domingo, 7 de agosto de 2016

Barulho de garrafa atrapalha, e dupla brasileira fica em último no trampolim



OLIMPÍADAS RIO 2016


SALTOS ORNAMENTAIS



Parceira de Juliana Veloso, Tammy Galera leva susto durante salto em que havia se machucado nos treinamentos e se desconcentra. Ouro fica com a dupla da China




Por
Rio de Janeiro



(OBS. DO BLOG:
ASSISTA O VÍDEO CLICANDO
NO LINK DA FONTE NO FINAL
DA MATÉRIA ABAIXO)



Pela força das rivais estrangeiras, uma medalha era um sonho distante para a dupla brasileira Juliana Veloso e Tammy Galera na prova de Trampolim de 3m sincronizado dos Saltos Ornamentais. A classificação para a Rio 2016 já era um troféu. O resultado na prova deste domingo, no entanto, desceu amargo. Apesar das boas performances nos treinamentos, as representantes brasileiras acabaram não indo bem na disputa e ficaram em oitavo e último, com 258,75 pontos. O ouro foi para as favoritas chinesas Minxia Wu, tetracampeã olímpica da prova, e Tingmao Shi, que fazia sua estreia nos Jogos (345,60). A prata ficou com a dupla italiana Tania Cagnotto e Francesca Dallape, enquanto o bronze escapou por pouco das canadenses Jennifer Abel e Pamela Ware, parando nas mãos das australianas Maddison Keeney e Anabelle Smith.


+ Confira o resultado completo da prova de Trampolim 3m sincronizado+ Veja as imagens marcantes do dia nos saltos ornamentais


Juliana Veloso e Tammy Galera na prova de Saltos Ornamentais na Rio 2016 (Foto: Reuters)Juliana Veloso e Tammy Galera na prova de saltos ornamentais na Rio 2016 (Foto: Reuters)


As brasileiras chegaram a estar em sétimo, à frente da dupla alemã, mas as chances de fugirem da última posição acabaram no quarto salto, um dos mais difíceis da dupla, um duplo e meio revirado, que recebeu nota muito baixa.Em um esporte onde silêncio e concentração são fundamentais, a estreante em Olimpíadas, Tammy, de 25 anos, revelou que o barulho de uma garrafa abrindo durante a preparação para o pulo acabou a desconcentrando, o que resultou na falta de sincronização. O incidente foi justamente em um salto que ela havia batido o pé no trampolim dias antes durante os treinamentos, o que acabou mexendo com sua confiança na hora. As brasileiras chegaram a reclamar com os árbitros na tentativa de repetir o salto, mas demoraram a fazer o pedido e os juízes não aceitaram.

- Estava nervosa? Estava. Mas estávamos prontas para. Poderíamos ter tido um resultado bem melhor. No quarto salto eu estava bem nervosa porque havia batido o pé no trampolim durante um treino na sexta-feira. No dia estava doendo muito e nem fui na cerimônia de abertura por causa disso. Mas descansei e hoje estava 100%. Não vou botar a culpa na dor, não atrapalhou. Eu estava pronta, mas infelizmente dei mole em um salto onde não era para ter dado. Ouvi um barulho na hora e tomei um sustinho. Nada me incomoda normalmente, mas na hora joguei para trás e o salto saiu muito curto. Se eu estivesse mais focada... Mas acontece. Deveria estar mais preparada, mais concentrada. Mas hoje não foi nosso dia - disse, visivelmente chateada, a jovem carioca de 25 anos, que encerra sua participação na Rio 2016.

Tingmao Shi e Minxia Wu levam a medalha de ouro nos Saltos Ornamenais - Trampolim 3m sincronizado (Foto: Reuters)
Tingmao Shi e Minxia Wu levam a medalha de 
ouro nos saltos ornamentais - trampolim 3m 
sincronizado (Foto: Reuters)


Com a bagagem de outras quatro participações olímpicas, Juliana Veloso admite que a performance da dupla brasileira na prova foi aquém do esperado. Sincera, reconheceu que a companheira de saltos sentiu um pouco o peso da estreia em Olimpíadas, mas acredita que a experiência será importante para Tammy no futuro:

- Poderíamos ter ido melhor, não digo em nível de posição, mas em termos de pontuação. Sempre vínhamos fazendo 280 ou 290 pontos, então tínhamos a expectativa de repetir isso ou até chegar a casa dos 300 pontos. Faltou um pouco de experiência para a Tammy. Ela teve um incidente no treinamento e isso a abalou um pouco. E foi no salto que ouvimos um barulho. Na hora da competição, por causa do silêncio, um barulho distrai um pouco mais. Mas fica de experiência - analisa Juliana Veloso, que ainda disputará a prova individual do Trampolim de 3m na próxima semana.


+ O DNA do Time Brasil
+ Todos os Especiais Olímpicos do GloboEsporte.com
+ Agenda completa da Rio 2016
+ A Olimpíada em Tempo Real
+ Confira o quadro de medalhas



Confira a programação de Saltos Ornamentais da Rio 2016:

07/07  -  Sincronizado Trampolim 3m feminino - Final  (Juliana Veloso e Tammy Galera)
08/07  - Sincronizado Plataforma 10m masculino - Final (Hugo Parisi e Jackson Rondinelli)
09/07  -  Sincronizado Plataforma 10m feminino - Final (Ingrid Oliveira e Giovanna Pedroso)
10/07  -  Sincronizado Trampolim 3m masculino - Final (Ian Matos e Luiz Felipe Outerelo)
12/07  -  Trampolim 3m feminino - Preliminar (Juliana Veloso)
13/07  -  Trampolim 3m feminino - Semifinal   
14/07  -  Trampolim 3m feminino - Final    
15/07  -  Trampolim 3m masculino - Preliminar (César Castro)
16/07  -  Trampolim 3m masculino - Semifinal e Final 
17/07  -  Plataforma 10m feminino - Preliminar (Ingrid Oliveira)
18/07  -  Plataforma 10m feminino - Semifinal e Final  
19/07  -  Plataforma 10m masculino - Preliminar (Hugo Parisi)
20/07  -  Plataforma 10m masculino - Semifinal e Final


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/olimpiadas/saltos-ornamentais/noticia/2016/08/juliana-veloso-e-tammy-galera-ficam-em-8-no-trampolim-3m-sincronizado.html

Nenhum comentário: