quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Quase no limite, Duda 'treina' e avança à final do salto em distância

Brasileiro usa eliminatória do Mundial para se adaptar à pista de Moscou e vai à decisão apenas na 11ª posição: 'Fiz o que estava planejado'

Por Marcos Guerra Direto de Moscou

Mauro Vinicius da Silva, o Duda, Mundial de Atletismo em Moscou - AP (Foto: AP) 
Duda sempre esteve na zona de classificaçãopara a final do Mundial (Foto: AP)
 
Mauro Vinícius da Silva estampa um sorriso leve de quem cumpriu sua primeira missão no Mundial de Moscou, nesta quarta-feira. Duda, como é chamado, avançou à final do salto em distância quase no limite. Com um salto de 7,92m, o brasileiro foi apenas o 11º dos 12 classificados, mas não perde o sono por causa disso. Ele está leve, leve. Tanto que fez da eliminatória um treino de gala para se adaptar à pista do estádio Luzhniki.

- Fiz o que estava planejado, cresci durante a qualificação. A posição me preocupou um pouco. Eu fiquei fazendo as contas, sabia que poderia passar até em 12º. O outro grupo da eliminatória já havia acabado, mas ainda havia quatro atletas para saltar na minha e eu estava em nono. Foi quando vi que poderia já guardar a sapatilha e descansar, mas queria usar mais um salto para treinar, quanto mais saltos eu fizer, mais comparações meu técnico vai ter - disse o saltador.
De tão veloz que foi na corrida, Duda sequer tocou a tábua de impulsão em seu primeiro salto.
 Decolou a 22cm do limite permitido e, mesmo assim, fez uma marca de 7,81m que já o colocava no Top 12, mas não o manteria no grupo de classificação até o fim da prova. Por isso, o paulista fez um segundo salto mais longo. Ele encaixou melhor a corrida, decolou a pouco menos de 10cm do limite e fez o voo de 7,92m que acabou lhe garantindo um posto na decisão.

Mauro Vinicius da Silva, o Duda, Mundial de Atletismo em Moscou (Foto: Reuters) 
Já classificado, Duda usou último salto para treinar, arriscou e queimou (Foto: Reuters)
 
Duda não saiu do Top 12 em nenhum momento. Último a saltar, ele fazia as contas sem demonstrar nervosismo. Pelo contrário. Parecia estar certo de que, se precisasse, voaria para além dos 8m, como fez durante quase toda temporada. Mas nem precisou. Ele chegou à sua terceira tentativa já classificado, mas saltou novamente para treinar. O brasileiro forçou a corrida, atacou mais a tábua e queimou.

- Até achei que o último salto era para mais de 8,10m, foi bem longe. Não sei o quanto queimou porque não passou no telão, mas já estava garantido. Fiz o salto para treinar, porque a pista é rápida e oscila um pouco. Ela me ajuda, mas na hora de pegar na tábua, tem de ser igual a corrida - contou Duda.

A surpresa da eliminatória foi a desclassificação do atual campeão olímpico Greg Rutherford. O britânico sofreu com as lesões nesta temporada e quase não disputou o Mundial. Ele fez a marca de 7,87m e foi o 14º colocado. A final será realizada na sexta-feira, às 12h30m (horário de Brasília).

Confira os 12 finalista
1º - Eusebio Cáceres (ESP) - 8,25m
2º - Godfrey Mokoena (AFS) - 8,16m
3º - Aleksandr Menkov (RUS) - 8,11m
4º - Christian Reif (ALE) - 8,09m
5º - Luis Rivera (MEX) - 8,04m
6º - Loúis Tsátoumas (GRE) - 8,00m
7º - Damar Forbes (JAM) - 7,96m
8º - Jinzhe Li (CHN) - 7,96m
9º - Dwight Phillips (EUA) - 7,95m
10º - Sebastian Bayer (ALE) - 7,95m
11º - Mauro Vinícius da Silva (BRA) - 7,92m
12º - Ignisious Gaish (HOL) - 7,89m


FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/atletismo/noticia/2013/08/quase-no-limite-duda-treina-e-avanca-final-do-salto-em-distancia.html

Nenhum comentário: