, complicou a vida do Fluminense. Com um a menos, parecia perdido. Era quase absoluto o controle do Grêmio. Quase. Rafael Sobis, aos 45, avançou a dribles, passou pelos marcadores, mandou o chute e conseguiu empatar a partida.

 
FONTE

Nenhum comentário: