quarta-feira, 1 de maio de 2013

Após ser atropelada, Clemilda disputa Pan e pede mais respeito aos ciclistas


Atleta brasileira se recupera de atropelamento por caminhão, em março

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

A ciclista Clemilda Fernandes vivia um começo de ano vitorioso quando um caminhão cruzou seu caminho. Atropelada em março, ela passou 13 dias no hospital, mas mostrou que é forte e dura na queda. Menos de dois meses depois do susto, que aconteceu durante um treinamento em uma rodovia de Goiânia, a atleta representa o Brasil no Campeonato Pan-Americano de Ciclismo de Estradal, que começa nesta quarta-feira, na cidade de Zacatecas, no México. Ela voltou a lamentar o incidente e pediu mais respeitos aos ciclistas nas ruas do país.

- Fiquei muito triste com o acidente. Não perdi a minha vida por um fio. Infelizmente, o ciclista brasileiro ainda não é respeitado como deveria. Eu estava em uma excelente fase, tinha acabado de retornar de El Salvador muito empolgada. O acidente me fez tomar um grande susto - disse a atleta, de 33 anos, ao site oficial da Confederação de Ciclismo.

Ciclista Clemilda Fernandes volta a treinar no ciclismo de estrada (Foto: Reprodução/Facebook)A ciclista Clemilda Fernandes volta a competir no Pan do Méxicpo (Foto: Reprodução/Facebook)
 
No grave acidente, Clemilda teve duas vértebras da coluna fraturadas, além de ter o pulmão perfurado algumas escoriações por várias partes do corpo, incluindo dois cortes profundos na cabeça e na coluna.

Na última edição do Pan, em 2012, na Argentina, a ciclista goiana foi medalha de bronze. Com as Olimpíadas de Londres 2012 e Pequim 2008 no currículo, Clemilda é a brasileira mais bem colocada no ranking da União Ciclística Internacional (UCI). Recentemente, ela venceu o Tour de El Salvador e conquistou a medalha de prata na última edição da Copa América, torneio no qual conquistou três títulos.

- Vamos enfrentar grandes adversários no México, mas temos plena confiança em nossos atletas e no trabalho que vem sendo desenvolvido com todo o grupo. O principal objetivo será superar os resultados obtidos em 2012 e proporcionar a participação de novos talentos representando a seleção brasileira - disse Francisco Florencio, diretor do departamento de alto rendimento da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC).

O Brasil será representado por 15 ciclistas no Campeonato Pan-Americano do México. Para as provas de elite masculina foram convocados  Alex Diniz, Cristian Egidio, Gideoni Monteiro, Magno do Prado e Otavio Bulgarelli. No feminino,além de Clemilda Fernandes, Ana Paula Polegatch, Fernanda Souza, Luciene Ferreira e Marcia Fernandes serão as representantes da equipe.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/outros-esportes/noticia/2013/05/apos-ser-atropelada-clemilda-disputa-pan-e-pede-mais-respeito-aos-ciclistas.html

Nenhum comentário: