quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Klose passa em branco, Alemanha é vaiada e só empata com o Paraguai

Atacante adia recorde em movimentado 3 a 3 em Kaiserslautern. Alemães mostram fragilidade e falta de criatividade contra lanterna da América do Sul

Por GLOBOESPORTE.COM Kaiserslautern, Alemanha

A Alemanha deixou uma má impressão para os seus torcedores no primeiro jogo de uma temporada que só acabará com a final da Copa do Mundo. Uma das favoritas para o Mundial do Brasil, a seleção de Joachim Löw foi vaiada e só ficou no empate por 3 a 3 com o Paraguai, nesta quarta-feira, no Fritz-Walter-Stadion, em Kaiserslautern.

Apesar dos três gols marcados pelos donos da casa, Miroslav Klose passou em branco. O centroavante do Lazio vivia a expectativa de igualar Gerd Müller como maior artilheiro da história da seleção. A diferença atual está em apenas um gol: 68 a 67 para o antigo jogador do Bayern de Munique, que ainda possui média amplamente superior - atingiu a marca com 62 jogos, contra agora 128 de Klose.

Os gols, ainda assim, foram devidamente distribuídos. O Paraguai chegou a abrir boa vantagem com Nuñez e Pittoni, enquanto Gündogan e Müller consumaram a reação dos mandantes. Samudio, ainda no primeiro tempo, desempatou. A Alemanha só chegou à igualdade aos 29 da etapa final, com Lars Bender.

Klose Samudio Alemanha e Paraguai (Foto: Agência EFE) 
Klose passou em branco no empate entre a Alemanha e Paraguai (Foto: Agência EFE)
 
Sem Schweinsteiger e Götze, ainda recuperando a forma física, Toni Kroos, que acompanhou o nascimento de seu filho, e Draxler, lesionado, a Alemanha ficou refém principalmente do futebol de Müller e Özil. Ambos não tiveram atuação desastrosa, mas tampouco desequilibraram. E isso pesou para principalmente um segundo tempo pobre por parte dos comandados de Joachim Löw.
Na defesa, as preocupações que já existiam por conta de exibições recentes - como na vitória por 4 a 2 sobre o Equador - só aumentaram. Falhas coletivas e individuais permitiram o Paraguai, lanterna das eliminatórias sul-americanas, marcar três vezes num intervalo de 34 minutos.

O Nationalelf terá oportunidade para melhorar a sua imagem em setembro. No dia 6, enfrentará a Áustria, na Allianz Arena, em Munique, pela sétima rodada do Grupo C das eliminatórias europeias para a Copa do Mundo. Uma vitória praticamente irá assegurar a Alemanha no Brasil, já que a diferença para os segundos colocados está na casa dos cinco pontos. Restariam outros dois compromissos, contra as Ilhas Faroe, fora, e Irlanda, em casa.

O Paraguai, por sua vez, se alimenta da esperança de conseguir um milagre na América do Sul. A situação é delicada: são oito pontos somados em 12 rodadas. O Uruguai, último beneficiado, na quinta posição, iria para a repescagem atualmente com os seus 16 pontos. O próximo adversário do time de Victor Genes é a Bolívia, também no dia 6.

Comemoração do Paraguai contra a alemanha (Foto: Agência EFE) 
Hummels é clicado durante a comemoração do Paraguai: surpresa para os alemães (Foto: Agência EFE)
 
É possível? Paraguai faz três gols em 45 minutos
Em 12 partidas nas eliminatórias sul-americanas da Copa do Mundo, o Paraguai marcou nove gols. É o dono do pior ataque - e da segunda pior defesa, com 23 gols sofridos, à frente apenas dos 24 da Bolívia. Difícil, quase impossível, imaginar o que aconteceria nos primeiros 45 minutos no Fritz-Walter-Stadion. Mas era verdade: este mesmo Paraguai marcou três vezes e desceu para o vestiário com vitória parcial sobre a toda-poderosa Alemanha.

O resultado começou a ser construído logo aos nove minutos, quando os donos da casa já pressionavam. Nuñez foi lançado nas costas de Khedira e, livre, só teve o trabalho de fuzilar a meta de Neuer. O segundo veio na sequência, para o espanto da torcida local: novamente Khedira vacilou no domínio na entrada da área e Pittoni, ex-Figueirense e titular do Olimpia, concluiu no canto direito do goleiro do Bayern de Munique.

José Nunez e Roque santa Cruz comemora gol do Paraguai contra a Alemanha (Foto: Agência AFP) 
José Nuñez abraça o veterano Roque Santa Cruz após abrir o placar em Kaiserslautern (Foto: Agência AFP)
 
Com calma, a Alemanha marcou forte e não demorou a ter o controle territorial. O Paraguai, absolutamente satisfeito com a placar, se retraiu como num ato natural. Não demoraria a sofrer o empate.

Aos 18, rondando a área rival, a Alemanha fez o primeiro em um belíssimo chute colocado de Gündogan. Reus ainda desperdiçou duas oportunidades, aos 22 e 26, até que Thomas Müller marcou aos 31. Hummels fez belo lançamento para o meia-atacante, que dominou com categoria antes de finalizar.

A virada parecia, então, questão de tempo. Mas mais uma vez a Alemanha foi surpreendida. Num raro cochilo de Hummels na marcação, Santa Cruz disparou pela direita e cruzou rasteiro para Samudio completar. Quase deu para Neuer.

Alemanha cria pouco e demora a reagir
Já sem Gündogan, que saiu ainda no primeiro tempo, o técnico Joachim Löw teve de substituir também o zagueiro Mertesacker por questões físicas na volta para o segundo tempo. O Paraguai, para deixar claro que se sua façanha era num amistoso, fez quatro modificações até os 17 minutos, entre elas a do goleiro Villar, que completara 100 jogos com a camisa da seleção.

Khedira  e Ortiz- Alemanha e Paraguai (Foto: Agência AFP) 
Khedira falhou em um dos gols paraguaios, mas destacou-se com bons passes (Foto: Agência AFP)
 
Os alemães seguiram melhores, mas faltava uma profundidade que por vezes foi vista na etapa inicial. Klose, lento e por vezes individualista, deu lugar a Mario Gómez. O atacante da Fiorentina era a grande ameaça dos paraguaios, como pôde confirmar em lance aos 13 minutos, quando completou cruzamento de Müller e obrigou Fernández a realizar grande defesa. Mas ainda era pouco.

A Alemanha precisou de paciência para superar a retranca montada por Victor Genes. Após muitos erros de passe e cruzamentos desesperados, um novo empate saiu dos pés do volante Lars Bender. Foi aos 29 minutos, numa bonita finalização à direita de Fernández - a segunda dele no mesmo lance.

Faltou qualidade. As sucessivas decisões equivocadas deixaram claro que o gol de Bender parecia ser fruto mais de uma jogada isolada. A Alemanha, mesmo sendo dona da casa e com um time muito superior, só conseguiu pressionar nos derradeiros instantes. Fernández salvou o Paraguai em cabeçada de Jansen e torceu para que Schürrle finalizasse para fora no último lance do jogo. Deu certo.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-alemao/noticia/2013/08/klose-passa-em-branco-alemanha-e-vaiada-e-so-empata-com-o-paraguai.html

Nenhum comentário: