segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Com 93% de aproveitamento, Serena diz que 2012 não foi seu melhor ano


Atual número 3, americana afirma que circuito feminino já teve mais talento

Por Alexandre Cossenza Direto de Istambul

Serena Williams tênis troféu WTA Championship Istambul (Foto: Getty Images)Serena e o belo troféu recebido no WTA
Championship, em Istambul (Foto: Getty Images)

Campeã de Wimbledon, medalhista de ouro olímpica em simples e duplas, dona do troféu do US Open e, agora, vencedora do WTA Championship. Serena Williams colecionou títulos importantes em 2012, ano em que teve 93,5% de aproveitamento em suas partidas. Nem por isso a americana classifica esta temporada como a melhor de sua carreira. Para a veterana de 31 anos, seu momento mais brilhante foi dez anos atrás.

- Acho que (2012) foi uma ótima temporada. Tenho que dizer que foi a minha número 2 porque não tive dois bons Grand Slams no começo. Falhei em Roland Garros e perdi na primeira rodada. Fiz uma campanha melhor do que em 2002 em número de vitórias, mas não fui tão bem na Austrália e na França. Mas fiquei perto - avaliou a atual número 3 do mundo.

Em 2002, Serena não disputou o Australian Open por causa de uma lesão no tornozelo direito, mas teve 100% de aproveitamento nos outros três Grand Slams e levantou os troféus de Roland Garros, de Wimbledon e do US Open. Nas três finais, superou sua irmã Venus. Naquela temporada, Serena conquistou oito títulos. Uma de suas atuações mais memoráveis veio no WTA de Miami, onde superou as três primeiras colocadas do ranking mundial em rodadas consecutivas: a suíça Martina Hingis (número 3, nas quartas de final), Venus Williams (número 2, nas semifinais) e Jennifer Capriati (então líder do ranking, na final).

Há dez anos, Serena, vice-campeã do WTA Championship (superada por Kim Clijsters na decisão), terminava a temporada com 56 vitórias e cinco derrotas. Este ano, a ex-número 1 do mundo fechou a conta com 58 triunfos e apenas quatro reveses. Neste domingo, após derrotar Maria Sharapova na final em Istambul, a americana comentou a frase da chinesa Na Li, que a classificou como "impossível de derrotar" quando em boa fase.

- Eu sempre disse que quando estou jogando bem, fazendo as coisas certas, é muito difícil me bater. Ainda acredito nisso e é ótimo que eu ainda consiga jogar assim. Acho que há como melhorar, mas é uma frase verdadeira, sem querer soar cheia de mim.

Serena, que entrou no top 100 pela primeira vez em 1997, acredita que a atual geração do tênis feminino vem crescendo em número de meninas talentosas. Ainda assim, lembrou que o circuito mundial já foi mais duro do que é hoje em dia.

- Acho que aumentou, especialmente neste ano, a quantidade de talentos. Quando eu comecei, havia Monica Seles, Steffi Graf, Lindsay Davenport, Jennifer Capriati, Martina Hingis. Provavelmente havia mais talentos naquela época, mas acho que hoje estamos nos aproximando daquele nível - ressaltou.
   
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2012/10/com-93-de-aproveitamento-serena-diz-que-2012-nao-foi-seu-melhor-ano.html

Nenhum comentário: