Com objetivo de se tornar referência, complexo comercial terá identidade arquitetônica exclusiva. Serão 44 lojas em rua criada ao redor do estádio
Por Diego Guichard
Porto Alegre
Foi dada a partida para a implantação de um novo conceito para o
complexo do futuro Beira-Rio. Enquanto o estádio acelera a reforma para
se tornar palco dos jogos do Inter e da Copa do Mundo de 2014, outra
etapa começou a sair do papel na manhã desta segunda-feira. Em coletiva
para a imprensa, foi apresentado o Street Mall – projeto que formará um
conjunto de lojas, ao redor do estádio, com acesso livre para o público
em geral, todos os dias da semana. A previsão de lançamento é para
depois do Mundial, em outubro do próximo ano.
Será um tipo de rua comercial circular, que contornará todo estádio,
entre a estrutura das folhas da nova cobertura. A ideia não é somente
criar um espaço com 44 lojas, mas virar ponto de referência na cidade.
Trata-se de parceria entre a BRIO, empresa responsável pela modernização
do estádio, com os grupos Tornak e Phorbis, para oferecer um espaço
baseado em quatro braços: conveniência, serviço, esporte e alimentação.
- As grandes arenas esportivas do mundo oferecem, além do espetáculo principal, que é a partida de futebol, serviço, conveniência, alimentação e entretenimento. Essa é a ideia do Street Mall na relação não apenas com o torcedor colorado, mas com todos que vivem na Região do Menino Deus - explica o empresário Fernando Tornaim.
Como ponto de referência, a ideia também é de criar uma identidade
visual, a partir da arquitetura da região. Como comparativo na
apresentação, foi utilizado como exemplo locais como o calçadão de
Copacabana, no Rio, ou a Calçada da Fama, de Hollywood, nos Estados
Unidos.
Mudança cultural
O objetivo também será o de explorar o chamado “Match Day”. Ou seja, expandir a experiência de assistir uma partida de futebol, oferecendo serviços e possibilidades extras. O torcedor não precisará ficar do lado de fora, esperando um horário próximo à partida. Poderá ficar abrigado dentro das repartições internas e aproveitar a estrutura que poderá receber alterações adaptadas a cada evento.
O Street Mall do Beira-Rio é o primeiro complexo comercial do Sul do país a alinhar a experiência de consumo com lazer e esporte.
- A procura inicial tem nos surpreendido, sendo acima do esperado, em comparação com outros empreendimentos. Assim que foi lançado o projeto, várias empresas nos chamaram para conversar, e já há cinco contratos assinados - complementa Tornaim.
Embora continua um projeto próprio, há diversas inspirações que
formarão o Street Mall. Como exemplo, Tornaim lembrou a Amsterdã Arena,
do Ajax. Ao redor da arena, há uma praça comercial chamada Arena
Boulevard, com grande complexo de entretenimento.
E um fator importante: bebidas alcoólicas serão liberadas nos ambientes comerciais do complexo. Afinal de contas, a proibição só ocorre para locais dentro do estádio.
- Passou a catraca, a bebida alcoólica fica proibida. Antes disso, fica liberada – explica o diretor de marketing Jorge Avancini, também presente na reunião.
Tudo isso somente terá possível graças a chamada “mágica da reforma”. A casa colorada se tornará quase duas vezes maior a partir da transformação, passando de 55 mil metros quadrados para 85 mil. O novo mundo se abrirá nas entranhas da arquibancada – espaço antes fechado, aterrado sobre as pedras das antigas e demolidas inferiores.
Com 74% das obras concluídas, o Beira-Rio tem previsão para ser finalizado em 31 de dezembro. Como o estádio sediará cinco jogos da Copa do Mundo, optou-se então para a inauguração do Street Mall meses após a competição, já que a Fifa utilizará todos os espaços do complexo.
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/internacional/noticia/2013/08/inter-apresenta-shopping-que-mudara-conceito-do-beira-rio-depois-da-copa.html
Projeção mostra como será o Complexo Street Mall do Beira-Rio (Foto: Hype / DVG)
- As grandes arenas esportivas do mundo oferecem, além do espetáculo principal, que é a partida de futebol, serviço, conveniência, alimentação e entretenimento. Essa é a ideia do Street Mall na relação não apenas com o torcedor colorado, mas com todos que vivem na Região do Menino Deus - explica o empresário Fernando Tornaim.
Projeto Street Mall terá espaço para 44 lojas (Foto: Divulgação)
Mudança cultural
O objetivo também será o de explorar o chamado “Match Day”. Ou seja, expandir a experiência de assistir uma partida de futebol, oferecendo serviços e possibilidades extras. O torcedor não precisará ficar do lado de fora, esperando um horário próximo à partida. Poderá ficar abrigado dentro das repartições internas e aproveitar a estrutura que poderá receber alterações adaptadas a cada evento.
O Street Mall do Beira-Rio é o primeiro complexo comercial do Sul do país a alinhar a experiência de consumo com lazer e esporte.
- A procura inicial tem nos surpreendido, sendo acima do esperado, em comparação com outros empreendimentos. Assim que foi lançado o projeto, várias empresas nos chamaram para conversar, e já há cinco contratos assinados - complementa Tornaim.
Empresários se mostram surpreendidos com procura na apresentação do projeto (Foto: Diego Guichard)
E um fator importante: bebidas alcoólicas serão liberadas nos ambientes comerciais do complexo. Afinal de contas, a proibição só ocorre para locais dentro do estádio.
- Passou a catraca, a bebida alcoólica fica proibida. Antes disso, fica liberada – explica o diretor de marketing Jorge Avancini, também presente na reunião.
Tudo isso somente terá possível graças a chamada “mágica da reforma”. A casa colorada se tornará quase duas vezes maior a partir da transformação, passando de 55 mil metros quadrados para 85 mil. O novo mundo se abrirá nas entranhas da arquibancada – espaço antes fechado, aterrado sobre as pedras das antigas e demolidas inferiores.
Com 74% das obras concluídas, o Beira-Rio tem previsão para ser finalizado em 31 de dezembro. Como o estádio sediará cinco jogos da Copa do Mundo, optou-se então para a inauguração do Street Mall meses após a competição, já que a Fifa utilizará todos os espaços do complexo.
saiba mais
FONTE:http://globoesporte.globo.com/futebol/times/internacional/noticia/2013/08/inter-apresenta-shopping-que-mudara-conceito-do-beira-rio-depois-da-copa.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário