segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Árbitro de Inter x Palmeiras diz que 'não houve nada anormal' no jogo


Francisco Nascimento se omite sobre polêmica gerada por gol de mão feito por Barcos. Verdão entra com pedido de impugnação

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo

O gol de mão marcado pelo argentino Hernán Barcos na derrota do Palmeiras contra o Internacional, neste sábado, por 2 a 1, gerou grande confusão e paralisou a partida por quase seis minutos no segundo tempo (veja o lance no vídeo acima). Segundo o árbitro Francisco Carlos Nascimento, no entanto, “nada de anormal” ocorreu durante a partida – ao menos é o que diz a súmula do jogo. Foi o que bastou para a diretoria do Palmeiras, revoltada, tomar uma providência e entrar com um pedido de impugnação do jogo na CBF.

A súmula, divulgada na tarde desta segunda-feira no site da entidade, não faz nenhuma referência ao incidente, que dominou o noticiário esportivo da última rodada do Brasileirão. Na seção “Relatório do Assistente” da súmula também há a inscrição “nada houve”. O documento do jogo disponível no site da CBF, entretanto, não é a reprodução da original, mas sim uma versão digital da súmula - normalmente, os documentos dos jogos são escaneados do original, assinado pelo árbitro e pelos capitães das duas equipes.

A princípio, o árbitro e o bandeira confirmaram o gol palmeirense, o que gerou reclamação instantânea dos jogadores colorados. Após muita conversa e longo tempo de paralisação, o juiz reverteu a decisão e anulou o gol – e é aí que está a bronca do Palmeiras, já que ele teria sido avisado por alguém com acesso ao replay do lance, o que configuraria uma interferência externa, algo proibido nas regras do esporte. O quarto árbitro Jean Pierre Gonçalves Lima assumiu a "autoria" da anulação, mas a diretoria do Palmeiras crê que esta seja apenas uma manobra para evitar maiores polêmicas.

súmula internacional x palmeiras (Foto: Reprodução)Reprodução da súmula do jogo Innternacional x Palmeiras (Foto: Reprodução)

A diretoria alviverde acredita que o gol de mão de Barcos foi anulado pelo delegado do jogo, Gerson Baluta, mas precisa de evidências concretas para ter alguma chance de vitória nos tribunais. O clube sabe que é difícil mudar a situação, mas vai entrar com um pedido de anulação da derrota. Por enquanto, o Verdão se baseia somente em declarações de testemunhas, provas consideradas fracas para conseguir a anulação.
Informado pelos jornalistas sobre o teor da súmula, o técnico Gilson Kleina se mostrou resignado, mas reafirmou não ter dúvidas de que houve interferência do delegado do jogo.
- Se o documento oficial da CBF diz isso, não temos muito o que fazer. Mas está claro que foi o delegado que anulou o gol - disse o treinador.
barcos Internacional X Palmeiras (Foto: Renan Olaz/Futura Press/Agência Estado)Barcos desvia com a mão para o gol (Foto: Renan Olaz/Futura Press/Agência Estado)

FONTE:

Nenhum comentário: