segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Empresa lança shopping que mudará conceito do Beira-Rio depois da Copa

Com objetivo de se tornar referência, complexo comercial terá identidade arquitetônica exclusiva. Serão 44 lojas em rua criada ao redor do estádio

Por Diego Guichard Porto Alegre

Foi dada a partida para a implantação de um novo conceito para o complexo do futuro Beira-Rio. Enquanto o estádio acelera a reforma para se tornar palco dos jogos do Inter e da Copa do Mundo de 2014, outra etapa começou a sair do papel na manhã desta segunda-feira. Em coletiva para a imprensa, foi apresentado o Street Mall – projeto que formará um conjunto de lojas, ao redor do estádio, com acesso livre para o público em geral, todos os dias da semana. A previsão de lançamento é para depois do Mundial, em outubro do próximo ano.

Projeção do Complexo Street Mall do Beira-Rio (Foto: Hype / DVG) 
 Projeção mostra como será o Complexo Street Mall do Beira-Rio (Foto: Hype / DVG)
 
Será um tipo de rua comercial circular, que contornará todo estádio, entre a estrutura das folhas da nova cobertura.  A ideia não é somente criar um espaço com 44 lojas, mas virar ponto de referência na cidade. Trata-se de parceria entre a BRIO, empresa responsável pela modernização do estádio, com os grupos Tornak e Phorbis, para oferecer um espaço baseado em quatro braços: conveniência, serviço, esporte e alimentação.

- As grandes arenas esportivas do mundo oferecem, além do espetáculo principal, que é a partida de futebol, serviço, conveniência, alimentação e entretenimento. Essa é a ideia do Street Mall na relação não apenas com o torcedor colorado, mas com todos que vivem na Região do Menino Deus - explica o empresário Fernando Tornaim.

Projeto Street Mall, do novo Beira-Rio  (Foto: Divulgação) 
Projeto Street Mall terá espaço para 44 lojas (Foto: Divulgação)
 
Como ponto de referência, a ideia também é de criar uma identidade visual, a partir da arquitetura da região. Como comparativo na apresentação, foi utilizado como exemplo locais como o calçadão de Copacabana, no Rio, ou a Calçada da Fama, de Hollywood, nos Estados Unidos.

Mudança cultural
O objetivo também será o de explorar o chamado “Match Day”. Ou seja, expandir a experiência de assistir uma partida de  futebol, oferecendo serviços e possibilidades extras. O torcedor não precisará ficar do lado de fora, esperando um horário próximo à partida. Poderá ficar abrigado dentro das repartições internas e aproveitar a estrutura que poderá receber alterações adaptadas a cada evento.

O Street Mall do Beira-Rio é o primeiro complexo comercial do Sul do país a alinhar a experiência de consumo com lazer e esporte.

- A procura inicial tem nos surpreendido, sendo acima do esperado, em comparação com outros empreendimentos. Assim que foi lançado o projeto, várias empresas nos chamaram para conversar, e já há cinco contratos assinados - complementa Tornaim.

Marcelo Flores, Mathias Rodrigues e Fernando Tornaim na apresentação do Street Mall, do Beira-Rio  (Foto: Diego Guichard / GLOBOESPORTE.COM)Empresários se mostram surpreendidos com procura na apresentação do projeto (Foto: Diego Guichard)
 
Embora continua um projeto próprio, há diversas inspirações que formarão o Street Mall. Como exemplo, Tornaim lembrou a Amsterdã Arena, do Ajax. Ao redor da arena, há uma praça comercial chamada Arena Boulevard, com grande complexo de entretenimento.

E um fator importante: bebidas alcoólicas serão liberadas nos ambientes comerciais do complexo. Afinal de contas, a proibição só ocorre para locais dentro do estádio.

- Passou a catraca, a bebida alcoólica fica proibida. Antes disso, fica liberada – explica o diretor de marketing Jorge Avancini, também presente na reunião.

Tudo isso somente terá possível graças a chamada “mágica da reforma”. A casa colorada se tornará quase duas vezes maior a partir da transformação, passando de 55 mil metros quadrados para 85 mil. O novo mundo se abrirá nas entranhas da arquibancada – espaço antes fechado, aterrado sobre as pedras das antigas e demolidas inferiores.


Com 74% das obras concluídas, o Beira-Rio tem previsão para ser finalizado em 31 de dezembro. Como o estádio sediará cinco jogos da Copa do Mundo, optou-se então para a inauguração do Street Mall meses após a competição, já que a Fifa utilizará todos os espaços do complexo.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/internacional/noticia/2013/08/inter-apresenta-shopping-que-mudara-conceito-do-beira-rio-depois-da-copa.html

Nenhum comentário: