sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Em jogo recorde de 4h26m, Federer derrota Del Potro e vai à final olímpica


Número 1 do mundo espera Murray ou Djokovic na luta pela medalha de ouro

Por GLOBOESPORTE.COM Londres

Foi sofrido - muito mais que o esperado -, mas Roger Federer tirou da manga outra vitória espetacular. Depois de 4h26m devolvendo as pancadas de Juan Martín del Potro, o suíço deixou a Quadra Central de Wimbledon com a vitória e uma vaga na final das Olimpíadas de Londres 2012. A partida, que quebrou o recorde de mais longo duelo em melhor de três sets na Era Aberta (a partir de 1968) do tênis, foi marcada por muitos break points, poucas quebras e vários lances espetaculares. As parciais foram 3/6, 7/6(5) e 19/17.


tênis roger federer londres 2012 (Foto: Agência Reuters)Roger Federer festeja intensamente a vaga em sua primeira final olímpica nas simples (Foto: Reuters)

Até esta sexta-feira, a partida mais longa em melhor de três sets era a semifinal do Masters 1.000 de Madri/2009, entre Rafael Nadal e Novak Djokovic. O espanhol venceu por 3/6, 7/6(5) e 7/6(9), em 4h03m.


Campeão nas duplas em Pequim 2008, Federer tentará, neste domingo, conquistar a sonhada medalha de ouro em simples. Seu adversário será o vencedor do jogo entre o sérvio Novak Djokovic, atual número 2 do mundo, e o britânico Andy Murray, quarto do ranking.


A campanha em Londres já é a melhor de Federer nas Olimpíadas. O suíço, que faz sua quarta participação nos Jogos, era favorito ao ouro em Atenas 2004 e Pequim 2008, mas acabou surpreendido, respectivamente, por Tomas Berdych e James Blake. Na grama de Wimbledon, onde é heptacampeão, o atual número 1 do mundo tem sua melhor chance para faturar o ouro.
Argentino agride no começo


Bill Gates londres 2012 olimpiadas (Foto: AP)Bill Gates assiste à semifinal entre Federer e
Del Potro em Londres (Foto: AP)

Com o empresário Bill Gates na plateia, Federer começou melhor, ameaçando o serviço de Del Potro logo no terceiro game. O argentino, porém, se salvou com um belo saque e escapou. Seria a única chance real do número 1 do mundo em toda a parcial. O equilíbrio prevaleceu até o oitavo game, quando Federer encontrou problemas para encaixar o primeiro serviço e cedeu dois break points.


O suíço escapou do primeiro quando Del Potro errou uma direita, mas não resistiu em seguida. O sul-americano encaixou uma excelente devolução, colocando Federer na defensiva, e definiu o ponto com uma esquerda profunda, que o suíço não conseguiu recolocar em jogo. Sem vacilar, Del Potro aproveitou a chance de fechar a parcial. Com o saque em 5/3, o argentino venceu os quatro pontos seguintes. Uma direita indefensável definiu o set: 6/3.


Federer ameaçou dar uma resposta rápida e obteve dois break points no segundo game da segunda parcial. Del Potro, contudo, abafou. Primeiro, escapou com um bom saque. Depois, venceu um rali quando o favorito jogou um slice despretensioso no meio da rede.


Os dois tenistas tiveram chances na parcial, mas os saques acabaram prevalecendo. Com ótimos serviços, Federer escapou de um break point no quinto game, e Del Potro fez o mesmo no sexto. No nono, drama. Depois de abrir 40/0, o suíço cometeu quatro erros bobos em sequência e deu mais uma chance de quebra ao argentino. O número, porém, acertou um ótimo saque e escapou do perigo. A decisão da parcial só viria no tie-break.


Suíço triunfa no tie-break
Federer saiu na frente, vencendo um rali que acabou quando o argentino jogou uma direita na rede. Aproveitando bem seu saque, o número 1 rapidamente abriu 4/1. A vantagem durou pouco. Depois de confirmar seus dois saques, Delpo viu Federer estranhamente errar um voleio fácil e deixar o placar em 4/4. Foi o argentino, porém, quem vacilou quando não podia. Sacando em 4/5, acertou várias direitas fortes, defendidas por Federer, mas errou uma esquerda não forçada. O suíço, pouco depois, encaixou um ace para fazer 7/6(5) a parcial e forçar o terceiro set.

Juan Martín del Potro tênis Londres 2012 Olimpíadas semi (Foto: Reuters)Juan Martín del Potro esteve a dois pontos da vitória no terceiro set (Foto: Reuters)

Se a derrota no game de desempate abalou Del Potro, o argentino não demonstrou e chegou a dois break points logo no segundo game do terceiro set. Federer, mais uma vez, escapou - graças a um erro do rival e a um ótimo saque. Aos poucos, o suíço passava a confirmar com mais facilidade e assustava mais o serviço do oponente. Delpo precisou salvar break points no sétimo e no nono games, mas o fez sempre com competência.


Como não há tie-breaks em sets decisivos nas Olimpíadas, o jogo seguiu até que alguém conseguisse uma quebra de saque. No 15º game, com o placar em 7/7, Federer teve mais um break point. Desta vez, a sorte ajudou o sul-americano. Uma esquerda de Delpo tocou na fita e caiu do outro lado da rede. O suíço ainda alcançou a bola, mas mandou na rede. Dois pontos depois, o argentino confirmou o saque outra vez e fez 8/7.
Federer quebra, mas perde chance


Del Potro ainda escapou de um aperto quando sacava em 8/8 e 0/30, vencendo um rali espetacular, que terminou com o argentino mergulhando para fazer um belo voleio. O sul-americano confirmou o saque e fez 9/8, mas não resistiu na sequência. Com duas duplas faltas e um erro não forçado, cedeu a quebra e deu a Federer a chance de sacar para o jogo.


O inesperado, contudo, aconteceu logo depois. Aparentemente abatido, Del Potro jogou três pontos perfeitos e chegou a três break points. Federer, então, jogou uma esquerda na rede e também perdeu o saque. Neste momento, o placar mostrava 10/10 e 3h16m de jogo.


O próximo break point só veio nove games depois, com Del Potro sacando em 14/14 e 0/40. Mais uma vez, o argentino escapou com três bolas perfeitas. Federer, por sua vez, seguia confirmando serviços sem passar sustos. No 35º game, o favorito teve outra vez um 0/40. O argentino ainda salvou outro break point, mas finalmente sucumbiu ao jogar uma esquerda na rede.


Na segunda oportunidade para fechar o jogo, sacando em 18/17, Federer finalmente aproveitou, mas não sem uma dose de drama. No primeiro match point, teve um voleio fácil para definir o ponto, mas mandou a bola na rede. Uma linda paralela deu outra oportunidade ao suíço, e Del Potro finalmente errou uma esquerda, dando números finais ao jogão.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/olimpiadas/noticia/2012/08/em-jogao-de-4h26m-federer-vira-sobre-del-potro-e-vai-final-olimpica.html

Nenhum comentário: