domingo, 31 de março de 2013

Verdão trabalha mente dos jogadores por reação na Libertadores


Diretoria contrata profissional de coaching, que motiva e trabalha lado psicológico dos jogadores, para palestras antes de jogo contra o Tigre

Por Alexandre Lozetti São Paulo


A vitória por 2 a 1 sobre o Linense na noite de sábado serviu para devolver o sorriso ao Palmeiras. No vestiário, o técnico Gilson Kleina, aniversariante da noite, foi alvo de brincadeiras dos jogadores. Mas o clima mais ameno ainda está longe de ser a cura definitiva da fase instável do Palmeiras. Após a goleada sofrida por 6 a 2 para o Mirassol, a diretoria recorreu a um auxílio também fora de campo para tentar fazer os jogadores reagirem rapidamente, a tempo de se recuperarem psicologicamente para o jogo contra o Tigre, terça-feira, pela Libertadores. Lulinha Tavares, profissional do coaching esportivo, foi contratado para dar três palestras ao grupo até o dia do confronto pela competição sul-americana.

Gilson Kleina ovada vestiário Palmeiras (Foto: Cesar Greco / Ag. Estado)Gilson Kleina leva ovos dos jogadores e entra na brincadeira (Foto: Cesar Greco / Ag. Estado)
 
O coaching é uma prática utilizada em diversos setores da sociedade para, entre outras coisas, aprimorar lideranças e, no caso do esporte, ajudar atletas e equipes a extraírem o máximo de seu potencial, estipularem metas e atingirem seus objetivos. Lulinha tem experiência com o futebol. Já trabalhou no Figueirense, durante a boa campanha no Campeonato Brasileiro de 2011. Lá se tornou próximo de Jorginho, que comandava o time na época e hoje é técnico do Flamengo.

Recentemente, Lulinha também fez uma reunião com os jogadores do Rubro-Negro, a convite do treinador. Além de ter decidido manter Gilson Kleina, na reunião após a derrota para o Mirassol, a diretoria concluiu que esse tipo de palestra poderia ser útil no momento.

- É uma coisa que já vínhamos pensando há algum tempo e poderá ser feita em outros momentos da temporada, quando acharmos necessário. Ele não será contratado do clube, fizemos um acordo apenas para uma sequência de palestras motivacionais até terça - explicou o diretor executivo José Carlos Brunoro.

Quando ainda trabalhava no clube catarinense, Lulinha disse ao site do Figueirense que ajudava os atletas a refletirem, planejarem e agirem em busca de criar e atingir metas. Nas conversas, ele questiona os jogadores sobre objetivos na carreira e tenta discutir a personalidade de cada um. Em um de seus perfis na internet, o coach diz “treinar os atletas para serem vencedores e enfrentarem os conflitos da profissão”.

A partida contra o Tigre é vista como fundamental para o futuro do Palmeiras na Libertadores. A equipe ocupa a terceira colocação de seu grupo e precisa de uma vitória para superar o Sporting Cristal, assumir a vice-liderança e entrar na zona de classificação às oitavas de final.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/palmeiras/noticia/2013/03/verdao-trabalha-mente-dos-atletas-por-reacao-na-libertadores.html

Nenhum comentário: