quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Juliana/Larissa tenta recuperar coroa em Aland para ser hepta no Circuito


Dupla brasileira ocupa a primeira colocação do ranking mundial e busca voltar ao alto do pódio da etapa finlandesa do torneio, que não vence desde 2009

Por SporTV.com Mariehamn, Finlândia

De volta do topo do ranking mundial, Juliana e Larissa tentarão recuperar mais uma coroa nesta semana. Campeãs de duas das quatro edições da etapa de Aland do Circuito Mundial de Vôlei de Praia, as brasileiras viram as chinesas Xue e Zhang Xi no topo do pódio nas últimas duas temporadas. Sem as asiáticas pelo caminho desta vez, a dupla pode garantir o heptacampeonato antecipado do Circuito se levar o ouro. Na caminhada, elas terão a companhia de outras duas parcerias do país. Ágatha/Bárbara Seixas e Maria Clara/Lili também estreiam diretamente na fase de grupos, na quinta-feira.

Juliana Larissa vôlei de praia etapa de Aland 2009 (Foto: Divulgação/FIVB)Juliana e Larissa levam ouro na etapa de Aland pela última vez em 2009 (Foto: Divulgação/FIVB)

Juliana e Larissa formam a única parceria que conquistou medalha em todas as edições do torneio finlandês. Em 2007 e 2009, levaram o ouro após vencerem as chinesas Tian/Wang e as americanas Kessy/Ross, respectivamente. Em 2010, caíram na final diante das chinesas Xue/Zhang Xi, campeãs nas duas últimas temporadas. No ano passado, as campeãs mundiais faturaram o bronze após baterem as compatriotas Talita e Maria Elisa.

Juliana e Larissa chegam à ilha finlandesa na liderança do ranking mundial, com 5.280 pontos. Únicas concorrentes na disputa pelo título da temporada, as chinesas Chen Xue e Zhang Xi, que têm 5.240, não estão inscritas. Se vencerem a etapa, as brasileiras chegarão a 5.560 pontos no ano. Já considerando os descartes previstos no regulamento, estarão fora do alcance das asiáticas. As rivais poderão chegar a no máximo a 5.520 se vencerem a última etapa do ano, em outubro, na Tailândia.

vôlei de praia Bárbara Agatha etapa Stare Jablonki Polônia (Foto: Divulgação / FIVB)Ágatha e Bárbara Seixas também estreiam já na
fase de grupos (Foto: Divulgação / FIVB)

As outras duplas brasileiras inscritas nesta etapa conquistaram bons resultados recentes. Maria Clara e Lili, que passaram a maior parte do ano disputando o country cota ao lado de Raquel e Ângela, respectivamente, jogaram juntas pela primeira vez no Grand Slam de Stare Jablonki. Na competição polonesa, se despediram na quinta colocação.

Ágatha e Bárbara Seixas tiveram bom desempenho em Stare Jablonki, quando terminaram em nono, e no Grand Slam de Gstaad. Na Suíça, as duas vieram do country cota, passaram pela repescagem e eliminaram Juliana e Larissa nas oitavas de final. Nas quartas, cederam a virada para as atletas da casa Kuhn e Zumkehr e terminaram em quinto.

Uma etapa finlandesa e sueca

A etapa de Aland possui algumas curiosidades. Em suas quatro primeiras edições foi um evento masculino e feminino. Esta será a primeira vez que receberá apenas mulheres, sendo a segunda de três torneios de gênero único – Sanya, na China, e Bangsaen, na Tailândia, completam a lista – na temporada.

A ilha de Aland está situada na parte sul do Golfo de Bótnia, no Mar Báltico. Apesar de ser um território finlandês, tem o sueco como idioma oficial de seus 25 mil habitantes. A localização estratégica fez com que as federações de Suécia e Finlândia se unissem para organizar a etapa do Circuito Mundial, considerada estratégica para desenvolver o esporte na região. O evento, batizado de “Paf Open”, é realizado na cidade de Mariehamn e é responsável por atrair parte dos 2 milhões de visitantes que a região atrai todos os anos.


Quadra central Aland vôlei de praia (Foto: Divulgação/FIVB)Quadra central da etapa de Aland em dia de chuva (Foto: Divulgação/FIVB)

FONTE:

Nenhum comentário: