sexta-feira, 1 de abril de 2016

Estatísticas mostram força do Praia e confirmam boa fase na Superliga



Time de Uberlândia tem maior pontuadora da competição, além de destaques em outros fundamentos. Praia segue fazendo história e números comprovam campanha




Por
Uberlândia, MG



Praia Clube São Bernardo Superliga Feminina de vôlei Uberlândia (Foto: Lucas Papel)
Pela primeira vez na decisão da Superliga, 
Praia Clube apostou na força do grupo 
(Foto: Lucas Papel)


A boa campanha do Praia Clube na Superliga Feminina de vôlei pode ser comprovada em números. 
Apesar das jogadoras e comissão técnica pouco se apegarem a isso durante toda a temporada, as estatísticas confirmam o potencial da equipe mineira. Prestes a disputar uma final de Superliga pela primeira vez, o time comandado pelo técnico Ricardo Picinin mostra que um projeto de oito anos vem rendendo frutos. O troféu de campeão será disputado contra o Rio de Janeiro, no domingo, às 9h, no Ginásio Nilson Nelson, em Brasília. Para uma equipe que vem fazendo história a cada partida, a decisão em jogo único pode coroar o ano do time de Uberlândia.


PRIMEIRA FASE

Praia Clube, Rio de Janeiro, Jogo da Amizade, amistoso (Foto: Fernando Maia)
Rio de Janeiro foi único time que o Praia 
Clube não venceu na temporada 
(Foto: Fernando Maia)


Contra números, não há argumentos. Na primeira fase da Superliga, o Praia Clube fez sua melhor campanha da história. Em 22 jogos disputados, obteve 17 vitórias e garantiu a segunda colocação na tabela, oito pontos atrás do líder Rio de Janeiro e três pontos à frente do terceiro colocado, o Minas. A melhor sequência de vitórias do time de Uberlândia foi da 9ª rodada do primeiro turno a 6ª rodada do returno, com nove triunfos, até ser batido pelo Osasco, em São Paulo. Ao longo da fase, o Praia só não venceu um adversário: o Rio, adversário da grande final.



PLAYOFFS

Praia Clube x Minas 3º jogo semifinal Superliga Feminina de vôlei (Foto: Praia Clube/Divulgação)
Praia Clube segue fazendo história ao passar 
dar quartas e das semifinais nesta temporada 
(Foto: Praia Clube/Divulgação)


O Praia avançou às semifinais da Superliga pela primeira vez após seis quedas seguidas nas quartas de final. O Sesi-SP, algoz do time mineiro em outras oportunidades, foi a vítima da vez. Depois de sair perdendo em casa, o Praia venceu o jogo fora de casa e virou a série melhor de três jogos, com uma vitória em Uberlândia. O segundo feito do time foi avançar à final. Com o clássico mineiro na semifinal, Praia e Minas tinham na lembrança as quartas da última temporada, com o time de Belo Horizonte levando a melhor. Mas com a vaga na final em disputa, o Praia Clube deu o troco e venceu a série por 2 a 1, chegando a uma final inédita.


FORÇA EM CASA

Praia Clube São Bernardo Superliga Feminina de vôlei Uberlândia (Foto: Lucas Papel)
Torcida sempre lota Arena Praia para apoiar 
o time em Uberlândia (Foto: Lucas Papel)


Além do apoio da torcida, o Praia Clube tem em seu ginásio bons números nesta temporada. Pela Superliga foram 15 jogos ao todo, com 13 vitórias. Na primeira fase, foram 11 jogos na Arena Praia e apenas uma derrota para o Rio de Janeiro. Pelos playoffs, o Praia jogou em casa mais quatro vezes, e saiu vencedor em três. O único resultado negativo foi contra o Sesi-SP, na primeira partida das quartas de final. 


ATAQUE FORTE

Rio do Sul Praia Clube Superliga Feminina vôlei (Foto: Clóvis Eduardo Cuco/Rio do Sul)
Principal contratação da temporada, Alix é a 
maior pontuadora da Superliga (Foto: Clóvis 
Eduardo Cuco/Rio do Sul)


As atacantes do Praia mostram que estão com a pontaria afiada. As levantadores Claudinha e Jú Carrijo têm em quem confiar na hora de fazer o ponto. Entre as 10 maiores pontuadoras da Superliga nesta temporada, o time mineiro tem três jogadoras. Em primeiro lugar, aparece a ponteira norta-americana Alix, com 438 pontos. Na quinta posição, a cubana Daymi Ramirez anotou 356 pontos, mesmo tendo ficado fora do time por um mês por lesão no tornozelo. E na 9ª colocação, aparece a central Walewska, com 315 bolas no chão adversário. Fazendo um comparativo com o rival da decisão, apena


DISTRIBUIÇÃO     

Praia Clube, Minas, Superliga, semifinal 3 (Foto: Praia Clube/Divulgação)
Claudinha é a segunda melhor levantadora 
em eficiência da competição 
(Foto: Praia Clube/Divulgação)


A levantadora Claudinha chegou ao time de Uberlândia para ser titular. Mesmo assim, divide a função com Jú Carrijo, principalmente quando Claudinha fraturou o dedo da mão esquerda. Com boa distribuição de jogadas, as duas levantadoras colocam todo o time para jogar e pontuar, sempre com boas opções de ataque. No quesito eficiência no levantamento, Claudinha ocupa a 2ª colocação com 20% e Jú Carrijo na quarta colocação com 15,6%, e mostram a força do grupo na competição.


PAREDÃO

Praia Clube Sesi-SP Superliga Feminina de vôlei Walewska (Foto: Praia Clube/Divulgação)
Experiente e campeã olímpica, Walewska é capitã 
do Praia e a terceira melhor bloqueadora da 
Superliga (Foto: Praia Clube/Divulgação)


Com jogadoras experientes na rede, o Praia mantém bons números no fundamento bloqueio. 
Contando a primeira fase e os playoffs, o time mineiro é o terceiro melhor bloqueador, com 284 pontos anotados, atrás de Osasco, com 306, e Rio de Janeiro, com 299. Individualmente, a central Walewska ocupa a 3ª posição entre mas melhores bloqueadoras, com 79 pontos. A outra central praiana, Natasha, ocupa a oitava colocação, com 61 pontos.


FONTE:

Nenhum comentário: