quinta-feira, 11 de abril de 2013

Corinthians bate San José e assegura liderança do Grupo 5

Sem dificuldades, Timão faz 3 a 0 nos bolivianos, passa o Vélez, e assume provisoriamente a segunda melhor campanha no geral 


 A CRÔNICA

por Diego Ribeiro


O Corinthians tinha dois objetivos para o duelo desta quarta-feira contra o San José, no Pacaembu. E cumpriu ambos. A vitória tranquila por 3 a 0 assegurou a primeira posição do Grupo 5 da Taça Libertadores e garantiu uma melhor classificação na tabela geral que vai definir os confrontos das oitavas de final. A intenção era fazer saldo e ultrapassar o Vélez Sarsfield. A vitória por três gols era exatamente o que o Timão precisava.

Os gols foram marcados por Romarinho, melhor jogador em campo, Guerrero, que deixou o gramado com dores no tornozelo direito, e Edenilson, nos acréscimos. Com 13 pontos, o Timão ficou à frente do Tijuana (que venceu o Millonarios por 1 a 0 e ficou em segundo, também com 13 pontos, mas saldo de gols inferior). O Atlético-MG, porém, está em posição melhor que o Corinthians - já tem 15 e ainda um jogo a menos. Até o fim da primeira fase, a equipe de Tite pode ser ultrapassada nos outros grupos por Libertad, Santa Fé e Nacional.

O fraco San José termina sua participação com cinco pontos na tabela, todos somados na altitude de Oruro. O time, aliás, levou a campo uma homenagem ao torcedor Kevin Beltrán Espada, morto por um sinalizador no jogo de ida entre as equipes, dia 20 de fevereiro. A equipe boliviana foi aplaudida pela torcida da casa.

Antes de pensar nas oitavas da Libertadores, o Corinthians volta a campo pelo Campeonato Paulista. O próximo jogo é domingo, contra o Linense, às 16h (horário de Brasília), no interior paulista.

Romarinho comemora, Corinthians x San José (Foto: Marcos Ribolli)Romarinho comemora com Paolo Guerrero (Foto: Marcos Ribolli)

Baixinho invade a área

Antes do jogo, as homenagens ao garoto Kevin Beltrán Espada aproximaram as torcidas de Corinthians e San José. Aplaudido, o clube boliviano entrou em campo com uma faixa alusiva ao torcedor morto em Oruro. Um clima bem mais ameno do que o visto naquele fatídico 20 de fevereiro.

Em campo, o Timão mostrou logo de cara que é infinitamente superior ao San José. No empate por 1 a 1 em Oruro, a altitude fez a diferença para os bolivianos. Em condições normais, só deu Corinthians, capitaneado pelo surpreendente Romarinho. Novo titular de Tite, o atacante se mostra cada vez mais adaptado à função de armador, como costumava jogar nos tempos de Bragantino.

Emerson Sheik, Corinthians x San José (Foto: Marcos Ribolli)Sheik, diante do San José (Foto: Marcos Ribolli)

Arisco, instintivo, driblador. Isso tudo ele já era desde a Taça Libertadores do ano passado. Agora, Romarinho também se destaca como passador, deixando os companheiros em condições de marcar. Inclusive em cobranças de falta. O San José deu um punhado de oportunidades ao Corinthians nas bolas paradas, já que só conseguia parar o ataque adversário com faltas – o zagueiro Tordoya foi expulso antes do fim do primeiro tempo

Bem na partida, Romarinho tomou conta das faltas e escanteios, mas estava difícil acertar um cruzamento. Aos 23 minutos, ele se rendeu e deu a bola a Emerson Sheik em uma cobrança pelo lado esquerdo do ataque. Sorrateiro, correu para a área e recebeu um cruzamento perfeito do companheiro. Baixinho, Romarinho nem precisou tirar os pés do chão para fazer 1 a 0.

Em desvantagem no placar e no número de jogadores, o San José se contentou em tentar perder de pouco. Até teve algumas investidas no ataque, a principal delas num chute de Cabrera que chegou a assustar Julio Cesar. O Corinthians quase fez o segundo com Guerrero, após passe perfeito de Romarinho, melhor em campo. Importante para o Timão era ter o jogo sob controle, algo que conseguiu sem maiores problemas.

Guerrero gol Corinthians (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Guerrero recebe o abraço dos colegas de time (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com) Dois gols marcados, vários perdidos

Com um jogador a mais em campo, Tite mandou o time para o ataque. O saldo de gols, afinal, poderia dar uma melhor posição ao Corinthians na classificação geral da primeira fase. Disposição não faltou, e até os zagueiros tentaram ajudar. Gil mandou uma cabeçada no travessão e acendeu a torcida no Pacaembu, que começava a ficar sonolenta.

Emerson Sheik parece ter ouvido os gritos mais fortes da arquibancada. Apagado até então, ele tratou de justificar sua condição de titular com uma jogadaça que tirou três bolivianos da área e deixou Guerrero na cara do goleiro Lampe. Em posição legal, o peruano teve tempo de matar no peito e finalizar de pé esquerdo: 2 a 0, 10 gols do atacante na temporada – artilheiro disparado do Corinthians no ano.

O gol era a senha para uma possível goleada no Pacaembu. Com Alexandre Pato na vaga de Danilo, o Corinthians forçou o ritmo e aumentou o placar. Nos acréscimos, Edenilson marcou o terceiro, para alegria da Fiel. 


FONTE:

Nenhum comentário: