domingo, 7 de agosto de 2016

Érika levanta torcida, mas perde luta pelo bronze para japonesa tri mundial




OLIMPÍADAS RIO 2016


JUDÔ



Mais regular judoca do país deste ciclo olímpico, titular da seleção desde 2005 passa por repescagem, mas perde medalha no golden score para rival Misato Nakamura




Por
Rio de Janeiro




(OBS. DO BLOG:
ASSISTA O VÍDEO CLICANDO
NO LINK DA FONTE NO FINAL
DA MATÉRIA ABAIXO)



Érika Miranda merecia muito estar em um pódio olímpico. Titular da seleção brasileira desde 2005, a peso-meio-leve (52kg) ganhou três medalhas em Mundial e trilhou um caminho cheio de resultados importantes nos últimos anos. Mas viveu duas grandes frustrações olímpicas: em Pequim 2008 (lesão na Vila Olímpica) e Londres 2012 (eliminação na estreia). Faltava a medalha olímpica, e ela quase veio. Na tarde deste domingo, a brasiliense de 29 anos levantou a torcida brasileira que lotou a Arena Carioca 2, mas acabou derrotada pela japonesa Misato Nakamura, tricampeã mundial, na disputa pelo bronze e ficou com a quinta colocação na Rio 2016. O ouro ficou com Majlinda Kelmendi, que bateu a italiana Odette Giuffrida na decisão e entrou para a história do Kosovo como a ganhadora da primeira medalha do país que virou independente em 2008 e só agora debuta nos Jogos Olímpicos. O outro bronze foi da russa Natalia Kuziutina.

- Nesse momento é uma dor grande, não tem muito o que dizer. Era uma medalha muito sonhada. Agora, bola pra frente. Nem quero lembrar desse dia. É uma mistura de emoções, foram quatro anos de dedicação. No judô, não tem favoritismo. Quando chega aqui, é zero a zero. Estou tão cansada que não consigo pensar num próximo ciclo olímpico. É dar tempo ao tempo. Eu acho que eu merecia. Pelo menos eu saio dessa competição sabendo que eu dei tudo de mim, eu fui no meu máximo - declarou Érika.

Érika Miranda Rio 2016 (Foto: Marcio Rodrigues/MPIX/CBJ)
Érika Miranda ficou com a quinta colocação na 
Rio 2016 (Foto: Marcio Rodrigues/MPIX/CBJ)


Depois de ser batida pela manhã nas quartas de final, Érikinha voltou com tudo na repescagem e virou para cima da romena Andreea Chitu, com um belo ippon quando faltavam 30 segundos. Na decisão do bronze, no entanto, a raçuda judoca não conseguiu se impor e acabou superada no golden score, por yuko, para Nakamura, que também havia sido bronze em Londres. Foi a oitava derrota em oito lutas contra a asiática.

Outro representante brasileiro neste segundo dia de competição do judô, o meio-leve (66kg) Charles Chibana foi eliminado na estreia pelo japonês tricampeão mundial Masashi Ebinuma.  Nesta segunda-feira, a partir das 10h (de Brasília), o Brasil contará com a participação de dois judocas, na disputa do peso-leve (até 57kg para as mulheres e até 73kg para os homens). Quem tem mais chance de pódio é a carioca Rafaela Silva, campeã mundial em 2013, no Rio de Janeiro. Alex Pombo não está entre os favoritos e corre por fora.


+ Dói o braço, dói o peito de Sarah: "A dor de perder a medalha é a maior"
+ Tudo sobre a Olimpíada em Tempo Real

+ Novo caminho: após tristeza no Rio, Sarah pode subir de categoria

+ Exames apontam que Sarah não tem fratura no cotovelo

+ O DNA Time Brasil
+ Confira aqui todos os Especiais Olímpicos do GloboEsporte.com
+ Confira a agenda completa da Rio 2016
+ Confira todos os resultados da Rio 2016! Clique e escolha a modalidade+ Veja o quadro de medalhas atualizado


No sábado, primeiro dia da disputa do judô na Rio 2016, os dois brasileiros que entraram em ação terminaram chorando bastante. Em busca do bicampeonato olímpico do até 48kg, Sarah Menezes acabou sendo eliminada na repescagem ao sofrer uma chave de braço que lhe gerou uma luxação no cotovelo. O medalhista de bronze em Londres Felipe Kitadai também ficou em sétimo lugar, ao cair na repescagem para Diyorabek Urozboev, do Uzbequistão.



A VITÓRIA NA ESTREIA

Diante da inexpressiva tunisiana Hela Ayari, Érika fez valer a sua grande categoria e a maior experiência. A brasiliense radicada em Belo Horizonte começou travando uma forte disputa pela pegada. Mais forte que a adversária, a brasileira se movimentou bastante, mas, no primeiro minuto, não conseguiu aplicar nenhuma técnica.

A tunisiana sentiu a força de Érika e acabou se dando mal ao tentar fugir de uma entrada de golpe de perna. Muito boa na luta de chão, a titular da seleção brasileira desde 2005 agarrou a adversária no solo e a imobilizou por 20 segundos, conseguindo o ippon e a vaga nas quartas de final da Olimpíada.

Ao sair da área 1 de luta da Arena Carioca, Érika deixou clara a sua enorme concentração. Enquanto, a técnica Rosicleia Campos sorria e acenava para a torcida, que aplaudia bastante, a judoca mantinha um semblante sério e caminhava com muito foco para a área de aquecimento dos atletas.

Érika Miranda judô (Foto: Marcio Rodrigues/MPIX/CBJ)
Érika tenta projetar ao solo a tunisiana Hela 
Ayari, a quem ela venceu nas oitavas 
(Foto: Marcio Rodrigues/MPIX/CBJ)



O REVÉS DAS QUARTAS

O embate pelas quartas de final tinha tudo para ser mais equilibrado. Era uma repetição das quartas do Mundial de 2014, quando Érika levou a melhor sobre a chinesa Ma Yingnan e acabou ficando com o bronze daquela competição em Cheylabinski, na Rússia.

A brasileira começou buscando fazer uma pegada alta na chinesa. Com boa postura, a asiática não facilitava em nada a vida de Érika. E o que se viu nos dois primeiros minutos foi um combate bastante truncado.
Quando faltavam exatos dois minutos, a chinesa levou uma penalização por sair da área de combate e puxar a brasileira para fora. A vantagem era brasileira, e a torcida passou a vaiar a oponente de Érika, que não se apresentava para a luta.

Érika Miranda judô (Foto: Marcio Rodrigues/MPIX/CBJ)
Érika em ação contra a chinesa Ma Yingnan 
pelas quartas de final, neste domingo (Foto: 
Marcio Rodrigues/MPIX/CBJ)


Quando parecia que a vitória seria da brasiliense, com 30 segundos para o fim, Yingnan conseguiu aplicar um bom golpe de quadril e conseguiu um wazari, mandando Érika para a repescagem e indo à semifinal. A brasileira só pode agora brigar pelo bronze.


BELO IPPON NA REPESCAGEM

Érika começou bastante concentrada a luta que podia lhe colocar na disputa de bronze. Ela conhece muito bem a romena Andreea Chitu, atual vice-campeã mundial. A disputa pela pegada era intensa nos primeiros minutos, e nenhuma das duas se arriscava a tentar entrar golpe.

Esperta, a europeia aproveitou um descuido de Érika e conseguiu a projetar com um golpe de perna, marcando um wazari. A tensão tomou conta da Arena Carioca 2. Restava um minuto de combate. A brasileira precisaria ser perfeita para reverter a situação.

Érika Miranda judô (Foto: Reuters/Toru Hanai)
Érika encaixa golpe perfeito na romena Chitu 
(Foto: Reuters/Toru Hanai)


Érika é raçuda e não costuma desistir facilmente. Fazendo bastante força e se movimentando bastante, a veterana encaixou um golpe perfeito e levantou o público brasileiro. Ippon e vaga na disputa de bronze. Era só esperar por Nakamura.


A DISPUTA DO BRONZE

Uma forte disputa pela pegada foi a tônica do início da decisão de bronze entre Érika e a japonesa Nakamura. No primeiro minuto de combate, a brasileira foi mais esperta e forçou a punição da tricampeã mundial, que não mostrava qualquer agressividade.

Na frente, Érika tentou fazer o tempo passar. E contou com grande apoio da torcida, que gritava o seu nome e a incentivava muito rumo ao pódio. Em uma disputa no solo, a brasiliense ganhou um bom tempo. Restavam dois minutos, e a vantagem era verde-amarela.

Erika Miranda e Misato Nakamura (Foto: REUTERS/Toru Hanai)
Erika Miranda sofre yuko para Misato Nakamura 
no golden score (Foto: REUTERS/Toru Hanai)


A nipônica conseguiu forçar um shidô de Érika e empatou o combate quando restava 1m20s. A partir daí, o nervosismo tomou conta das duas. Venceria a mais fria. Era uma troca de pegadas intensa. No chão, quase a brasileira encaixa uma chave de perna. A japonesa escapou. O tempo regulamentar de quatro minutos chegou ao fim. A decisão ficou para o golden score. Quem fizesse o primeiro ponto ganharia o bronze.

No desempate, Érika não conseguiu se impor e viu a fera japonesa tomar a iniciativa. Isso foi minando as forças da brasileira, que escapava de punição atrás de punição por falta de combatividade. O tempo foi passando e nada de golpes de ambos os lados. Bastou um descuido de Érikinha para Nakamura encaixar um golpe de perna e jogar Miranda para o solo. Ela caiu de lado. Era yuko para a asiática. Fim de combate.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/olimpiadas/judo/noticia/2016/08/erika-levanta-torcida-mas-perde-luta-pelo-bronze-para-japonesa-tri-mundial.html

Nenhum comentário: