terça-feira, 17 de novembro de 2015

Após título mundial inédito, Sócrates é recebido no Rio com cartazes e festa


Morador da comunidade carioca do Pavão-Pavãozinho, surfista desembarca no Brasil uma semana depois da última etapa do Circuito Mundial de Bodyboard, em Porto Rico




Por
Rio de Janeiro


Do Morro do Pavão-Pavãozinho para o mundo, Sócrates Santana escreveu o seu nome na história como o primeiro campeão mundial de bodyboard júnior (até 18 anos), após ficar em segundo lugar na etapa final do Circuito Mundial, em Porto Rico. Com nome de craque, o atleta de 16 anos foi recebido como ídolo por amigos e familiares no Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim, no Rio de Janeiro. A ideia inicial era levar um grupo de percursionistas para dar início às comemorações, que incluem pizza, churrasco e festa na laje, no entanto, para não causar transtornos no local, a música foi substituída por faixas e cartazes. Logo que ele apareceu no saguão, os gritos de "É campeão! É campeão!" explodiram os decibéis. Com o troféu e enrolado a uma bandeira do Brasil, o carioca era o retrato da alegria no reencontro.

- É muito especial ter conquistado este título. Vim da comunidade, batalhando bastante e sempre acreditando nos meus objetivos. Toda a galera ajudou, e eu só tenho a agradecer a Deus por tudo o que ele tem me abençoado. A experiência em Porto Rico foi incrível, o lugar lembra o Brasil, a água quente, fiz novos amigos... Trazer esse título em Porto Rico para o Brasil e o Posto 5 de Copacabana... Estou muito feliz. Só tenho a agradecer. Fizeram uma campanha para arrecadar dinheiro para a gente viajar. Foi assim, todo mundo se ajudando, é aquela parada: "Sem luta, não vitória" - contou Sócrates, que tem o hexacampeão mundial Guilherme Tâmega, criado nas ondas de Copacabana, como a sua maior inspiração no esporte.


Sócrates Santana foi recebido por amigos e familiares com faixas e cartazes. Matheus, que não pôde viajar por problema de visto, também estava lá (Foto: Divulgação)
Sócrates Santana foi recebido por amigos e 
familiares com faixas e cartazes. Matheus, 
que não pôde viajar por problema de 
visto, também estava lá (Foto: João 
Ricardo Images)


O bodyboarder precisou apenas chegar à final em Porto Rico para confirmar o título, depois de passar por David Barbosa na semifinal e ver seu principal concorrente, o havaiano Tanner McDaniel, ser eliminado nas quartas.

Para arrecadar dinheiro a fim de correr as etapas do circuito, Sócrates contou com uma série de iniciativas criativas. Recorreu a uma "vaquinha" (financiamento coletivo), além de campanha de cortes de cabelo, venda de quadro e roupas, desfile de samba com percursionistas em Ipanema e evento de pago-funk no Cantagalo. Deu até regalias para quem o ajudou. As recompensas iam de um simples agradecimento nas redes sociais na página do "Favela Solidária" no Facebook a fotos com assinatura e dedicatória, aulas de de bodyboard, estrepes, camisas de lycra, pranchas e um passeio pelo Pavão até a laje da casa de Sócrates, com uma linda vista da Praia de Copacabana, onde tudo começou.

Os primeiros passos no esporte foram em uma escolinha do Posto 5, onde a família tem uma barraca. Apadrinhado por Guilherme Tâmega, o surfista teve uma infância difícil e precisou lidar com a perda do pai, Lúcio, o Doutor Sócrates, aos dez anos. Foi no bodyboard que ele descobriu o seu talento e começou a dominar o mundo. Com apenas 16 anos, o carioca já tem na coleção dois títulos brasileiros sub-16 (2013 e 2014) e a medalha de bronze no ISA Games (considerada as Olimpíadas do surfe), além de inúmeras conquistas regionais. A mãe de Sócrates, Ivonete, mal conseguia conter a emoção quando o filho apareceu no saguão do aeroporto.

- Sempre vi que ele tinha um dom. Todos os meus filhos foram criados na praia (Sócrates, Igor e Felipe). Acho que quem influenciou o Sócrates primeiro foi um primo que ele tinha, o Jefferson. Ele pegava todos os tipos de onda, mas morreu no mar. O apelido dele era Cunca. O Sócrates ainda era bem pequeno na época, mas acho que as histórias do primo ficaram no imaginário. Meu filho sempre falou que ia conquistar esse título. Eu ficava preocupada de ele não conseguir patrocínio, coração de mçae sente. Mas, graças a Deus, deu tudo certo - disse a costureira.

Sócrates Santana campeão mundial pro junior de bodyboard (Foto: Alex Diaz / APB Tour)
Sócrates Santana é o primeiro brasileiro 
campeão mundial júnior de bodyboard 
(Foto: Alex Diaz / APB Tour)


Sócrates, conhecido como Doutorzinho, é apontado como o futuro do esporte, ao lado de David Barbosa, da Rocinha, e de Matheus Bastos, também do Pavão-Pavãozinho. O amigo inseparável não pôde viajar para o campeonato por conta de um problema no visto. Os três surfistas fazem parte do "Favela Storm", apelido dado à talentosa geração de surfistas de comunidades cariocas.

Favela Storm é a união dos surfistas da comunidade. Queremos mostrar que somos capazes de tudo, independentemente se começamos lá embaixo, sempre mantendo a humildade e representando bem a nossa comunidade, que está de braços abertos para todos. O Pavão-Pavãozinho tem milhares de pessoas com muito potencial para o esporte, seja no bodyboard, no vôlei ou em outras modalidades. Mas muitos não têm oportunidade de sair de lá e mostrar do que são capazes" 
Sócrates Santana

- Favela Storm é a união dos surfistas da comunidade. Queremos mostrar que somos capazes de tudo, independentemente se começamos lá embaixo, sempre mantendo a humildade e representando bem a nossa comunidade, que está de braços abertos para todos. O Pavão-Pavãozinho tem milhares de pessoas com muito potencial para o esporte, seja no bodyboard, no vôlei ou em outras modalidades.
 Mas muitos não têm oportunidade de sair de lá e mostrar do que são capazes - analisou o Doutorzinho.

Um dos primeiros abraços na chegada foi em Matheus, ainda em êxtase com a conquista.
- Acompanhei tudo pela internet. Fiquei muito nervoso, principalmente, na semifinal. Se ele passasse ali, já era campeão. O David também é excelente. Se no surfe tem o Brazilian Storm com Gabriel Medina e Filipe Toledo, estamos queremos manter o mesmo nível no bodyboard. Falei para ele que estava na torcida, apesar de não estar presente, o meu coração estava lá - contou o amigo.

Na primeira edição do Circuito Mundial júnior, o Brasil dominou o ranking, com Sócrates, em primeiro, Matheus, em terceiro, e David, em quarto. Só o havaiano Tanner McDaniel, que tem Mike Stewart como mentor, ficou entre os brasileiros, terminando na vice-liderança.

Melhores amigos de Sócrates e o irmão, Igor, seguram um dos cartazes para homenagear o primeiro campeão mundial de bodyboard júnior (Foto: Carol Fontes)
Melhores amigos de Sócrates e o irmão, Igor, 
seguram um dos cartazes para homenagear 
o primeiro campeão mundial de bodyboard 
júnior (Foto: Carol Fontes)


Ivonete já estava emocionada antes mesmo de ver o filho aparecer no saguão do aeroporto do Rio (Foto: Carol Fontes)
Ivonete já estava emocionada antes mesmo de 
ver o filho aparecer no saguão do aeroporto 
do Rio (Foto: Carol Fontes)


Amigos e familiares fazem festa e recebem Sócrates como ídolo após título histórico no bodyboard (Foto: Divulgação)
Amigos e familiares fazem festa e recebem 
Sócrates como ídolo após título no bodyboard 
(Foto: João Ricardo Images)


(OBS, DO BLOG:
PARA ASSISTIR AO VÍDEO, CLIC 
NO LINK DA FONTE NO FIM DA
MATERIA  ABAIXO)


FONTE:

Nenhum comentário: