Brasileiro usa eliminatória do Mundial para se adaptar à pista de Moscou e vai à decisão apenas na 11ª posição: 'Fiz o que estava planejado'
Duda sempre esteve na zona de classificaçãopara a final do Mundial (Foto: AP)
- Fiz o que estava planejado, cresci durante a qualificação. A posição me preocupou um pouco. Eu fiquei fazendo as contas, sabia que poderia passar até em 12º. O outro grupo da eliminatória já havia acabado, mas ainda havia quatro atletas para saltar na minha e eu estava em nono. Foi quando vi que poderia já guardar a sapatilha e descansar, mas queria usar mais um salto para treinar, quanto mais saltos eu fizer, mais comparações meu técnico vai ter - disse o saltador.
De tão veloz que foi na corrida, Duda sequer tocou a tábua de impulsão em seu primeiro salto.
Decolou a 22cm do limite permitido e, mesmo assim, fez uma marca de 7,81m que já o colocava no Top 12, mas não o manteria no grupo de classificação até o fim da prova. Por isso, o paulista fez um segundo salto mais longo. Ele encaixou melhor a corrida, decolou a pouco menos de 10cm do limite e fez o voo de 7,92m que acabou lhe garantindo um posto na decisão.
Já classificado, Duda usou último salto para treinar, arriscou e queimou (Foto: Reuters)
- Até achei que o último salto era para mais de 8,10m, foi bem longe. Não sei o quanto queimou porque não passou no telão, mas já estava garantido. Fiz o salto para treinar, porque a pista é rápida e oscila um pouco. Ela me ajuda, mas na hora de pegar na tábua, tem de ser igual a corrida - contou Duda.
A surpresa da eliminatória foi a desclassificação do atual campeão olímpico Greg Rutherford. O britânico sofreu com as lesões nesta temporada e quase não disputou o Mundial. Ele fez a marca de 7,87m e foi o 14º colocado. A final será realizada na sexta-feira, às 12h30m (horário de Brasília).
Confira os 12 finalista
1º - Eusebio Cáceres (ESP) - 8,25m
2º - Godfrey Mokoena (AFS) - 8,16m
3º - Aleksandr Menkov (RUS) - 8,11m
4º - Christian Reif (ALE) - 8,09m
5º - Luis Rivera (MEX) - 8,04m
6º - Loúis Tsátoumas (GRE) - 8,00m
7º - Damar Forbes (JAM) - 7,96m
8º - Jinzhe Li (CHN) - 7,96m
9º - Dwight Phillips (EUA) - 7,95m
10º - Sebastian Bayer (ALE) - 7,95m
11º - Mauro Vinícius da Silva (BRA) - 7,92m
12º - Ignisious Gaish (HOL) - 7,89m
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/atletismo/noticia/2013/08/quase-no-limite-duda-treina-e-avanca-final-do-salto-em-distancia.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário