terça-feira, 31 de julho de 2012

Caçula, Victor Andrade segue Neymar e diz: 'Cheguei de verdade'


Atacante é o mais novo do elenco, mas já inferniza colegas. Após sua melhor atuação no profissional, novato vislumbra 'geração própria'

Por Marcelo Hazan Santos, SP

Dribles abusados e arrancadas velozes. Nas entrevistas, confiança de veterano e frases de efeito. Até certo ponto, suas palavras soam como "marra" (confira em destaque, ao longo do texto, algumas de suas tiradas). Quem não conhece o santista Victor Andrade e ouve as suas declarações acredita estar diante de um craque consagrado, mas é apenas a personalidade do garoto de 16 anos, que ainda sonha ser um astro do futebol. Ele não se intimida com caras feias de zagueiros ou tampouco o número de jornalistas ao seu redor, que aumenta à medida que seu futebol desabrocha.


Victor Andrade, Santos (Foto: Marcelo Hazan / Globoesporte.com)Victor Andrade admite: é folgado e ousado (Foto: Marcelo Hazan / Globoesporte.com)

Caçula do elenco profissional do Santos, ele admite que é folgado. O atrevimento pôde ser claramente visto na assistência de letra para o lateral Bruno Peres abrir o placar na vitória do Santos sobre a Ponte Preta, por 2 a 1, no último domingo, na Vila Belmiro. "Ousado" como o amigo e ídolo Neymar, de quem herdou a camisa 11 e a usou contra a Macaca, enquanto o astro do time defende a Seleção nos Jogos de Londres, Victor ouve conselhos do craque, que pede para ele "ir dentro" dos adversários. Depois de sua primeira atuação convincente na equipe profissional, o novato garante:


- Agora, cheguei de verdade. Meu celular não parou. Fui dormir umas três da manhã, feliz porque conseguimos a vitória, pela minha atuação e pelos elogios, mas não fico muito envaidecido. Espero fazer também a "geração Victor Andrade". Tem a do Neymar e agora estou chegando. Um dia ele vai sair, não sei se em 2014, 2015 ou 2016, enfim, e eu vou ficar. Quero fazer história e ganhar muitos títulos - afirma o garoto.


Preciso melhorar muito. Tenho vários defeitos, mas o maior deles é que sou bonito, aí causa intriga"
 
A escalação como titular contra a Ponte foi surpresa para Victor. Ele só descobriu a novidade na preleção de Muricy Ramalho, quando foi informado pelo próprio técnico. Além da assistência e das boas jogadas, a partida ficou ainda mais marcante para o jogador por conta de sua substituição, aos 20 minutos do segundo tempo. Cansado, ele pediu para sair. Mesmo assim, Muricy foi vaiado e até chamado de "burro" pela torcida. O mal-entendido se deu pelo gesto discreto do jogador requisitando a troca para o treinador, impossível de ser percebido pelos torcedores.


O bom rendimento não vem por acaso, já que o pupilo de Neymar segue à risca os passos do craque dentro e fora de campo. Victor assiste aos jogos do astro para aprender como se movimentar. Ele também se inspira em Robinho, com quem também mantém amizade.


Victor Andrade, Santos (Foto: Marcelo Hazan / Globoesporte.com)Victor Andrade mostra sua coleção de medalhas (Foto: Marcelo Hazan / Globoesporte.com)

- Eles são meus ídolos, bem moleques e parecidos comigo. O Neymar fala: 'Vai dentro, tem de ter ousadia. Pedalar. Se tomar pancada, levanta para fazer o gol'. Atacante tem de fazer isso - diz o novato.


Sou tão folgado, que nem fico nervoso com entrevista. Para mim, é bate-papo normal"
 
Quem sofre com o caçula "folgado" da Vila, promovido ao profissional no início de junho, são os companheiros, principalmente os recém-chegados. Victor costuma desarrumar os quartos dos companheiros e esconder seus objetos. Mas isso tudo só quando o "presidente" Léo, de 37 anos, o mais velho do elenco, e os jogadores mais respeitados estão longe. Perto deles...


- Quando os gatos saem, os ratos fazem a festa. Quando a rapazeada de bagagem maior e mais respeito sai, eu bagunço geral com os mais novos. Bruno, (Ewerton) Páscoa, João Pedro, Bill, Dimba, enfim, encho o saco deles. Escondo chinelos e tênis deles, que falam: 'Neguinho, vou te matar. Você é muito folgado' (risos). Mas os outros de mais bagagem eu tenho que respeitar - conta o garoto, de forma descontraída.


Mas nem só de infernizar a vida dos companheiros vive Victor Andrade. Ele também é vítima. Justamente por ser o mais novo do elenco, o garoto sofre na mão dos mais experientes, que o fazem de "empregado". Neymar, por exemplo, já o castigou. Primeiro usando o garoto como sparring em uma espécie de luta de UFC. Victor não deixa por menos e garante que deixou o ídolo vencer.


- Já imaginou o papelão que seria se um moleque da base ganha dele? Mas vai ter revanche - avisa.


Sou ruim no videogame, mas o Aranha é minha cama king size: deito nele na concentração"
 
Depois, foi atirado em uma poça d'água por Neymar e Elano, hoje jogador do Grêmio.


- Os caras enchem o saco. Não posso falar muito para não piorar. Eles me fazem de empregado, mandam pegar suco, essas coisas. Por isso que depois do treino, tomo banho e vou embora rápido... Mas é normal, quando vier um mais novo vou deitar nele também - promete.
Brincadeiras à parte, Victor reconhece que ainda tem de melhorar muito para chegar ao nível ideal. Ele concorda com Muricy, que ainda enxerga muitos defeitos no novato. O jogador diz que ainda precisa melhorar nas finalizações de pé esquerdo e no cabeceio.


Além das cobranças do treinador, o atleta sofre com as "cornetadas" da família: seus pais, Nelson e Christiane, e a irmã Mariana, de cinco anos. Antes e depois dos jogos, todos apontam erros e pedem para Victor se movimentar mais e pedir a bola.


Se por um lado ele tem de lidar com cobranças, por outro já começa a desfrutar da fama. Apesar de garantir que ainda não apareceu nenhuma possível namorada, ele já é reconhecido na rua e dá autógrafos. Novamente mostrando personalidade, aliás, ele afirma que não deixou de sair mesmo neste momento ruim, quando o Peixe ficou quatro jogos sem marcar gols e vencer.

Victor Andrade, Santos (Foto: Marcelo Hazan / Globoesporte.com)Após jogar bem contra a Ponte, ele curte os elogios (Foto: Marcelo Hazan / Globoesporte.com)

- Estávamos correndo para caramba, não perdemos porque queríamos, mas sim porque o gol não estava saindo. No shopping falavam: 'Tem de ganhar, né? Fazer gol'. Agora que ganhamos contra a Ponte está mais tranquilo, mas é legal tudo isso - conta o garoto.


Victor rejeita o rótulo de "quarto raio" da história santista, depois de Pelé, Robinho e Neymar. Os fanáticos pelo Peixe torcem para que ele esteja errado e a tradição dos Meninos da Vila novamente se confirme no Alvinegro Praiano.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/santos/noticia/2012/07/cacula-victor-andrade-segue-neymar-e-diz-cheguei-de-verdade.html

Nenhum comentário: