sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Vôlei: Com ‘tchu, tcha’ improvisado e 'tambor', brasileiros amenizam derrota


Torcedoras relembram hit disseminado por Neymar para pedir entrada de Giba e se divertem com interatividade no telão do Earls Court

Por Cahê Mota Direto de Londres

A noite que começou com euforia e provocação terminou em frustração para a torcida brasileira no vôlei masculino nos Jogos Olímpicos de Londres, nesta quinta-feira. Entre o início animador do time de Bernardinho e a vitória por 3 a 1 dos EUA, porém, a festa no Earls Court foi marcada por um apoio entusiasmado ao Brasil, criatividade na cobrança pela presença de Giba em quadra e um protagonista inusitado: um “tambor” eletrônico no telão da arena.


Vibração de torcedora brasileira (Foto: Cahê Mota / Globoesporte.com)Torcida brasileira se animou muito no início da partida (Foto: Cahê Mota / Globoesporte.com)

Se os dois primeiros sets equilibrados não deixaram torcedores brasileiros e americanos relaxarem, o domínio dos EUA nas parciais finais tornou os intervalos um dos momentos mais animados e aguardados do jogo. Tudo porque, ao comando do animador, o sistema de som começava a tocar uma música instrumental e torcedores eram flagrados no telão com um tambor virtual para que seguissem o ritmo da música. A estratégia para quem quisesse aparecer era simples: bastava movimentar as mãos como um percussionista e aguardar as câmeras.


Já com a bola voando, a torcida brasileira tomou conta do espetáculo. Fosse com gritos de incentivo ou “secadas” nos americanos a cada saque, os dois primeiros sets foram de festa até a virada dos rivais no fim do segundo. Daí para frente, o que se viu foi lamento e irritação, na maior parte com a arbitragem, mesmo que sem razão.


Tambor no telão interativo (Foto: Cahê Mota / Globoesporte.com)Tambor brasileiro foi mostrado no telão interativo doginásio (Foto: Cahê Mota / Globoesporte.com)

Em grande maioria e com o companhia do britânicos que foram apoiar o “Team GB” na partida de fundo contra a Itália, os brasucas transformaram o espaço em um estádio de futebol. Com barulho constante – na primeira metade da partida – e gritos de incentivo, o Earls Court se tornou um caldeirão verde e amarelo. Faltou, entretanto, criatividade para a maioria, que parece ter abandonado de vez o “Sou brasileiro com muito orgulho, com muito amor”, mas não abre mão do “Lê, leleô, leleô, Brasil” ou do também simples e não muito empolgante “Brasil (três palmas)! Brasil”.


Um grupo de tietes de Giba, por outro lado, se destacou. Com o ponteiro no banco de reservas na maior parte do jogo, elas mandaram o recado adaptando o sucesso “Eu quero tchu, eu quero tcha”, da dupla sertaneja João Lucas e Marcelo, música que ganhou fama por causa do atacante Neymar.


- Eu quero Gi! Eu quero Ba! Eu quero Giba, Giba, Giba!


Pela distância da quadra, Bernardinho certamente não ouviu o apelo, mas colocou o jogador em quadra na metade do quarto set. Não foi tempo suficiente para uma virada que impedisse que os americanos tirassem a invencibilidade do Brasil. A equipe nacional agora divide a segunda posição do Grupo B com a Rússia, com quatro pontos, e volta a jogar no sábado, às 18h (de Brasília), contra a Sérvia.

FONTE
http://globoesporte.globo.com/olimpiadas/noticia/2012/08/volei-com-tchu-tcha-improvisado-e-tambor-brasileiros-amenizam-derrota.html

Nenhum comentário: