segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Em 'saideira', Clijsters duelará contra Venus para se despedir das quadras


Belga, que encerrou a carreira no último US Open, fará jogo-exibição contra antiga rival americana em homenagem batizada de 'Obrigado, Kim'

Por GLOBOESPORTE.COM Antuérpia, Bélgica

No histórico de duelos com Venus, Kim Clijsters tem uma vitória a mais  (Foto: Divulgação)No histórico de duelos com Venus, Clijsters tem
uma vitória a mais (Foto: Divulgação)

Kim Clijsters se despediu do tênis profissional no início de setembro, quando encerrou sua participação na chave de duplas mistas do US, disputada com o parceiro Bob Bryan. Antes da derrota para o brasileiro Bruno Soares e a russa Ekaterina Makarova, a belga já havia perdido nos torneios de simples e duplas, em que jogou ao lado da compatriota Kirsten Flipkens. Mas os admiradores da ex-número 1 do mundo terão uma última oportunidade de conferir o talento da ex-tenista de 29 anos. Clijsters será homenageada em um evento batizado de “Obrigado, Kim”, em Antuérpia, no dia 12 de dezembro. A grande atração será um jogo-exibição contra a americana Venus Williams.

A partida será disputada no Palácio do Esporte de Antuérpia, a 48km de Bruxelas. O local recebeu as sete edições do extinto torneio Diamond Games. Venus foi bicampeã, em 2002 e 2003, e Clijsters levou o título em 2004. Na final de 2003, a americana garantiu seu segundo campeonato com vitória sobre a dona da casa, por 2 sets a 0. No histórico de confrontos, no entanto, a vantagem é da belga. Clijsters venceu sete embates, e Venus somou seis vitórias. Apesar de não vencer Clijsters desde 2005, a irmã de Serena comemorou o convite para participar da despedida da antiga rival.

- É uma honra poder jogar contra Kim em sua última partida. Estou ansiosa e muito feliz com o convite - disse Venus.

tênis kim clijsters US Open (Foto: Agência EFE)A belga se despediu do circuito profissional no último US Open (Foto: Agência EFE)

O organizador do evento “Obrigado, Kim”, Bob Verbeeck, justificou a escolha de Venus para o jogo-exibição ao associar a atleta americana a um momento importante do tênis na Bélgica. Venus, de 32 anos, participou do Diamond Games desde a primeira edição, e se destacou no torneio justamente no período em que Clijsters começava a despontar no tênis mundial. Além do duelo, o evento terá homenagens e uma retrospectiva da carreira da belga.

A aposentadoria de Kim após o US Open deste ano foi a segunda interrupção de sua carreira profissional. Clijsters já havia parado de jogar em 2007, por causa de inúmeros problemas de saúde. A ex-tenista passou a se dedicar à vida pessoal e teve uma filha, mas decidiu retornar ao circuito dois anos depois, após participar, como convidada, da partida de inauguração do teto retrátil de Wimbledon.

No ano passado, Clijsters venceu o Aberto da Austrália e recuperou a primeira posição do ranking, tornando-se a primeira mãe a alcançar o topo do tênis mundial. Clijsters também foi número 1 do mundo em duplas por três semanas e tornou-se a quinta tenista da história a liderar os dois rankings simultaneamente. A belga tem ainda outros três títulos de Grand Slam, 37 troféus em simples e mais 11 em duplas. A segunda aposentadoria foi motivada por novos problemas físicos, como uma contusão no quadril e uma lesão no tornozelo, sofrida no início do ano.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2012/10/ex-numero-1-clijsters-duelara-contra-venus-para-se-despedir-das-quadras.html

Nenhum comentário: