quarta-feira, 1 de maio de 2013

libertadores - No embalo da Arena, Grêmio supera expulsão de Cris e vence Santa Fé

Time de Luxa leva gol em casa, mas 2 a 1 dá a vantagem do empate para confronto da volta, no dia 16, em Bogotá


 A CRÔNICA

por Hector Werlang

Vanderlei Luxemburgo havia reclamado do comportamento da torcida e definido a Arena como fria. Porém, foi o Grêmio quem quebrou o gelo, voltou a empolgar e, ao ser comandando por Elano e superar nova expulsão de Cris, ganhou do Santa Fé por 2 a 1, na noite desta quarta-feira, e começou com pé direito a disputa por vaga às quartas de final da Libertadores. Mesmo que seu suspenso treinador desse lugar a Roger Machado no banco de reservas.

O gol de Vargas, o terceiro dele pelo Tricolor e o primeiro em casa, e o de Fernando, já com um homem a menos, deixa o Tricolor em vantagem para o segundo jogo das oitavas de final. No próximo dia 16, às 22h, no El Campín, volta da altitude de Bogotá classificado em caso de vitória, empate e derrota por um gol desde que balance a rede rival ao menos duas vezes. O time colombiano, até então o único invicto na competição, precisa ganhar por dois de diferença. Repetição do 2 a 1 leva a decisão aos pênaltis.

Eliminado do Gauchão, o Grêmio encerrou ainda uma série de cinco partidas sem vitória. Não tem compromisso até a partida da volta. O Santa Fé tem dois compromissos pelo campeonato nacional: desafia o Once Caldas no domingo e recebe o Boyacá Chicó no dia 11.

gol grêmio santa fé arena libertadores fernando (Foto: Diego Guichard/Globoesporte.com)Fernando vibra com gol da vitória aos 35 minutos (Foto: Diego Guichard/Globoesporte.com)

Vargas marca primeiro na Arena

A torcida atendeu aos pedidos de Luxa, jogadores e direção. Se não lotou ou bateu o recorde de público do estádio, esteve participativa. Pulou mais, cantou mais e, com a ajuda dos ‘bate-bates’ distribuídos no estádio, deu sonoridade ao confronto. A liberação parcial de instrumentos ajudou, entretanto, tudo teve origem dentro as quatro linhas.

Sem Werley e Zé Roberto, o comandante apostou em Bressan na defesa e André Santos no meio-campo – Alex Telles entrando na lateral-esquerda. Mas foi a volta de Elano, ausente por oito partidas em função de lesão no joelho direito, que deu o salto de qualidade. Nos primeiros 15 minutos, o camisa 7 havia criado quatro oportunidades. A mais clara, aos 11, acertara a trave em um chute por cobertura.

Pois a boa atuação até então foi garantida por nova postura. Marcação firme. Busca constante por recuperar a bola. Intensa troca de passes. O Santa Fé parecia perdido em campo. Mal conseguia passar em campo.

O gol sairia, curiosamente, de um lance de paciência embora a pressão tricolor. Vargas arrancara no meio, passaria a Fernando. A torcida começou a murmurar nas arquibancadas. O volante abriu para Alex Telles. O lateral, antes de cruzar, olhou. Descobriu Vargas, que marcou de cabeça: 1 a 0 aos 28 minutos.
A vantagem fez o Grêmio diminuir o ritmo. Muito porque Elano também cansou. O time administrou a vantagem, não correu riscos e terminou um primeiro tempo quase irreparável.

- Jogamos muito bem. Agora é voltar ao segundo tempo para manter a vitória e ampliar o placar – disse André Santos no intervalo.

Um erro, vantagem a perigo

Fernando Grêmio jogo Santa Fé Libertadores (Foto: AFP)Jogo foi nervoso na Arena tricolor (Foto: AFP)

Não durou nem dez minutos. Antes mesmo de criar qualquer chance de gol, uma sucessão de erros mudaria a partida. Souza perdeu a bola. Conseguiu cortar. A bola iria sair em escanteio. Porém, Cris perdeu na corrida de Cuero. Falta. Pênalti. Expulsão – a segunda na Libertadores, repetindo ocorrido contra o Fluminense - pois já tinha amarelo, resultado de cinco faltas na etapa inicial. Gol de Omar Pérez, aos 11 minutos.

Wilson Gutierrez aproveitou a vantagem numérica para tentar ganhar o jogo. Colocou Borja e Valencia. Luxa mandou a campo Gabriel, zagueiro recém-contratado do Lajeadense, que fizera apenas dois treinos com o novo grupo, sacrificando Elano.

Sem armação, o Grêmio viveu de cruzamentos para a área. Contou com a diminuição do ritmo por parte do Santa Fé. Quase marcou com Bressan e Barcos após cobranças de escanteio.

Ainda, após a entrada de Guilherme Biteco, até tentou em chutes de fora da área. E quando tudo parecia perdido, veio a salvação. A bola sobrou para Fernando na entrada da área. Em um chute forte, sem defesa, deu vitória a time gaúcho aos 35 minutos.

O Grêmio melhorou. Se superou. Teve a ajuda da torcida. E saiu na frente...

Vargas Grêmio gol Santa Fé Libertadores (Foto: AFP)Grêmio precisa de um empate no jogo da volta, em Bogotá (Foto: AFP)


FONTE:

Nenhum comentário: