domingo, 31 de março de 2013

campeonato mineiro - Guarani-MG e Nacional-MG revivem antigo clássico regional na Arena


Em 2012, times de cidades vizinhas eram arquirrivais no Centro-oeste de Minas. Confronto encerra oitava rodada do Mineiro, às 16h, deste domingo

Por Cleber Corrêa e Gullit Pacielle Divinópolis, MG

Guarani-MG e Nacional-MG fazem neste domingo, às 16h, um jogo de muita rivalidade. Sempre quando as duas equipes estão em campo o torcedor vê bons jogos e partidas equilibradas. Nesta oitava rodada, uma curiosidade: será a primeira vez que o Búfalo jogará na Arena do Calçado como visitante. O time que deixou a cidade em 2012 volta para encarar o Guarani-MG que agora manda os jogos em Nova Serrana. Com isso, há a expectativa para saber quem vai ocupar a maioria das arquibancadas do estádio, já que muito torcedores do Nacional-MG não abandonaram o time.

Guarani-MG e Nacional-MG, durante jogo de volta da série d (Foto: Valquíria Souza /Tv Integração)Guarani-MG x Nacional-MG, no jogo de volta da Série D, em 2012 (Foto: Valquíria Souza /Tv Integração)
Guarani-MG

A equipe comanda por Leston Júnior ocupa a 10ª posição no estadual, com apenas cinco pontos. O time precisa da vitória para fugir do rebaixamento e manter o sonho da Série D. Para esta partida Leston Júnior faz suspense, o treinador não quis divulgar quem entra em campo.

A expectativa é que use o mesmo time que encarou América-MG na última rodada, mas ele contou ao GLOBOESPORTE.COM que o time terá novidades.  Uma certeza Leston Júnior tem: o time não terá desfalques.

Nacional-MG

O Búfalo também tem pela frente um jogo decisivo, a partida pode definir se a equipe irá disputar uma vaga no Brasileiro da Série D ou a semifinal do Campeonato Mineiro. Mas, para esses sonhos serem realizados é necessário vencer fora de casa, algo que o Búfalo ainda não fez na competição. Como mandante, a equipe dirigida pelo técnico Alexandre Grasseli perdeu para o Boa ( 2 a 1), Tombense (1 a 0) e empatou com América-MG (1 a 1).

Neste compromisso, o Nacional-MG terá pelo menos dois problemas na escalação. O atacante Kanu, expulso contra o Atlético-MG e o volante Mancuso, com uma lesão muscular, são desfalques certos do time. Além desses jogadores, o lateral-esquerdo Bruno Barros que não joga desde o duelo com o Tupi-MG continua se recuperado de uma distensão muscular.

Na vaga de Kanu, o velocista Marcinho treinou entre os titulares. No lugar de Mancuso, o meio-campista Marcão, formado nas divisões de base do Cruzeiro, ganhará mais uma oportunidade.


O Nacional-MG tem oito pontos conquistados, figura na sétima posição com um aproveitamento de 38.10%. Jogando em casa, a equipe empatou com o Villa Nova, venceu o América TO, Tupi-MG e perdeu para o Galo. Fora essa partida contra o Bugre, a equipe visita neste Campeonato Mineiro o Cruzeiro e recebe em Patos de Minas a Caldense e o Araxá.

Apita o jogo deste domingo, Ricardo Marques Ribeiro (FIFA). Os assistentes são Wesley Moreira de Carvalho (CBF/FMF) e Pablo Almeida Costa (CBF/FMF).


header as escalações 2 (Foto: arte esporte)
Guarani-MG: O Bugre deve ir a campo com: Leandro; Henrique Choco, Asprilla e  Adalberto; André, Rafael Estevan, Carlos Júnior, Nando, Eric, Jouberth; e Lucas Néwiton.

Nacional-MG: a equipe de Patos de Minas deve entrar em com: Rodrigo Posso; Luizinho, Luizão, Cláudio Luiz e Wanderson; Marcão, Thiago Santos e Jaílton; Marcinho, Caleb e Vanderlei.


header quem está fora (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)
Guarani-MG: O atacante Jajá está fora do estadual, o jogador vai passar por uma cirurgia no ombro. Jajá é único desfalque da equipe de Leston Júnior.  

Nacional-MG: O volante Mancuso, atacante Kanu e lateral Bruno Barros não viajaram para Nova Serrana, MG.


header fique de olho 2 (Foto: arte esporte)
Guarani-MG: Eric, autor de dois gols contra América TO no último jogo na Arena do Calçado, espera não passar em branco contra o Nacional-MG. O artilheiro do Bugre, com três gols no estadual, espera balançar as redes neste e ultrapassar o zagueiro Réver do Atlético-MG, que já balançou as redes quatro vezes.

Nacional-MG: O meia-atacante Caleb começou a competição como titular, depois se machucou, voltou ao time contra o Tupi-MG e tem sido uma das armas da equipe. Ele já marcou três gols na competição.


header o que eles disseram (Foto: arte esporte)
André, meio-campo do Guarani-MG: “É um jogo diferente, mas que a gente agora deve fazer valer o nosso mando de campo e buscar a vitória.”

Rodrigo Posso, Goleiro do Nacional-MG: “É um jogo muito perigoso esse com o Guarani-MG porque eles vão querer sair lá de baixo para alcançar a gente no número de pontos e chegar à Série D ou na semifinal. O campo em Nova Serrana para a maioria dos jogadores não é uma surpresa, os atletas conhecem, o gramado é bom e ainda não sei qual será a reação da população de Nova Serrana, mas acredito que teremos apoiadores lá.”


header números e curiosidades (Foto: arte esporte)
Guarani-MG e Nacional-MG se enfrentaram cinco vezes. O Búfalo leva vantagem neste confronto: são duas vitórias par o time de Patos, uma para o clube de Divinópolis e dois empates.

header último confronto v2 (Foto: arte esporte)

A última vez em que as duas equipes se enfrentaram foi pela Série D. O Nacional-MG venceu o jogo por 1 a 0, realizado no Farião.  Já pelo estadual em 2012, o Búfalo venceu o time de Divinópolis por 1 a 0 na Arena do Calçado, gol de Alex Maranhão.

Nenhum comentário: