terça-feira, 17 de novembro de 2015

Uefa reafirma realização da Eurocopa na França, mesmo após atentados


Entidade gere o futebol europeu divulga comunicado em que frisa estar tomando medidas de segurança necessárias. Sorteio do torneio corre em 12 de dezembro




Por
Paris


Capa France Football Paris (Foto: Reprodução)Revista estampa medo sobre realização da Eurocopa na França: "Papai, você vai me levar para ver um jogo da Euro?" (Foto: Reprodução)


Os atentados que deixaram 129 mortos e mais de 350 feridos em Paris na última sexta-feira também colocaram o futebol europeu em alerta. O fato da França ser sede da Eurocopa do próximo ano, competição onde 24 seleções do continente duelarão durante um mês, gerou apreensão entre federações e ícones do esporte, como Just Fontaine, que clamou para que o local do torneio fosse alterado. Entretanto, a Uefa se manifestou em comunicado nesta segunda-feira, reafirmando o país como palco da Euro.

 - Por mais de três anos, a Euro 2016 vem trabalhando junto às autoridades relevantes para desenvolver os mecanismos mais apropriados para garantir que haja um torneio seguro, e estamos confiantes de que as medidas necessárias serão tomadas para assegurar que este seja o caso para todos os envolvidos. O sorteio final da Euro acontecerá no dia 12 de dezembro, no Palácio do Congresso de Paris, e o torneio será jogado na França de 10 de junho a 10 de julho de 2016.
O clima de medo também existe na imprensa esportiva europeia. A conceituada revista "France Football" estampa em sua capa de novembro tal sentimento, trazendo uma charge em que uma criança - com expressão preocupada e vestida com a camisa da seleção francesa - questiona o pai: "Você vai me levar para ver um jogo da Euro?".


LEIA MAIS:
Federação incentiva torcida inglesa a cantar hino francês antes de amistoso


O assunto já foi até mesmo abordado entre os membros das principais seleções do continente, como a Espanha, atual bicampeã do torneio. O técnico Vicente del Bosque, porém, deu apoio à manutenção da Eurocopa na França.

- Gostaria que a Eurocopa fosse realizada na França. Acredito que mudá-la seria fazer o que querem os terroristas - afirmou o treinador nesta segunda.
Os atentados:

Na noite da última sexta-feira, 13, uma série de ataques terroristas deixou 129 mortos e mais de 350 feridos em regiões diferentes de Paris. O primeiro deles - de acordo com autoridades locais - ocorreu justamente durante um evento esportivo: o amistoso entre França e Alemanha, no Stade de France, que tinha entre seus espectadores o presidente francês, François Hollande.

Durante a transmissão da partida, puderam ser ouvidas de dentro do estádio três fortes explosões, que assustaram os fãs locais e causaram a retirada às pressas de Hollande do local. Os atos terroristas deixaram quatro mortas e 50 feridos em volta do estádio. Ao fim da partida, assustados com as notícias, milhares de torcedores se agruparam no gramado do Stade de France.

Minutos depois das explosões no estádio, outros atentados vieram à tona na capital francesa: atiradores abriram fogo no Bar La Belle Equipe (19 mortos e 13 feridos), na Casa de Shows Bataclan (70 mortos); no Bar Le Carillon (14 mortos); na Rua Beaumarchais (7 feridos); na Rua de la Fontaine au roi (5 mortos). O Estado Islâmico reivindicou a autoria dos atentados.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/noticia/2015/11/uefa-reafirma-realizacao-da-eurocopa-na-franca-mesmo-apos-atentados.html

Nenhum comentário: