segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Atlético-PR se impõe, derrota o Botafogo e entra no G-4 do Brasileiro

Com dois gols de Éderson, Furacão vence por 2 a 0 e entra na zona de classificação para a Libertadores. Alvinegros ficam na segunda posição

A CRÔNICA 
 
por GLOBOESPORTE.COM

O Botafogo não conseguiu achar seu melhor jogo diante do Atlético-PR no Durival de Britto e perdeu para o Cruzeiro a liderança do Campeonato Brasileiro. Neste domingo, no duelo de duas equipes invictas nas oito rodadas anteriores, melhor para os rubro-negros, que chegaram à quarta posição na tabela e entraram na zona de classificação para a Libertadores com a vitória por 2 a 0 - gols de Éderson. O desempenho atleticano é ainda mais positivo pelo fato de o time ter retornado à Série A do Brasileiro neste ano. A torcida - 12.124 pagantes, para uma renda de R$ 186.410,00 - fez a festa e chegou a gritar olé.

- Isso é fruto de muito trabalho. Todo mundo viu, não participamos do Campeonato Estadual (jogou o time sub-23), ficamos treinando forte a cada dia. Nao é de agora, a gente vem buscando isso faz tempo. Nem pensamos no G-4 agora, e sim em pontuar para não passar nem perto do rebaixamento - disse após o jogo Éderson, herói da partida, que agora é divide a artilharia do campeonato com William, da Ponte Preta, ambos com dez gols.

No lado alvinegro, Seedorf não escondeu a irritação com o resultado e chegou a ensaiar uma reclamação com a arbitragem.

- Não estou gostando das atitudes que os juízes estão tendo. A bola sai, aí demoram para jogar de volta, essas coisas prejudicam um time como o nosso. A gente quer aumentar o ritmo, seguir o jogo. Mas não foi ele (árbitro) que decidiu o jogo, a gente sabe disso - declarou.

No próximo domingo, o Furacão enfrentará o Náutico, na Arena Pernambuco, enquanto os alvinegros receberão o São Paulo, no Maracanã. Com o resultado, o Botafogo permanece com 29 pontos, agora dois atrás do Cruzeiro, na segunda colocação. O Atlético-PR desbanca o Corinthians, que empatou com o Vasco, da quarta posição, e está a apenas quatro pontos do líder mineiro. Antes da próxima rodada, porém, os times voltam a campo pelos jogos de volta das oitavas da Copa do Brasil. Na quarta-feira, o Atlético-PR recebe o Palmeiras. No mesmo dia, o Botafogo visita o Atlético-MG.


Furacão começa melhor
Ederson gol Atlético-PR x Botafogo (Foto: Heuler Andrey / Ag. Estado) 
Éderson comemora gol do Atlético-PR: ele agora é artilheiro do Brasileirão (Foto: Heuler Andrey / Ag. Estado)
 
Os dois times pisaram no gramado com uma invencibilidade de oito rodadas no Brasileiro - a última derrota de ambos havia sido como visitantes, em 14 de julho, quando o Botafogo perdeu para o Grêmio e o Furacão foi superado no clássico local contra o Coritiba. Uma vitória poderia reconduzir os alvinegros à liderança do Brasileiro, tomada pelo Cruzeiro na noite de sábado. Para o Atlético-PR, contudo, três pontos significariam entrar na zona de classificação para a Libertadores, possibilidade que se tornou concreta depois do empate entre Vasco e Corinthians neste domingo.

No time paranaense, Paulo Baier, poupado na Copa do Brasil, voltou no lugar de Elias, enquanto Jonas ganhou chance na direita no lugar de Léo, suspenso. No Botafogo, duas alterações em relação ao que venceu o Galo pela Copa do Brasil na quinta-feira. Seedorf, preservado por causa de dores no joelho, retornou e, na lateral esquerda, Lima substituiu Julio Cesar, suspenso.


O time da casa começou o jogo com maior ímpeto ofensivo e com pouco menos de dois minutos, um impedimento difícil marcado pela arbitragem encerrou um contra-ataque bastante perigoso. O Botafogo, marcando por pressão, tinha dificuldades para acertar o toque de bola quando conseguia tomá-la. O veterano Paulo Baier aprontou dois minutos depois, quando lançou Éderson em ótima posição, mas a zaga alvinegra cortou o cruzamento antes que chegasse ao centro da área. Jefferson, aos oito, fez boa defesa na tentativa de Éverton. O domínio era claramente dos anfitriões.

Aos 15 minutos, porém, não fosse o corte providencial de Luiz Alberto, o time carioca teria surpreendido o Atlético-PR. Em uma bola rebatida dentro da área, Vitinho subiu e cabeceou, com o goleiro praticamente batido, e o zagueiro rubro-negro apareceu para salvar. Os anfitriões continuavam a mostrar uma defesa mais sólida e velocidade nos contra-ataques, mas esbarravam em erros no último passe e impedimentos. Outra chance real, só aos 31 minutos. João Paulo, de longe, arriscou e assustou Jefferson. Pouco depois, Dellatorre mandou na rede pelo lado de fora.

 Nos minutos finais, o goleiro alvinegro justificou sua presença na seleção brasileira, com uma grande defesa na tentativa de cabeça à queima-roupa de Éderson e outra no chute de Paulo Baier. O apito do intervalo veio em boa hora para o Botafogo. Jefferson chegou a dizer que o time esteve apático ao deixar o gramado.

Bota só acorda depois dos gols
Seedorf Botafogo x Atlético-PR (Foto: Heuler Andrey / Ag. Estado)Muito bem marcado, Seedorf não esteve numa noite inspirada (Foto: Heuler Andrey / Ag. Estado)
 
A situação não melhorou no segundo tempo. Pelo contrário. Dellatorre, no primeiro minuto, conseguiu uma ótima arrancada e invadiu a área alvinegra. Tocou para Éderson, que, mesmo com a tentativa de Jefferson de abafar o chute, abriu o placar. Encolhido, o Botafogo não parecia o time que poderia sair do Durival de Britto novamente líder do Brasileiro. Éderson, de novo, recebeu de Dellatorre sozinho e tocou na saída de Jefferson: 2 a 0.

O segundo gol, curiosamente, acordou o Botafogo, que passou a atacar. Vitinho e Lodeiro tentaram, mas pouco ameaçaram o gol atleticano. O jogo continuou movimentado, mas sem muita criatividade de ambas as partes. Seguro na partida, o Atlético-PR não tinha maiores problemas para administrar o resultado, partindo em contra-ataques e tocando a bola para os lados com gritos de "olé" da sua torcida.

O que estava ruim para o Botafogo, ficou pior. Ainda houve tempo nos minutos finais para confusão após uma dividida de Vitinho com o goleiro Weverton. Após os ânimos serenarem, o saldo foi de um cartão vermelho para Vitinho e outro para Pedro Botelho, do Furacão. O goleiro Jefferson, que estava pendurado, atravessou o campo para reclamar, levou o terceiro amarelo e também estará suspenso na próxima rodada.


 
FONTE:

Nenhum comentário: