domingo, 31 de março de 2013

Aos trancos e barrancos, Murray bate Ferrer de virada e leva título em Miami


Em decisão cheia de erros e quebras, britânico conquista torneio pela segunda vez. Ele vai ultrapassar Federer e assumir a vice-liderança do ranking

Por SporTV.com Miami


Foi uma final repleta de erros não forçados e saques quebrados, e levou a melhor quem falhou menos nos momentos decisivos. Em um duelo de duas horas e 45 minutos marcado pela irregularidade dos tenistas em quadra, Andy Murray derrotou David Ferrer neste domingo e conquistou o título do Masters 1000 de Miami. O britânico levou a melhor por 2 sets a 1, com as parciais de 2/6, 6/4 e 7/6(1), e se tornou bicampeão em Key Biscayne (2009 e 2013).

A partida teve ao todo 95 erros não forçados. Foram 50 de Ferrer e 45 de Murray. O britânico ainda cometeu sete duplas faltas, e o espanhol, quatro.
Com o título, Murray vai assumir o posto de número 2 do mundo. Por ter melhorado o desempenho do ano passado, quando foi vice-campeão, o britânico somará 400 pontos devido ao título e ficará com 8.750, ultrapassando o suíço Roger Federer, que terá 8.670 quando a ATP atualizar o ranking nesta segunda-feira.

Murray já havia sido o número 2 do mundo durante um mês em 2009, entre meados de meados de agosto e de setembro, após vencer o Masters 1000 de Montreal, no Canadá.

Andy Murray final Masters 1000 de Miami (Foto: AFP)Murray levantou pela segunda vez o troféu de campeão do Masters 1000 de Miami (Foto: AFP)

Show de erros nos dois lados
Ferrer salvou dois break points antes de confirmar o serviço no primeiro game do jogo. Com muita correria no fundo da quadra, o espanhol quebrou o saque do adversário no game seguinte. O backhand de esquerda de Murray estava sendo o ponto fraco de dele, e foi em um ataque assim que ele jogou a bola na rede e permitiu outra quebra a Ferrer. Depois de confirmar o serviço, o espanhol fez 5/0, enquanto que o número 3 do mundo penava em quadra e ainda com os desafios esgotados no set. O britânico esboçou uma reação na base do forehand e ganhou dois games consecutivos, mas ele voltou a errar demais. Murray coroou o desempenho ruim no primeiro set com uma dupla falta que deu a parcial por 6/2 para Ferrer. Só nesse início de partida, foram 19 erros não forçados do britânico contra apenas 8 do adversário.

tênis David Ferrer atp de Key Biscayne (Foto: Agência Reuters)Ferrer fez jogo duro contra Murray, mas se cansou mais que o adversário (Foto: Agência Reuters)

Na segunda etapa da partida, Murray ficou pela primeira à frente de um set. Depois de desperdiçar um break point no primeiro game, foi a vez dele contar com os erros do oponente para conquistar uma quebra. Ferrer exagerou na força, mandou a bola para fora, e o britânico fez 2/1. Apesar da dianteira, o 3º do ranking continuava cometendo erros bobos. Ele deu um duplo break point para Ferrer quando tinha 3/2 e teve que jogar agressivamente para confirmar depois o serviço. No game seguinte, o espanhol se segurou como pôde para salvar um break point em um rali sensacional.

Ferrer ganhou de presente o empate. Na tentativa de variar as jogadas, ele mandou uma bola curta que parou na rede. Era o 4/4. Mas o espanhol tratou de abusar dos erros não forçados, e Murray reconquistou a quebra de vantagem. Ele então confirmou o serviço no game seguinte, fechou o set em 6/4 e empatou o jogo. Dessa vez foi Ferrer quem cometeu bem mais erros não forçados na parcial: 19 contra 9 do britânico.

Andy Murray final Masters 1000 de Miami (Foto: EFE)Murray teve problemas para encaixar os ataques de esquerda no primeiro set (Foto: EFE)

Festival de quebras no terceiro set e vitória de Murray
No terceiro set, parecia que Murray iria deslanchar na partida. Ele abriu a parcial quebrando o saque do adversário, mas Ferrer se vingou logo no game seguinte, após muitos erros do número 3 do mundo. Depois, mais uma quebra para cada tenista, sendo que Ferrer conquistou a dele em um game em que o britânico cometeu duas duplas faltas. Murray se redimiu com quatro pontos ganhos de forma consecutiva: mais uma quebra. Mas ele perdeu a vantagem quando virou o pé esquerdo, caiu e nem teve como defender o game vencido por Ferrer: 3/3.

David Ferrer final Masters 1000 de Miami (Foto: Reuters)Ferrer lamenta desafio perdido em jogada em que tinha o break e match point (Foto: Reuters)

Enfim, apenas no sétimo game do set, um serviço foi confirmado. E foi o espanhol quem tomou a frente do placar, novamente após um erro não forçado do adversário. Porém, Murray encaixou uma sequência de bons ataques e virou o marcador: 5/4. Quando teve mais uma vez o saque quebrado, Ferrer quase quebrou a raquete. O britânico tinha tudo para fechar o jogo, mas Ferrer partiu para cima e ganhou a quebra.

Nesse momento, cada um tinha quatro quebras no set. Ferrer então confirmou o serviço e chegou ao break e match point depois de Murray desperdiçar um duplo game point. O espanhol pediu um desafio no meio do rali, mas a bola lançada pelo britânico quicou dentro da quadra. O número 3 do mundo se sobressaiu e levou a definição da partida para o tie-break.

Ferrer iniciou a disputa tomando o mini-break e teve que sacar depois com uma desvantagem de 3 a 0. Muito cansado e sofrendo com câimbras, o espanhol não foi páreo para o rival diante de mais erros não forçados cometidos. Mais resistente, Murray levou a melhor por 7 a 1 e faturou o título.

Andy Murray final Masters 1000 de Miami (Foto: Reuters)Murray fecha os olhos e comemora vitória em partida desgastante em Key Biscayne (Foto: Reuters)
 
FONTE:

http://sportv.globo.com/site/eventos/masters-1000/noticia/2013/03/aos-trancos-e-barrancos-murray-bate-ferrer-de-virada-e-leva-titulo-em-miami.html

Nenhum comentário: