segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Amarrado e sem gols: United e Chelsea decepcionam e empatam

Pretendido pelos Blues, Rooney começa como titular pela primeira vez na temporada e sai de campo no Old Trafford como o mais perigoso

Por GLOBOESPORTE.COM Manchester, Inglaterra

Decepção no primeiro clássico do Campeonato Inglês. Em jogo cercado de muita expectativa pelo confronto de dois dos principais candidatos ao título logo na segunda rodada, Manchester United e Chelsea criaram poucas chances de gol, amarrados em esquemas mais preocupados com os setores defensivos, e empataram por 0 a 0, nesta segunda-feira, no estádio Old Trafford.
Cobiçado pelo Chelsea, Rooney foi a principal novidade nas duas escalações e acabou sendo o mais perigoso em campo, principalmente no segundo tempo. Deixou Welbeck livre para marcar e assustou Cech em chutes de longe. Mas foi pouco para deixar o clássico minimamente emocionante.

Rooney Lampard Manchester United e Chelsea (Foto: Agência AP) 
Rooney passa por Lampard: clássico fraco entre Manchester United e Chelsea (Foto: Agência AP)
 
O ponto ganho fora de casa acabou deixando o Chelsea na liderança isolada, com sete pontos, ainda que com um jogo a mais do que os seus principais concorrentes. Vitorioso na estreia, o United chegou a quatro.

O Chelsea volta a campo na sexta-feira. Campeão da Liga Europa na temporada passada, disputa o título da Supercopa do continente, contra o Bayern de Munique, dono do título da Liga dos Campeões, às 15h45 (de Brasília), em Praga - o GloboEsporte.com faz a cobertura do confronto em Tempo Real. Como adiantou a partida pela terceira rodada, só volta a jogar pelo Inglês no dia 14 de setembro, diante do Everton, no Goodison Park, depois da parada para a rodada das eliminatórias da Copa do Mundo de 2014.

O Manchester United volta a campo no próximo domingo. Fora de casa, enfrenta o Liverpool, no Anfield.

Primeiro tempo de marcação cerrada e torto para um lado

Mourinho e Moyes  (Foto: Agência EFE) 
Parece esbarrão, mas é Mourinho e Moyes logo após cumprimento amistoso (Foto: Agência EFE)
 
Machucados, dois brasileiros não puderam participar do clássico. Fora das primeiras partidas do Chelsea na temporada, David Luiz desfalcou de novo a zaga do seu time. Por causa de uma lesão na coxa, sofrida no último dia 11, na Supercopa da Inglaterra, Rafael foi substituído por Phil Jones na lateral-direita do Manchester United. Mas Ramires e Oscar começaram como titulares dos Blues.

Após trocar farpas em entrevistas, os técnicos David Moyes, em seu primeiro clássico à frente dos Red Devils, e José Mourinho se abraçaram antes do apito inicial. Enquanto o escocês escalou pela primeira vez Rooney como titular, ao lado de Van Persie no ataque, o português optou por entrar em campo sem um centroavante, deixando, além de Fernando Torres, o espanhol Mata no banco de reservas e armando o meio de campo com Ramires, Lampard, De Bruyne, Oscar, Hazard e Schürrle de titulares.

Muito fechados, marcando forte no meio de campo, os dois rivais acabaram optando por investir ofensivamente no mesmo lado do campo nos 45 minutos iniciais. Enquanto o Chelsea insistiu nos avanços pela esquerda, o United forçou muito o jogo pela direita do ataque.

Oscar e Vidic Chelsea x Manchester United (Foto: Getty Images) 
Oscar sofre a marcação de Vidic: brasileiro consegue se destacar no primeiro tempo (Foto: Getty Images)
 
Oscar foi o melhor dos Blues no primeiro tempo. Apareceu bastante na armação e acabou sendo o único a concluir a gol, aos nove, 21 e 43. Mas, nas três vezes, só encontrou espaço de longe e pouco deu trabalho a De Gea. Do lado do Manchester, Van Persie foi o mais perigoso, mas sem assustar muito. Aos 22, acertou a rede pelo lado de fora, e, aos 24, cabeceou por cima. Enquanto isso, Rooney tentou abrir espaços e só conseguiu finalizar uma vez. Aos 28, cercado por três na meia-lua, chutou fraco, em cima de Cech.

Rooney é o mais perigoso na etapa final
Sem alterações para o segundo tempo, os times voltaram com o mesmo ímpeto na marcação. E a primeira chance só surgiu aos dez minutos. Rooney descobriu Welbeck atrás da zaga na área, mas o atacante finalizou mal, por cima. O Chelsea respondeu com um chute de longe de Cahill, obrigando De Gea a mergulhar no canto para evitar o gol.

Aos 15, Mourinho tentou dar mais agressividade ao Chelsea no ataque, trocando De Bruyne por Fernando Torres. Aos 20, logo depois de mais uma conclusão de longe de Rooney, defendida por Cech, Moyes tirou Valencia e botou Ashley Young, também em busca de melhorar o poderio ofensivo da sua equipe.

Rooney e Ramires Manchester United e Chelsea (Foto: Agência AP) 
Rooney arrisca o voleio diante de Ramires: duelo com poucas emoções no Old Trafford (Foto: Agência AP)
 
Mas foi de novo o camisa 10 do United que criou chance de marcar. Em chute de fora da área, aos 31, forçou Cech a mergulhar no canto para evitar o gol. Em seguida, Moyes trocou Welbeck pelo veterano Giggs, em sua 50ª partida contra o Chelsea. O jogo continuou muito amarrado, e Mourinho ainda fez duas substituições nos últimos minutos: aos 41, trocou Schürrle por Obi Mikel, e aos 48, tirou Hazard e botou Azpilicueta, só para deixar bem claro que o empate o satisfez. Talvez, só a ele mesmo.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-ingles/noticia/2013/08/amarrado-e-sem-gols-united-e-chelsea-decepcionam-e-empatam.html
 

Nenhum comentário: