domingo, 13 de outubro de 2013

Ao lado de croata, Melo fatura primeiro título de Masters 1.000, em Xangai

Com façanha, brasileiro entra pela primeira vez no Top 10 de duplas da ATP

Por Xangai, China

Assim como o ex-parceiro fez em Montreal, em agosto, Marcelo Melo conquistou neste domingo o primeiro título de Masters 1.000 da carreira. Na decisão do Masters 1.000 de Xangai, o mineiro de 30 anos e o croata Ivan Dodig derrotaram os espanhóis David Marrero e Fernando Verdasco, cabeças de chave nº 8, por 2 sets a 1, com as parciais de 7/6(2), 6/7(6) e 10/2. Nas semifinais, a sexta melhor dupla da temporada já havia superado nas semifinais, também em duelo de três sets, os irmãos americanos Bob Bryan e Mike Bryan, líderes do ranking mundial e atuais campeões olímpicos e dos Grand Slams do Aberto da Austrália, de Roland Garros e de Wimbledon. E nas oitavas, o brasileiro e o croata também levaram a melhor sobre o suíço Roger Federer e o chinês Ze Zhang.

tênis Marcelo Melo e Ivan Dodig master 1000 de Xangai (Foto: Agência AFP) 
Marcelo Melo e Ivan Dodig estão bem próximos de se classificarem para o ATP Finals
(Foto: Agência AFP)
 
- Essa é uma sensação ótima. (Tivemos) duas partidas difíceis, contra Federer na estreia (e) contra os Bryans. Estamos felizes de vencer aqui em Xangai - comemorou o brasileiro após a vitória na final.

Os 1.000 pontos ganhos pelo título vão elevar Melo à melhor posição da carreira no ranking de duplas da ATP. Pela primeira vez ele vai entrar no Top 10, se juntando a outros brasileiros que conseguiram o mesmo feito (Gustavo Kuerten no simples; Cássio Motta, Carlos Kirmayr e Bruno Soares, atual número 3 do mundo, nas duplas).

tênis Marcelo Melo e Ivan Dodig master 1000 de Xangai (Foto: Agência AFP) 
Melo se ajoelha no chão, abre os braços e vibra
muito com o título junto com Dodig (Foto: AFP)
 
Atual sexta melhor dupla da temporada, Melo e Dodig também vão subir para o terceiro posto no ranking de equipes, ficando ainda mais próximos de obter uma vaga no ATP Finals, torneio que reúne as oito melhores parcerias do ano, em novembro, em Londres. Soares e o austríaco Alexander Peya, vice-líderes da lista, já estão classificados.

- Isso é importante para nós. Queremos ter outra grande experiência depois desse título e jogar entre os oito melhores times em Londres - disse Dodig.

Melo chegou a seu 12º título na carreira. Em 2013, foi vice-campeão do Grand Slam de Wimbledon e semifinalista do US Open junto com Dodig, além de ter conquistado o título do ATP 250 de Brisbane, na Austrália, em parceria com o espanhol Tommy Robredo.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/masters-1000/noticia/2013/10/ao-lado-de-croata-melo-fatura-primeiro-titulo-de-masters-1000-em-xangai.html

Nenhum comentário: