quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Após 22 vitórias seguidas em NY, Clijsters perde e encerra a carreira


Belga tricampeã do torneio cai diante da inglesa Laura Robson, de 18 anos

Por SporTV.com Nova York

Kim Clijsters tênis US Open 2r (Foto: Getty Images)Clijsters acena pela última vez (Foto: Getty Images)

No começo do ano, Kim Clijsters deixou claro. Encerraria a carreira no US Open. Aos 29 anos, a belga queria colocar um ponto final na carreira no torneio que mais lhe deu alegrias. Foi lá que conquistou três de seus quatro troféus de Grand Slam e foi lá, nesta quarta-feira, que a aposentadoria chegou. Diante de uma inspirada Laura Robson, que tinha apenas 9 anos na data da última derrota da belga em Nova York, a belga sucumbiu. Por 7/6(4) e 7/6(5), a britânica de 18 anos, número 89 do mundo, venceu o último jogo profissional de Kim Clijsters.

Até esta quarta-feira, a ex-número 1 do mundo somava 22 vitórias consecutivas no US Open. Clijsters foi campeã em 2005, 2009 e 2010, últimas três vezes que foi a Flushing Meadows (não jogou em 2006, lesionada, em 2007 e 2008 porque estava afastada do circuito, e ausentou-se novamente por causa de lesão em 2011). Sua última derrota em Nova York havia sido na final do torneio em 2003 - Clijsters também não jogou o torneio em 2004.

Após conter as lágrimas, Clijsters sorriu e agradeceu quando teve o microfone à disposição para falar ao público pela última vez.

- Obrigado, antes de mais nada. Um dos meus maiores sonhos tornou-se realidade aqui, em 2005, e cada vez que voltei me inspirei muito pela energia daqui. Joguei meu melhor tênis aqui. É o lugar perfeito para eu me aposentar. Eu só desejava que não fosse hoje - disse ao público a tenista, que ainda disputará as chaves de duplas e duplas mistas em Flushing Meadows.

A belga já havia se afastado do circuito de 2007 a 2009, período no qual se casou com o jogador americano de basquete Brian Lynch e teve uma filha, Jada. Desta vez, Clijsters afirma que está ansiosa por uma nova etapa.

- Não havia dúvida que eu escolheria este torneio para fazer o último jogo da minha vida. Eu dei tudo de mim hoje, mas não foi o suficiente. Desde que eu me aposentei pela primeira vez, tudo foi uma grande aventura para meu time e minha família. Tudo valeu a pena. Agora estou olhando para a frente, para a próxima parte da minha vida.

A belga de 29 anos encerra a carreira com quatro títulos de Grand Slam (conquistou também o Australian Open de 2011), outros 37 troféus em simples e mais 11 em duplas. Ela chegou à liderança do ranking mundial pela primeira vez em 2003. Em 2011, voltou ao topo e, ao todo, ocupou o posto mais alto da lista da WTA por 20 semanas. Clijsters também foi número 1 do mundo em duplas por três semanas e tornou-se a quinta tenista da história a liderar os dois rankings simultaneamente.

Kim Clijsters tênis Laura Robson US Open 2r (Foto: Getty Images)Clijsters abrça a algoz, Laura Robson, em seu último jogo de simples como profissional (Foto: Getty Images)

Começo animador

Clijsters entrou em quadra mais precisa, pressionando o serviço da britânica. Robson escapou de dois break points no segundo game, mas foi quebrada dois games depois, quando a belga soltou uma paralela de esquerda indefensável. Aos poucos, porém, Robson foi se encontrando no jogo e arriscando mais nas devoluções. Clijsters sacou em 5/4, para fechar o set, mas falhou. Com um bom forehand angulado, a britânica devolveu a quebra e igualou o placar.

O jogo tornou-se uma batalha de saques e devoluções. Clijsters chegou a dois set points no 12º game, quando Robson sacava em 5/6, mas a inglesa escapou. Primeiro, com uma devolução da belga que saiu. Depois, com um ace. A decisão só veio no tie-break. A favorita parecia levar vantagem e tinha 4/3, com o saque. Robson, porém, encaixou duas devoluções incríveis e virou o placar. Com o saque, fez 7/4 e faturou a parcial.

Robson bobeou no começo do segundo set, cedendo uma quebra ao cometer duas duplas faltas seguidas. Suas devoluções, por outro lado, compensavam, e a britânica se recuperou na sequência, tirando um game de saque de Clijsters.

Com a possibilidade de estar no último jogo da carreira aumentando a cada game, Clijsters passou aperto e teve de salvar dois break points antes de empatar a parcial em 3/3. Robson, ao contrário, ganhava confiança e soltava pancadas em todos os pontos. No décimo game, sacando em 4/5, a ex-número 1 do mundo ficou a dois pontos de ter o saque quebrado e ser eliminada. Sem ceder match points, escapou e empatou o jogo em 5/5.

No 12º game, depois de duas curtinhas ruins, Clijsters cedeu dois match points. No primeiro deles, salvou-se com uma ótima subida à rede e um excelente voleio. No segundo, fez um ace e adiou a aposentadoria. Outro tie-break fez-se necessário, e mais uma vez Robson foi espetacular. Com o placar empatado em 5/5, a britânica soltou um forehand espetacular na paralela e chegou ao match point. Em seguida, sacou bem e fechou o jogo quando a devolução de Clijsters saiu.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/US-Open/noticia/2012/08/apos-22-vitorias-seguidas-em-ny-clijsters-perde-e-encerra-carreira.html

Nenhum comentário: