quinta-feira, 11 de abril de 2013

Com lema de gladiador, Filipe zera passado por batalha épica na decisão


Dono do segundo melhor passe da Superliga, ponteiro do Cruzeiro esquece campanhas na fase classificatória, pensa no futuro e sonha com a seleção

Por Helena Rebello Belo Horizonte


Gladiadores não conhecem o caminho de volta. A frase, forte e sucinta, virou um dos lemas de Filipe Ferraz para a final da Superliga masculina. Dono do segundo  passe mais eficiente da competição na temporada 2012/2013, o ponteiro garante não olhar para trás nem para se inspirar com conquistas passadas. Acredita que aqueles que enfrentaram batalhas épicas em tempos remotos se importam apenas com desafio que está por vir. E é essa postura que o jogador do Cruzeiro adora. No caso, a chance de sagrar-se bicampeão nacional com a equipe celeste é o estímulo que o move.

A partir das 10h (horário de Brasília) deste domingo, a Rede Globo e o SporTV transmitem o confronto com o Rio de Janeiro, ao vivo, direto do Maracanãzinho. O GLOBOESPORTE.COM também acompanha todos os lances em Tempo Real.

Filipe é antenado e está sempre conectado às redes sociais. A frase citada no início desta matéria foi postada recentemente na conta do ponteiro no Twitter. Compartilhada com seus seguidores no microblog, virou quase um mantra. O foco no próximo e decisivo jogo é total. As campanhas das duas equipes, as duas melhores da fase classificatória, praticamente idênticas, foram deixadas de lado pelo atleta. A lembrança de que foi eleito o melhor jogador da final da última edição, também. Nada mais tem valor diante do confronto único que definirá o novo campeão.

chamada CARROSSEL Filipe Gladiador (Foto: arte esporte)Filipe: postura de Gladiador para a decisão
da Superliga (Foto: arte esporte)

- Às vezes eu gosto de filosofar um pouquinho nas redes sociais. Eu vejo um filme, um comentário ou frases de pensadores e me sinto bem expondo aquilo. Esse especificamente é um pensamento bom quando se chega em uma final, em mais uma grande batalha. Tem gente que gosta de olhar para trás e ver o que fez de bom,  mas os guerreiros que batalham, que lutam, só pensam em olhar para a frente, e nunca em olhar para trás. Nosso grupo é muito diferenciado, e não é à toa que estamos, pelo terceiro ano  consecutivo, chegando a uma final. Somos muito comprometidos e há entrega e doação máximas. Na hora que um tem que cobrar do outro, cobra mesmo.  Não somos um time de grandes estrelas, todos são reconhecidos pelo conjunto.

E também é pensando no futuro que Filipe espera ter esse reconhecimento ampliado. E esta nova esfera inclui a seleção brasileira de vôlei. Elogiado por Tande, campeão olímpico em 1992, nas transmissões do SporTV, o ponteiro ainda tem esperanças de receber uma chance de Bernardinho. Aos 33 anos, o mineiro acredita que tem muito a contribuir com o grupo verde-amarelo.

- Espero ter uma oportunidade que ainda não tive. Mesmo já tendo mais de 30 (anos) não deixa de ser um sonho para mim. Nos últimos anos o Bernardinho viu as qualidades de outros jogadores, acho que ainda não foi a minha hora. Mas quem sabe se esse ano ele observou alguma coisa especial, viu alguma diferença. Se eu ganhasse essa oportunidade, acho que ele não iria se arrepender.

vôlei Filipe Cruzeiro Crédito:   (Foto: Renato Araújo / Divulgação Sada Cruzeiro)Filipe treina o passe, seu melhor fundamento
(Foto: Renato Araújo / Divulgação Sada Cruzeiro)

Neste domingo, Filipe terá um papel essencial em quadra. Com 54% de aproveitamento na recepção, o ponteiro terá como uma de suas principais missões passar a bola na mão de William para que o levantador tenha mais opções na hora de armar o ataque do Cruzeiro. Como o grupo mineiro e o Rio de Janeiro lideram as estatísticas de eficiência no saque, a expectativa é de muito trabalho na linha de passe.

- É o meu melhor fundamento, e tento aprimorar cada vez mais. Durante toda a temporada me preparei para tudo, saques fortes, balanceados, flutuantes. Sei que está por vir muita pancadaria do Lucão, do Riad e de outros. Tenho que dar essa consistência para a equipe para que o William tenha a bola na mão para armar as jogadas. Vai ser dureza.

Até hoje, Rio de Janeiro e Cruzeiro se enfrentaram quatro vezes, com duas vitórias para cada lado. Na Superliga 2011/2012, o time carioca estreou o confronto com triunfo no Maracanãzinho por 3 sets a 1. No returno, o grupo mineiro deu o troco sem ceder sequer um set ao rival. Na a edição atual do campeonato, os dois duelos foram decididos no tie-break. Mais uma vez, o fator casa foi determinante, e cada equipe comemorou em seus domínios.

Nenhum comentário: