segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Vissotto supera susto na Rússia, dá pitacos sobre a Superliga e mira 2016



Após sofrer arritmia em quadra, oposto é destaque de Jogo das Estrelas, fala sobre retorno ao Brasil e à seleção e revela interesse em comércio exterior

Por Helena Rebello Rio de Janeiro

O coração acelerado, geralmente sinônimo de adrenalina e emoção no esporte, já deu alguns sustos em Leandro Vissotto. O último deles foi no dia 31 de janeiro, quando uma arritmia cardíaca tirou o oposto de quadra em jogo válido pelo Campeonato Russo. Depois de um 2012 amargo devido a lesões e à perda do ouro olímpico, o jogador tenta transformar 2013 em um ano de volta por cima. Com 112 pontos marcados apenas neste mês, o brasileiro foi escalado para o Jogo das Estrelas da liga em que atua, em Moscou, neste sábado. E, em meio a diversos algozes do Brasil nos Jogos de Londres, mostrou que o recomeço está bem encaminhado.

Maior pontuador do Ural Ufa nos últimos cinco jogos da equipe, sendo três pelo campeonato nacional e dois pela Challenger Cup, Vissotto conversou com a reportagem do GLOBOESPORTE.COM por telefone. Durante a entrevista, contou maiores detalhes sobre o problema que o persegue desde o tempo em que atuava pelo Trentino, da Itália, e revelou que temeu o fim precoce da carreira. Com o problema sob controle, no entanto, o oposto se cerca de planos. Aberto a propostas para atuar na Superliga masculina na próxima temporada, o atleta também sonha defender a seleção no ciclo para os Jogos de 2016, mas já se prepara para novos desafios no futuro. Em meio à rotina de treinos e viagens, o carioca aprofunda seus conhecimentos sobre as dinâmicas do comercio exterior, área em que cogita trabalhar após aposentar-se do vôlei. Confira a entrevista na íntegra.


leandro vissotto Ural Ufa volei (Foto: Divulgação/Ural Ufa)Leandro Vissotto supera susto e comanda o Ural Ufa no Campeonato Russo (Foto: Divulgação/Ural Ufa)

Em algum momento você temeu que sua carreira pudesse ser encurtada devido à arritmia?
Na primeira vez que consultei um médico no Brasil eu tive medo. O único momento em que fiquei preocupado foi antes de fazer o cateterismo. Mas o médico me explicou os tipos de arritmia e confirmou o tipo que tenho é a mais branda, chamada de flutter. Só tem perigo se durar de 24h a 48h, e a última que tive não durou nem cinco minutos. Em Cuneo tive a mais longe, e fiquei umas três horas me sentindo mal. Penso sempre na minha família. A possibilidade de não poder exercer a profissão, por mais remota que seja, sempre assusta. Desta vez minha esposa estava no Brasil, então estava sozinho mesmo e foi duro. Mas sou uma pessoa de muita fé e, nesses momentos de solidão, a gente se apega ainda mais.

Você se assustou com a repercussão do caso no Brasil, já que o Campeonato Russo não costuma ganhar muito destaque?

A repercussão era algo inevitável porque passei mal no meio do jogo. O pessoal tirou foto, o próprio clube divulgou. Brincamos que noticia ruim chega rápido. Achei ruim porque é um campeonato de altíssimo nível, tenho feito ótimas partidas, e a torcida não chega a ter informações positivas.


vôlei Leandro Vissotto ural ufa (Foto: Reprodução / Site Oficial do Ural Ufa)Vissotto recebe atendimento ainda em quadra apósarritmia (Foto: Reprodução / Site Oficial do Ural Ufa)

As além das arritmias que você sentiu em quadra defendendo o Cuneo e o Ural Ufa, houve algum outro episódio?
Tive uma vez em Araçatuba, quando defendia o Vôlei Futuro. Eu não estava jogando. Estava andando no ginásio depois de fazer musculação. Foi até o pior de todos. A primeira vez que senti eu estava na Itália, em Trento. Eu fico meio mole, o coração bate mais rápido, e tenho a sensação de que vou perder a consciência. Mas eu nunca cheguei a perder de fato.

Você mudou sua rotina? Tem que tomar alguma medicação?
Não tomo nenhuma medicação específica, mas na quarta mesmo passei por mais uma bateria de exames. O levantador do meu time (o espanhol Miguel Angel Falasca) também tem arritmia e tem ainda mais cuidados por ser de um tipo mais grave. Fiquei impressionado com a assistência que eles dão aqui na Rússia. Nem na Itália tive algo parecido.


Em 2012 você também enfrentou lesões no joelho e na coxa, e o Brasil perdeu outros jogadores machucados. Acha que a seleção teve azar?
Eu estava no meu melhor ano na Itália. Nunca tinha me sentindo tão bem física e tecnicamente como no ano passado. Quando voltei pra treinar depois do cateterismo tive a inflamação no joelho, e em vez de parar 15 dias, fiquei quase 45 fora. Também sofremos com Giba, o Murilo lesionou o ombro, Dante machucou o joelho... Foi um ano difícil e pagamos o preço na final olímpica. Perder jogo por 3 a 2, da forma que perdemos, com certeza teve influência da parte física. Mas nos bastidores também soube que o time russo teve lesões. Não podemos usar isso como justificativa, mas realmente não foi a melhor condição que tivemos durante o ciclo.


vôlei Leandro Vissotto Dmitriy Muserskiy Jogos das Estrelas Rússia (Foto: Reprodução)Vissotto 'se vinga' de Muserskiy, algoz do Brasil em Londres, antes do Jogos das Estrelas (Foto: Reprodução)

E como foi migrar justo para o vôlei russo depois das Olimpíadas de Londres?
Mandei até mensagem pro Bruninho brincando que ia dar um chute no grandão que mudou a partida (o oposto Dmitriy Muserskiy, de 2,18m). Mas eles nos respeitam muito. Sabem que não foi fácil e até hoje não têm certeza sobre como conseguiram. Foi de uma forma que não se repetiria se jogássemos novamente, em um playoffs de cinco jogos, por exemplo. Em jogo único a sorte e o fator psicológico influenciam muito. Mas aqui eles me respeitam muito. Estavam praticamente todos no All Star Game (Jogo das Estrelas).

Temos sempre que pegar bons exemplos para usar na Superliga. (...) Tive oportunidade de continuar no Brasil, mas não pude aproveitar por ser um atleta de sete pontos. Isso tem que mudar"
Vissotto

Acha que falta um evento neste mesmo estilo na Superliga?
Acho que temos sempre que pegar os bons exemplos nos campeonato mundo afora para usar na Superliga. Nos países europeus há vários formatos interessantes que podem servir. Outra coisa interessante é que aqui fora não existe o ranking de atletas, que hoje prejudica muitos atletas de ponta que tem que sair por causa da pontuação. Já tive oportunidade de continuar no Brasil, mas não pude por ser um atleta de sete pontos. Acho que isso tem que mudar.


Você quer voltar ao Brasil na próxima temporada da Superliga?
Tudo depende. Essa questão da pontuação limita muito a volta para o Brasil. Eu sou natural do Rio de Janeiro, só teria um time para jogar se quisesse morar lá. Mas sou jogador de sete pontos, e o time do Rio já tem três atletas com essa pontuação (Bruninho, Dante e Lucão). Aqui na Rússia há um campeonato com investimento muito grande, com altíssimo nível, sem necessidade destas limitações. Estou contente, mas tendo uma possibilidade boa de voltar, é claro que eu consideraria.


E qual o seu palpite para o título masculino deste ano?
Tenho acompanhado os jogos pela internet e, até pela classificação na tabela, o Rio de Janeiro aparece como favorito. Mas é a teoria, e também não está muito à frente dos outros times. Como a final é em um jogo seco (jogo único, enquanto na Rússia é em melhor de cinco), vejo os quatro primeiros (Rio, Cruzeiro, Seis-SP e Canoas) com chances de título. Vai ter equilíbrio até o fim. Prefiro não torcer para ninguém porque tenho amigos em todas essas equipes.


E como você se vê o ciclo para os Jogos de 2016?
Fisicamente minha idade não ajuda (29 anos), mas vejo a experiência como uma grande vantagem a meu favor. Tenho vivência de jogo, seis anos jogando fora e muita tranqüilidade para jogar em momentos decisivos. Sempre consegui render bem e contribuir em jogos delicados. O Bernardo é um ótimo treinador e sempre faz as melhores escolhas. Se eu tiver condições, ele vai me deixar entre os melhores.


Vissotto Neves e Murilo, Comemoração, Brasil x EUA, Vôlei (Foto: Agência AP)Vissotto e Murilo em Londres: oposto torce para seguir na seleção até os Jogos do Rio (Foto: Agência AP)

No Brasil seu principal hobby é pescar. E aí na Rússia? Conheceu bem a região de Ufa?
Meu único hobby aqui é jogar videogame. Os russos até pescam em rios congelados, mas não acho nada animador sair em um frio de menos 20 graus. Acabei não fazendo muito turismo justamente por isso, porque não tem como ficar mais de cinco minutos fora do carro. no gelo. No meu tempo livre jogo mais videogame, converso com parentes na internet e aproveito para estudar um pouco assuntos que me interessam.

E que assuntos são estes?
Na última viagem do clube eu li muito sobre comercio exterior. Não faço nem nunca fiz graduação na área, mas acho muito importante me aprofundar em assuntos que me interessam. Por estar há muito tempo fora acabei conhecendo pessoas importantes e vislumbrando possibilidades. Hoje vivemos em um mundo globalizado, e a Rússia está crescendo assim como Brasil. Quem sabe, quando eu parar de jogar , não possa trabalhar com exportação e importação. Tenho amigos que mexem com isso e, acima de tudo, sou curioso. Acho importante estar preparado para qualquer oportunidade


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/02/vissotto-supera-susto-na-russia-da-pitacos-sobre-superliga-e-mira-2016.html

Nenhum comentário: