terça-feira, 17 de novembro de 2015

Federer acaba com invencibilidade de Djokovic e garante vaga nas semifinais


Ex-número 1 do mundo é o primeiro a se classificar para a próxima fase. Com vitória, suíço impede que rival fique pela primeira vez em vantagem no confronto direto




Por
Londres


Novak Djokovic entrou em quadra nesta terça-feira, pela segunda rodada do Torneio dos Campeões da ATP, numa sequência de 23 vitórias. Do outro lado da quadra estava Roger Federer, responsável pela última derrota do sérvio: a final do Masters 1000 de Cincinnati, em agosto. Enquanto Nole teve uma atuação marcada pela apatia, o suíço foi mais regular e agressivo e pôs fim à invencibilidade do rival, com as parciais de 7/5 e 6/2.

Campeão das três últimas edições do Torneio dos Campeões, Djokovic foi derrotado após 15 vitórias consecutivas na competição. De quebra, Federer também evitou que o sérvio assumisse pela primeira vez a vantagem no confronto direto - o suíço lidera agora com 22 vitórias contra 21 do atual número 1 do mundo.

Roger Federer, ATP Finals (Foto: Reuters)
Com resultado positivo nesta terça, Federer tem 
três vitórias e quatro derrotas contra Djokovic 
em 2015 (Foto: Reuters)


Com o triunfo em sets diretos, Federer garantiu de forma antecipada a vaga nas semifinais em Londres. Esse era exatamente o resultado que ele precisava depois que o japonês Kei Nishikori ganhou do tcheco Tomas Berdych por 2 sets a 1, parciais de 7/5, 3/6 e 6/3, mais cedo.

Líder do Grupo Stan Smith com duas vitórias, Federer encerra a participação na primeira fase nesta quinta-feira, contra Nishikori (uma vitória e uma derrota). Djokovic (uma vitória e uma derrota) tentará buscar a classificação em duelo com Berdych (duas derrotas) no mesmo dia.

O SporTV transmite ao vivo o Torneio dos Campeões da ATP pelo SporTV 2. Assinantes também podem acompanhar na internet pelo SporTV Play.
o jogo

De cara a afobação de Djokovic pôde ser vista. Logo no primeiro ponto do jogo, ele desafiou em vão uma bola fora. Ainda que tenha forçado Federer a salvar break point, Nole não teve uma atuação equilibrada no primeiro set. Ambos foram confirmando serviços até Federer ficar a um game de fazer 1 a 0. Cometendo muitos erros, Djokovic chegou a salvar um set point, mas não evitou que tivesse o saque quebrado quando Federer acertou um bate-pronto na linha.

Novak Djokovic, ATP Finals (Foto: Reuters)Djokovic passou longe de ter boa atuação e foi presa fácil para Federer no 2º set (Foto: Reuters)


Com a vitória parcial, o suíço tinha tudo para ganhar ainda mais confiança pelo que obteve no começo do segundo set. Ganhou os três primeiros pontos no saque do adversário, perdeu os dois seguintes e mandou uma devolução bem baixa no terceiro break point para faturar a quebra. Porém, foi Djokovic quem pareceu se motivar, quando devolveu a quebra no game seguinte.

A breve reação do sérvio foi apenas um ponto fora da curva no roteiro do segundo set. Sacando bem e pressionando cada vez mais o adversário, Federer voltou a ter uma quebra de frente, no sexto game, ao lançar um contra-ataque na paralela. E, diante de um oponente com uma apatia crescente, a vitória nem precisou vir no próprio game de saque. Federer soltou uma cruzada vencedora para ter o primeiro match point, no oitavo game, mas depois acabou levando a pior num ponto de 26 trocas de bola. O suíço não se deu por vencido e voltou a ter um match point nas mãos. Dessa vez, nem mesmo um pedido de desafio numa bola fora livrou o sérvio de ver sua invencibilidade cair.


RESULTADOS E PROGRAMAÇÃO

Terça-feira, dia 17
Kei Nishikori (JAP) 2 x 1 Tomas Berdych (TCH) - 7/5, 3/6 e 6/3
Roger Federer (SUI) 2 x 0 Novak Djokovic (SER) - 7/5 e 6/2

Quinta-feira, dia 19 (horário a definir)
Roger Federer (SUI) x Kei Nishikori (JAP)
Novak Djokovic (SER) x Tomas Berdych (TCH)


(OBS, DO BLOG:
PARA ASSISTIR AO VÍDEO, CLIC 
NO LINK DA FONTE NO FIM DA
MATERIA  ABAIXO)


FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/torneio-dos-campeoes-da-atp/noticia/2015/11/federer-acaba-com-invencibilidade-de-djokovic-e-garante-vaga-nas-semifinais.html

Nenhum comentário: